Argumentação e formação de leitores : o estatuto do ato de fala no livro didático do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Nívea da Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFS
Texto Completo: https://ri.ufs.br/handle/riufs/5758
Resumo: A concepção de linguagem como processo de interação atua como principal norteadora do atual ensino de língua portuguesa. Dentro dos estudos linguísticos, é conhecida como interacionista a perspectiva que defende a ideia de linguagem como, simultaneamente, produto e processo, constituídos na relação entre interlocutores inseridos num contexto comunicativo e social. Várias teorias linguísticas compõem essa perspectiva, dentre as quais destacamos a Pragmática como base teórica deste estudo. Em suas origens, a Pragmática foi definida como um nível de análise, um componente da relação triádica do signo linguístico, conforme a teoria peirceana. Levinson (2007), por sua vez, traz à luz a visão da Pragmática como uma perspectiva, em que o foco de análise é a relação entre intenção (locutor), contexto e compreensão (interlocutor). A Pragmática representa uma contribuição fundamental para práticas docentes eficazes, que desenvolvam nos alunos a competência para produzir discursos adequados às diversas situações de enunciação e para lidar com a complexa variedade de aspectos envolvidos. Diante da importância dessa perspectiva para o ensino de língua, os livros didáticos passaram a incorporar a exploração dos aspectos dessa ordem em seus conteúdos, mas a representatividade dessa abordagem nas coleções didáticas ainda é pouco expressiva. No âmbito dessa problemática, propomos analisar a formação do leitor no livro didático do Ensino Médio, com o objetivo geral de investigar a leitura de gêneros argumentativos à luz da abordagem dos atos de fala. Abordaremos os aspectos dessa questão sob a orientação da perspectiva sociointerativa da cognição, assim como definida por Marcuschi (2008). Nesse viés, corroboramos as ideias de Kleiman (2011) ao entendermos a leitura como processo de produção de sentidos e construção do conhecimento mediado pelo contexto sociocultural. Para o cumprimento do nosso objetivo, selecionamos como corpus os três livros da coleção didática do Ensino Médio Português Linguagens, dos autores William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães. Essa coleção foi uma das onze indicadas pelo Guia do Programa Nacional do Livro Didático 2012 (Ensino Médio) e foi a opção mais escolhida nas escolas da rede pública de Aracaju. Nosso foco são os gêneros argumentativos da modalidade escrita, tendo em vista a classificação de Dolz & Sheneuwly (2004). Os gêneros argumentativos que compõem o corpus são: artigo de opinião, resenha crítica, editorial, carta de leitor e carta de reclamação/solicitação. Dessa forma, espera-se que este estudo contribua para o aprimoramento do ensino de leitura considerando-se a perspectiva pragmática da linguagem.
id UFS-2_73c5f33dbcbedc4e61b42607a3088626
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/5758
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Barros, Nívea da Silvahttp://lattes.cnpq.br/7766568615672480Silva, Leilane Ramos dahttp://lattes.cnpq.br/13707232574058332017-09-27T13:40:08Z2017-09-27T13:40:08Z2013-09-27https://ri.ufs.br/handle/riufs/5758application/pdfporAtos de fala (Linguística)Leitura - Estudo e ensinoLógicaLeituraEnsino médioLivro didáticoArgumentaçãoEnsino de leituraPragmáticaLogicReadingSpeech acts (Linguistics)CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASArgumentação e formação de leitores : o estatuto do ato de fala no livro didático do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA concepção de linguagem como processo de interação atua como principal norteadora do atual ensino de língua portuguesa. Dentro dos estudos linguísticos, é conhecida como interacionista a perspectiva que defende a ideia de linguagem como, simultaneamente, produto e processo, constituídos na relação entre interlocutores inseridos num contexto comunicativo e social. Várias teorias linguísticas compõem essa perspectiva, dentre as quais destacamos a Pragmática como base teórica deste estudo. Em suas origens, a Pragmática foi definida como um nível de análise, um componente da relação triádica do signo linguístico, conforme a teoria peirceana. Levinson (2007), por sua vez, traz à luz a visão da Pragmática como uma perspectiva, em que o foco de análise é a relação entre intenção (locutor), contexto e compreensão (interlocutor). A Pragmática representa uma contribuição fundamental para práticas docentes eficazes, que desenvolvam nos alunos a competência para produzir discursos adequados às diversas situações de enunciação e para lidar com a complexa variedade de aspectos envolvidos. Diante da importância dessa perspectiva para o ensino de língua, os livros didáticos passaram a incorporar a exploração dos aspectos dessa ordem em seus conteúdos, mas a representatividade dessa abordagem nas coleções didáticas ainda é pouco expressiva. No âmbito dessa problemática, propomos analisar a formação do leitor no livro didático do Ensino Médio, com o objetivo geral de investigar a leitura de gêneros argumentativos à luz da abordagem dos atos de fala. Abordaremos os aspectos dessa questão sob a orientação da perspectiva sociointerativa da cognição, assim como definida por Marcuschi (2008). Nesse viés, corroboramos as ideias de Kleiman (2011) ao entendermos a leitura como processo de produção de sentidos e construção do conhecimento mediado pelo contexto sociocultural. Para o cumprimento do nosso objetivo, selecionamos como corpus os três livros da coleção didática do Ensino Médio Português Linguagens, dos autores William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães. Essa coleção foi uma das onze indicadas pelo Guia do Programa Nacional do Livro Didático 2012 (Ensino Médio) e foi a opção mais escolhida nas escolas da rede pública de Aracaju. Nosso foco são os gêneros argumentativos da modalidade escrita, tendo em vista a classificação de Dolz & Sheneuwly (2004). Os gêneros argumentativos que compõem o corpus são: artigo de opinião, resenha crítica, editorial, carta de leitor e carta de reclamação/solicitação. Dessa forma, espera-se que este estudo contribua para o aprimoramento do ensino de leitura considerando-se a perspectiva pragmática da linguagem.Pós-Graduação em Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALNIVEA_SILVA_BARROS.pdfapplication/pdf6788646https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5758/1/NIVEA_SILVA_BARROS.pdf07caf8e819e94a8e51646bf7096c5bc1MD51TEXTNIVEA_SILVA_BARROS.pdf.txtNIVEA_SILVA_BARROS.pdf.txtExtracted texttext/plain287882https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5758/2/NIVEA_SILVA_BARROS.pdf.txt73512f8631366b4f3cded4162e9de204MD52THUMBNAILNIVEA_SILVA_BARROS.pdf.jpgNIVEA_SILVA_BARROS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1225https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5758/3/NIVEA_SILVA_BARROS.pdf.jpg14a8bce9869f5b945047b7d58e9f191eMD53riufs/57582018-01-15 19:32:23.819oai:ufs.br:riufs/5758Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2018-01-15T22:32:23Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.por.fl_str_mv Argumentação e formação de leitores : o estatuto do ato de fala no livro didático do ensino médio
title Argumentação e formação de leitores : o estatuto do ato de fala no livro didático do ensino médio
spellingShingle Argumentação e formação de leitores : o estatuto do ato de fala no livro didático do ensino médio
Barros, Nívea da Silva
Atos de fala (Linguística)
Leitura - Estudo e ensino
Lógica
Leitura
Ensino médio
Livro didático
Argumentação
Ensino de leitura
Pragmática
Logic
Reading
Speech acts (Linguistics)
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short Argumentação e formação de leitores : o estatuto do ato de fala no livro didático do ensino médio
title_full Argumentação e formação de leitores : o estatuto do ato de fala no livro didático do ensino médio
title_fullStr Argumentação e formação de leitores : o estatuto do ato de fala no livro didático do ensino médio
title_full_unstemmed Argumentação e formação de leitores : o estatuto do ato de fala no livro didático do ensino médio
title_sort Argumentação e formação de leitores : o estatuto do ato de fala no livro didático do ensino médio
author Barros, Nívea da Silva
author_facet Barros, Nívea da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Nívea da Silva
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7766568615672480
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Leilane Ramos da
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1370723257405833
contributor_str_mv Silva, Leilane Ramos da
dc.subject.por.fl_str_mv Atos de fala (Linguística)
Leitura - Estudo e ensino
Lógica
Leitura
Ensino médio
Livro didático
Argumentação
Ensino de leitura
Pragmática
topic Atos de fala (Linguística)
Leitura - Estudo e ensino
Lógica
Leitura
Ensino médio
Livro didático
Argumentação
Ensino de leitura
Pragmática
Logic
Reading
Speech acts (Linguistics)
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Logic
Reading
Speech acts (Linguistics)
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description A concepção de linguagem como processo de interação atua como principal norteadora do atual ensino de língua portuguesa. Dentro dos estudos linguísticos, é conhecida como interacionista a perspectiva que defende a ideia de linguagem como, simultaneamente, produto e processo, constituídos na relação entre interlocutores inseridos num contexto comunicativo e social. Várias teorias linguísticas compõem essa perspectiva, dentre as quais destacamos a Pragmática como base teórica deste estudo. Em suas origens, a Pragmática foi definida como um nível de análise, um componente da relação triádica do signo linguístico, conforme a teoria peirceana. Levinson (2007), por sua vez, traz à luz a visão da Pragmática como uma perspectiva, em que o foco de análise é a relação entre intenção (locutor), contexto e compreensão (interlocutor). A Pragmática representa uma contribuição fundamental para práticas docentes eficazes, que desenvolvam nos alunos a competência para produzir discursos adequados às diversas situações de enunciação e para lidar com a complexa variedade de aspectos envolvidos. Diante da importância dessa perspectiva para o ensino de língua, os livros didáticos passaram a incorporar a exploração dos aspectos dessa ordem em seus conteúdos, mas a representatividade dessa abordagem nas coleções didáticas ainda é pouco expressiva. No âmbito dessa problemática, propomos analisar a formação do leitor no livro didático do Ensino Médio, com o objetivo geral de investigar a leitura de gêneros argumentativos à luz da abordagem dos atos de fala. Abordaremos os aspectos dessa questão sob a orientação da perspectiva sociointerativa da cognição, assim como definida por Marcuschi (2008). Nesse viés, corroboramos as ideias de Kleiman (2011) ao entendermos a leitura como processo de produção de sentidos e construção do conhecimento mediado pelo contexto sociocultural. Para o cumprimento do nosso objetivo, selecionamos como corpus os três livros da coleção didática do Ensino Médio Português Linguagens, dos autores William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães. Essa coleção foi uma das onze indicadas pelo Guia do Programa Nacional do Livro Didático 2012 (Ensino Médio) e foi a opção mais escolhida nas escolas da rede pública de Aracaju. Nosso foco são os gêneros argumentativos da modalidade escrita, tendo em vista a classificação de Dolz & Sheneuwly (2004). Os gêneros argumentativos que compõem o corpus são: artigo de opinião, resenha crítica, editorial, carta de leitor e carta de reclamação/solicitação. Dessa forma, espera-se que este estudo contribua para o aprimoramento do ensino de leitura considerando-se a perspectiva pragmática da linguagem.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-09-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-27T13:40:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-27T13:40:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.ufs.br/handle/riufs/5758
url https://ri.ufs.br/handle/riufs/5758
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.program.fl_str_mv Pós-Graduação em Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5758/1/NIVEA_SILVA_BARROS.pdf
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5758/2/NIVEA_SILVA_BARROS.pdf.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5758/3/NIVEA_SILVA_BARROS.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 07caf8e819e94a8e51646bf7096c5bc1
73512f8631366b4f3cded4162e9de204
14a8bce9869f5b945047b7d58e9f191e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1802110748419162112