O Transporte de cabotagem e longo curso e as recentes transformações no setor portuário e marítimo brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFS |
Texto Completo: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/882 |
Resumo: | O transporte marítimo brasileiro (cabotagem e longo curso) é, ao mesmo tempo, indutor e resultado da mundialização do capital, do desenvolvimento econômico, da internacionalização dos mercados e da mobilidade geográfica do capital. É fundamental para a circulação do capital (demandas corporativas) e reflete o aprimoramento da logística no setor. Trata-se de um modal estratégico para o escoamento de mercadorias no espaço e imprescindível para a economia paulista e nacional. Assegura a articulação inter-regional, a formação de redes e fluxos e a intermediação entre produtor e mercado. Há uma modernização relativa do setor portuário e marítimo brasileiro, todavia, este ainda apresenta muitos gargalos que prejudicam o crescimento macroeconômico. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: The brazilian sea transportation (cabotage and long distance) is, at the same time, inductor and result of globalization of capital, economic development, internationalization of markets and the geographic mobility of capital. It is essential for the circulation of capital (corporate demands) and reflects the improvement in the logistics sector. This is a modal strategy for the transport of goods in the space and essential to the state and national economy. Ensures the inter-regional articulation, the formation of networks and flows and the mediation between producer and market. There is a relative modernization of port and maritime sector brazilian, however, this still presents many bottlenecks that hamper macroeconomic growth. |
id |
UFS-2_62a38fa59461896466dd7be84114e57e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ufs.br:riufs/882 |
network_acronym_str |
UFS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFS |
repository_id_str |
|
spelling |
Felipe Junior, Nelson FernandesSilveira, Márcio Rogério2014-02-04T19:14:38Z2014-02-04T19:14:38Z2012-12FELIPE JUNIOR, N. F.; SILVEIRA, M. R. O transporte de cabotagem e longo curso e as recentes transformações no setor portuário e marítimo brasileiro. Revista Geografia e Pesquisa, Ourinhos, v. 6, n. 2, jul./dez. 2012. Disponível em: <http://www.ourinhos.unesp.br/seer/index.php/geografiaepesquisa/article/view/132>. Acesso em: 4 fev. 2014.1806-8553https://ri.ufs.br/handle/riufs/882Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editorO transporte marítimo brasileiro (cabotagem e longo curso) é, ao mesmo tempo, indutor e resultado da mundialização do capital, do desenvolvimento econômico, da internacionalização dos mercados e da mobilidade geográfica do capital. É fundamental para a circulação do capital (demandas corporativas) e reflete o aprimoramento da logística no setor. Trata-se de um modal estratégico para o escoamento de mercadorias no espaço e imprescindível para a economia paulista e nacional. Assegura a articulação inter-regional, a formação de redes e fluxos e a intermediação entre produtor e mercado. Há uma modernização relativa do setor portuário e marítimo brasileiro, todavia, este ainda apresenta muitos gargalos que prejudicam o crescimento macroeconômico. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: The brazilian sea transportation (cabotage and long distance) is, at the same time, inductor and result of globalization of capital, economic development, internationalization of markets and the geographic mobility of capital. It is essential for the circulation of capital (corporate demands) and reflects the improvement in the logistics sector. This is a modal strategy for the transport of goods in the space and essential to the state and national economy. Ensures the inter-regional articulation, the formation of networks and flows and the mediation between producer and market. There is a relative modernization of port and maritime sector brazilian, however, this still presents many bottlenecks that hamper macroeconomic growth.Universidade Estadual PaulistaTransporte marítimoCapitalCabotagemInternacionalização de mercadosSetor portuárioO Transporte de cabotagem e longo curso e as recentes transformações no setor portuário e marítimo brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILTransporteCabotagem.pdf.jpgTransporteCabotagem.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1761https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/882/4/TransporteCabotagem.pdf.jpg34f39ef6cb0c113baf6561df402c7623MD54ORIGINALTransporteCabotagem.pdfTransporteCabotagem.pdfapplication/pdf430609https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/882/1/TransporteCabotagem.pdf585505e290c7284767a24f3cf2d5ccdbMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/882/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTTransporteCabotagem.pdf.txtTransporteCabotagem.pdf.txtExtracted texttext/plain77157https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/882/3/TransporteCabotagem.pdf.txtee103cf15f743c812d8fa9f81af3c3b1MD53riufs/8822014-02-05 02:00:15.952oai:ufs.br:riufs/882Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2014-02-05T05:00:15Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O Transporte de cabotagem e longo curso e as recentes transformações no setor portuário e marítimo brasileiro |
title |
O Transporte de cabotagem e longo curso e as recentes transformações no setor portuário e marítimo brasileiro |
spellingShingle |
O Transporte de cabotagem e longo curso e as recentes transformações no setor portuário e marítimo brasileiro Felipe Junior, Nelson Fernandes Transporte marítimo Capital Cabotagem Internacionalização de mercados Setor portuário |
title_short |
O Transporte de cabotagem e longo curso e as recentes transformações no setor portuário e marítimo brasileiro |
title_full |
O Transporte de cabotagem e longo curso e as recentes transformações no setor portuário e marítimo brasileiro |
title_fullStr |
O Transporte de cabotagem e longo curso e as recentes transformações no setor portuário e marítimo brasileiro |
title_full_unstemmed |
O Transporte de cabotagem e longo curso e as recentes transformações no setor portuário e marítimo brasileiro |
title_sort |
O Transporte de cabotagem e longo curso e as recentes transformações no setor portuário e marítimo brasileiro |
author |
Felipe Junior, Nelson Fernandes |
author_facet |
Felipe Junior, Nelson Fernandes Silveira, Márcio Rogério |
author_role |
author |
author2 |
Silveira, Márcio Rogério |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Felipe Junior, Nelson Fernandes Silveira, Márcio Rogério |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transporte marítimo Capital Cabotagem Internacionalização de mercados Setor portuário |
topic |
Transporte marítimo Capital Cabotagem Internacionalização de mercados Setor portuário |
description |
O transporte marítimo brasileiro (cabotagem e longo curso) é, ao mesmo tempo, indutor e resultado da mundialização do capital, do desenvolvimento econômico, da internacionalização dos mercados e da mobilidade geográfica do capital. É fundamental para a circulação do capital (demandas corporativas) e reflete o aprimoramento da logística no setor. Trata-se de um modal estratégico para o escoamento de mercadorias no espaço e imprescindível para a economia paulista e nacional. Assegura a articulação inter-regional, a formação de redes e fluxos e a intermediação entre produtor e mercado. Há uma modernização relativa do setor portuário e marítimo brasileiro, todavia, este ainda apresenta muitos gargalos que prejudicam o crescimento macroeconômico. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: The brazilian sea transportation (cabotage and long distance) is, at the same time, inductor and result of globalization of capital, economic development, internationalization of markets and the geographic mobility of capital. It is essential for the circulation of capital (corporate demands) and reflects the improvement in the logistics sector. This is a modal strategy for the transport of goods in the space and essential to the state and national economy. Ensures the inter-regional articulation, the formation of networks and flows and the mediation between producer and market. There is a relative modernization of port and maritime sector brazilian, however, this still presents many bottlenecks that hamper macroeconomic growth. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-02-04T19:14:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-02-04T19:14:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FELIPE JUNIOR, N. F.; SILVEIRA, M. R. O transporte de cabotagem e longo curso e as recentes transformações no setor portuário e marítimo brasileiro. Revista Geografia e Pesquisa, Ourinhos, v. 6, n. 2, jul./dez. 2012. Disponível em: <http://www.ourinhos.unesp.br/seer/index.php/geografiaepesquisa/article/view/132>. Acesso em: 4 fev. 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/882 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
1806-8553 |
dc.identifier.license.pt_BR.fl_str_mv |
Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor |
identifier_str_mv |
FELIPE JUNIOR, N. F.; SILVEIRA, M. R. O transporte de cabotagem e longo curso e as recentes transformações no setor portuário e marítimo brasileiro. Revista Geografia e Pesquisa, Ourinhos, v. 6, n. 2, jul./dez. 2012. Disponível em: <http://www.ourinhos.unesp.br/seer/index.php/geografiaepesquisa/article/view/132>. Acesso em: 4 fev. 2014. 1806-8553 Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor |
url |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/882 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFS instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFS |
collection |
Repositório Institucional da UFS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/882/4/TransporteCabotagem.pdf.jpg https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/882/1/TransporteCabotagem.pdf https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/882/2/license.txt https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/882/3/TransporteCabotagem.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
34f39ef6cb0c113baf6561df402c7623 585505e290c7284767a24f3cf2d5ccdb 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 ee103cf15f743c812d8fa9f81af3c3b1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@academico.ufs.br |
_version_ |
1802110754627780608 |