Sobre pânico moral, alteridade e tribalismo: mídia e cultura juvenil
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFS |
Texto Completo: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/511 |
Resumo: | O objetivo desse trabalho é analisar a influência dos aparatos tecnológicos na formação sociocultural dos atores sociais historicamente situados na denominada sociedade da informação e da comunicação e as reflexões para o campo das práticas educativas contemporâneas. Inicialmente, fazemos uma breve contextualização histórica sobre as repercussões da cultura tecnológica no cotidiano das práticas humanas. Em seguida, utilizamos o conceito de Corpos Tribais, originado da produção teórica do filosofo francês Michel Maffesoli (2006) explicitando a pertinência de tais idéias para o campo das análises sobre as relações instituídas entre os grupos culturais humanos na atualidade. Os principais autores utilizados foram: Benjamin (2006), Bhabha (1998), Castells (1999), Maffesoli (2001; 2006; 2007), Bauman (1998; 2001). Por fim, situamos a natureza da sociedade tecnológica, ressaltando necessidade de refletirmos sobre as práticas educativas que são geridas no cotidiano escolar, não perdendo de vista os fluxos inter ativos, as fendas e corpos fluidos que dão forma (as) as relações cotidianas, intensamente marcadas pela instantaneidade, interconexão e liquefação de experiências. |
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Em seguida, utilizamos o conceito de Corpos Tribais, originado da produção teórica do filosofo francês Michel Maffesoli (2006) explicitando a pertinência de tais idéias para o campo das análises sobre as relações instituídas entre os grupos culturais humanos na atualidade. Os principais autores utilizados foram: Benjamin (2006), Bhabha (1998), Castells (1999), Maffesoli (2001; 2006; 2007), Bauman (1998; 2001). 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