O cômico na obra de Clarice Lispector

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Geovaneide Santos dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFS
Texto Completo: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7995
Resumo: Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
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spelling Reis, Geovaneide Santos dosRamos, Jacqueline2018-04-28T00:36:24Z2018-04-28T00:36:24Z2017-07http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7995Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqA pesquisa realizada sobre o Cômico e Conhecimento com o plano de trabalho “O cômico na obra de Clarice Lispector”, estuda a presença da comicidade nas obras da autora, atentando-se para sua funcionalidade tanto em relação à obra quanto em relação a aspectos da cultura a que se refere. Tomamos como base teorias de autores que tem como finalidade o estudo sobre a natureza, procedimentos e funções do cômico. Dentre eles, O Riso (2007) de Henri Bergson, Os Chistes e sua Relação com o Inconsciente (1977) de Sigmund Freud e o capítulo “O Chiste” de André Jolles (1976) em seu livro Formas simples. Cada autor estudado tem uma visão sobre o cômico, sendo assim para Bergson o cômico é definido “como o mecânico calcado no vivo”, ou seja, a comicidade ocorre quando o vivo comporta-se como uma máquina. Posteriormente, Freud define o cômico “como uma válvula de escape”, isto é, alivio de tensão, escoamento de conteúdos retidos através das manifestações do inconsciente. Outra explicação é a de André Jolles, o chiste tem como função, desmontar, desfazer a ética, a lógica, a linguagem, ele desmonta as próprias formas. O chiste ocorre através de suas transposições, suas capacidades de inverter os sentidos das coisas. Supõe então que os contos analisados da escritora da chamada “geração de 45”, Clarice Lispector, utiliza-se de aspectos cômicos apresentados tanto por um autor como pelo o outro. Então, a partir das nossas análises, percebeu-se que a literatura também se utiliza da comicidade para representar o mundo, nossa realidade, revelar verdade, criticar, corrigir, libertar e até repreender.porLiteraturaLiteratura brasileiraCômicoClarice LispectorContosComicidadeConhecimentoLINGUISTICA, LETRAS E ARTESO cômico na obra de Clarice Lispectorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportUniversidade Federal de Sergipe - Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - Coordenação de Pesquisareponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81475https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/7995/1/license.txt098cbbf65c2c15e1fb2e49c5d306a44cMD51ORIGINALComicoObraClariceLispector.pdfComicoObraClariceLispector.pdfapplication/pdf651918https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/7995/2/ComicoObraClariceLispector.pdf662153d4f5f6bdad6af93e014b40b0aaMD52TEXTComicoObraClariceLispector.pdf.txtComicoObraClariceLispector.pdf.txtExtracted texttext/plain49634https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/7995/3/ComicoObraClariceLispector.pdf.txtcaa943971b064d6da9481d18377cffbbMD53THUMBNAILComicoObraClariceLispector.pdf.jpgComicoObraClariceLispector.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1380https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/7995/4/ComicoObraClariceLispector.pdf.jpgee38d16c4318437bbfafff0f4c7156f1MD54riufs/79952018-04-27 21:36:24.764oai:ufs.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2018-04-28T00:36:24Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
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