Como as estratégias narrativas e discursivas próprias do gênero documental, da narrativa policial e da ficção histórica são apropriadas pela série Mindhunter para construir seu realismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFS |
Texto Completo: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18467 |
Resumo: | This project aims to analyze how the narrative and discursive strategies inherent in the documentary genre, police narrative, and historical fiction are appropriated by the series Mindhunter to construct its realism. Created by Joe Penhall and based on the book Mindhunter: Inside the FBI's Elite Serial Crime Unit, the series follows two FBI agents who delve into the psychology of murder in the 1970s. The project seeks to understand the realistic strategies employed by the series, considering its grounding in established genres and its fictional construction based on real events. By examining how these three genres operate in constructing verisimilitude in Mindhunter, it is possible to grasp how the series builds its realism and depicts the world of serial killers. The blending of reality and fiction, the hybridization of genres, and the elements present in the plot reinforce the complexity and immersion provided by the series, utilizing mimesis and verisimilitude to create an authentic and engaging narrative. Additionally, the series incorporates historical elements and faithfully recreates real characters, adding authenticity to the storyline. By combining elements from the documentary genre, historical fiction, and police narrative, Mindhunter constructs a compelling and realistic representation of the world of serial killers. |
id |
UFS-2_7c33647ecf656dae95bd77d0d64b805a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ufs.br:riufs/18467 |
network_acronym_str |
UFS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFS |
repository_id_str |
|
spelling |
Cunha, Yego David Bispo daVilas Bôas, Valéria Maria2023-10-05T13:00:34Z2023-10-05T13:00:34Z2023-08-21CUNHA, Yego David Bispo da. Como as estratégias narrativas e discursivas próprias do gênero documental, da narrativa policial e da ficção histórica são apropriadas pela série Mindhunter para construir seu realismo. São Cristóvão, 2023. Monografia (graduação em Publicidade e Propaganda) – Departamento de Comunicação Social, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18467This project aims to analyze how the narrative and discursive strategies inherent in the documentary genre, police narrative, and historical fiction are appropriated by the series Mindhunter to construct its realism. Created by Joe Penhall and based on the book Mindhunter: Inside the FBI's Elite Serial Crime Unit, the series follows two FBI agents who delve into the psychology of murder in the 1970s. The project seeks to understand the realistic strategies employed by the series, considering its grounding in established genres and its fictional construction based on real events. By examining how these three genres operate in constructing verisimilitude in Mindhunter, it is possible to grasp how the series builds its realism and depicts the world of serial killers. The blending of reality and fiction, the hybridization of genres, and the elements present in the plot reinforce the complexity and immersion provided by the series, utilizing mimesis and verisimilitude to create an authentic and engaging narrative. Additionally, the series incorporates historical elements and faithfully recreates real characters, adding authenticity to the storyline. By combining elements from the documentary genre, historical fiction, and police narrative, Mindhunter constructs a compelling and realistic representation of the world of serial killers.Este projeto tem como objetivo analisar como as estratégias narrativas e discursivas próprias do gênero documental, da narrativa policial e da ficção histórica são apropriadas pela série Mindhunter para construir seu realismo. A série, criada por Joe Penhall e baseada no livro Mindhunter: O Primeiro Caçador de Serial Killers Americano, apresenta a história de dois agentes do FBI que mergulham no universo da psicologia do assassinato nos anos 70. O projeto busca compreender as estratégias realistas utilizadas pela série, considerando sua ancoragem em gêneros consolidados e sua construção ficcional baseada em fatos reais. Ao analisar como esses três gêneros operam na construção de verossimilhança na série Mindhunter, é possível compreender como a série constrói seu realismo e representa o universo dos serial killers. A mistura entre realidade e ficção, a hibridização dos gêneros e os elementos presentes na trama reforçam a complexidade e a imersão proporcionada pela série, utilizando a mímesis e a verossimilhança para criar uma narrativa autêntica e envolvente. Além disso, a série incorpora elementos históricos e recria personagens reais de forma precisa adicionando autenticidade à trama, combinando elementos do gênero documental, da ficção histórica e da narrativa policial para construir uma representação envolvente e realista do universo dos serial killers.São Cristóvão, SEporPublicidadeEnsino superior (UFS)MindhunterGênero documentalNarrativa policialFicção históricaRealismoPropagandaMindhunterDocumentary genrePolice narrativeHistorical fictionRealismCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAComo as estratégias narrativas e discursivas próprias do gênero documental, da narrativa policial e da ficção histórica são apropriadas pela série Mindhunter para construir seu realismoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal de Sergipe (UFS)DCOS - Departamento de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda – São Cristóvão - Presencialreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81475https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/18467/1/license.txt098cbbf65c2c15e1fb2e49c5d306a44cMD51ORIGINALYego_David_Bispo_Cunha.pdfYego_David_Bispo_Cunha.pdfapplication/pdf13734768https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/18467/2/Yego_David_Bispo_Cunha.pdfbc8530c2a9a3cfc095ecf3073dc461b7MD52riufs/184672023-10-05 10:00:39.808oai:ufs.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2023-10-05T13:00:39Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Como as estratégias narrativas e discursivas próprias do gênero documental, da narrativa policial e da ficção histórica são apropriadas pela série Mindhunter para construir seu realismo |
title |
Como as estratégias narrativas e discursivas próprias do gênero documental, da narrativa policial e da ficção histórica são apropriadas pela série Mindhunter para construir seu realismo |
spellingShingle |
Como as estratégias narrativas e discursivas próprias do gênero documental, da narrativa policial e da ficção histórica são apropriadas pela série Mindhunter para construir seu realismo Cunha, Yego David Bispo da Publicidade Ensino superior (UFS) Mindhunter Gênero documental Narrativa policial Ficção histórica Realismo Propaganda Mindhunter Documentary genre Police narrative Historical fiction Realism CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
title_short |
Como as estratégias narrativas e discursivas próprias do gênero documental, da narrativa policial e da ficção histórica são apropriadas pela série Mindhunter para construir seu realismo |
title_full |
Como as estratégias narrativas e discursivas próprias do gênero documental, da narrativa policial e da ficção histórica são apropriadas pela série Mindhunter para construir seu realismo |
title_fullStr |
Como as estratégias narrativas e discursivas próprias do gênero documental, da narrativa policial e da ficção histórica são apropriadas pela série Mindhunter para construir seu realismo |
title_full_unstemmed |
Como as estratégias narrativas e discursivas próprias do gênero documental, da narrativa policial e da ficção histórica são apropriadas pela série Mindhunter para construir seu realismo |
title_sort |
Como as estratégias narrativas e discursivas próprias do gênero documental, da narrativa policial e da ficção histórica são apropriadas pela série Mindhunter para construir seu realismo |
author |
Cunha, Yego David Bispo da |
author_facet |
Cunha, Yego David Bispo da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Yego David Bispo da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vilas Bôas, Valéria Maria |
contributor_str_mv |
Vilas Bôas, Valéria Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Ensino superior (UFS) Mindhunter Gênero documental Narrativa policial Ficção histórica Realismo Propaganda |
topic |
Publicidade Ensino superior (UFS) Mindhunter Gênero documental Narrativa policial Ficção histórica Realismo Propaganda Mindhunter Documentary genre Police narrative Historical fiction Realism CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mindhunter Documentary genre Police narrative Historical fiction Realism |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
description |
This project aims to analyze how the narrative and discursive strategies inherent in the documentary genre, police narrative, and historical fiction are appropriated by the series Mindhunter to construct its realism. Created by Joe Penhall and based on the book Mindhunter: Inside the FBI's Elite Serial Crime Unit, the series follows two FBI agents who delve into the psychology of murder in the 1970s. The project seeks to understand the realistic strategies employed by the series, considering its grounding in established genres and its fictional construction based on real events. By examining how these three genres operate in constructing verisimilitude in Mindhunter, it is possible to grasp how the series builds its realism and depicts the world of serial killers. The blending of reality and fiction, the hybridization of genres, and the elements present in the plot reinforce the complexity and immersion provided by the series, utilizing mimesis and verisimilitude to create an authentic and engaging narrative. Additionally, the series incorporates historical elements and faithfully recreates real characters, adding authenticity to the storyline. By combining elements from the documentary genre, historical fiction, and police narrative, Mindhunter constructs a compelling and realistic representation of the world of serial killers. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-10-05T13:00:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-10-05T13:00:34Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-08-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CUNHA, Yego David Bispo da. Como as estratégias narrativas e discursivas próprias do gênero documental, da narrativa policial e da ficção histórica são apropriadas pela série Mindhunter para construir seu realismo. São Cristóvão, 2023. Monografia (graduação em Publicidade e Propaganda) – Departamento de Comunicação Social, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18467 |
identifier_str_mv |
CUNHA, Yego David Bispo da. Como as estratégias narrativas e discursivas próprias do gênero documental, da narrativa policial e da ficção histórica são apropriadas pela série Mindhunter para construir seu realismo. São Cristóvão, 2023. Monografia (graduação em Publicidade e Propaganda) – Departamento de Comunicação Social, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023 |
url |
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18467 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
DCOS - Departamento de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda – São Cristóvão - Presencial |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFS instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFS |
collection |
Repositório Institucional da UFS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/18467/1/license.txt https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/18467/2/Yego_David_Bispo_Cunha.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
098cbbf65c2c15e1fb2e49c5d306a44c bc8530c2a9a3cfc095ecf3073dc461b7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@academico.ufs.br |
_version_ |
1802110756188061696 |