O artista, o fonograma e a conversão do “faça-você-mesmo” em ideologia : impactos da realocação das forças produtivas na confecção de mercadorias culturais sobre o trabalho dos músicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFS |
Texto Completo: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15565 |
Resumo: | The structural changes in labour worldwide, derived mainly from technological advances and productive innovations given in the midst of market competition, are also expressed through music - generally conceived as a domain of culture and apart from the economic sphere - and its producers. With the advent of portable audio interfaces and innovations in the field of media, musicians began to establish a direct relationship both with the production of phonograms and with the production of their own public images - productive roles previously hegemonized by the major companies in the music industry. However, this context was accompanied in parallel by the critical devaluation of phonograms - which until then were supported by tangible forms such as CDs and vinyls - and their production, despite having been democratized, does not directly impact sales in a way they could be reverted in income for musicians. These variables stand some thoughts. In this sense, there are two: 1) how is meaning attributed to the production of phonograms by musicians in a context in which the sale of records has become unviable as a source of income?; 2) how could the public image of musicians, idealized above all in the figure of the artist, become commodities? How, finally, do these issues affect musician's social relationships? |
id |
UFS-2_a0c9e42d88a70f5e42a8155a8ad845b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ufs.br:riufs/15565 |
network_acronym_str |
UFS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pinto, João Mário FerreiraSilva, Tânia Elias Magno da2022-04-29T21:00:01Z2022-04-29T21:00:01Z2021-08-27PINTO, João Mário Ferreira. O artista, o fonograma e a conversão do “faça-você-mesmo” em ideologia : impactos da realocação das forças produtivas na confecção de mercadorias culturais sobre o trabalho dos músicos. 2021. 109 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021.https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15565The structural changes in labour worldwide, derived mainly from technological advances and productive innovations given in the midst of market competition, are also expressed through music - generally conceived as a domain of culture and apart from the economic sphere - and its producers. With the advent of portable audio interfaces and innovations in the field of media, musicians began to establish a direct relationship both with the production of phonograms and with the production of their own public images - productive roles previously hegemonized by the major companies in the music industry. However, this context was accompanied in parallel by the critical devaluation of phonograms - which until then were supported by tangible forms such as CDs and vinyls - and their production, despite having been democratized, does not directly impact sales in a way they could be reverted in income for musicians. These variables stand some thoughts. In this sense, there are two: 1) how is meaning attributed to the production of phonograms by musicians in a context in which the sale of records has become unviable as a source of income?; 2) how could the public image of musicians, idealized above all in the figure of the artist, become commodities? How, finally, do these issues affect musician's social relationships?As transformações pelas quais passa o mundo do trabalho, derivadas sobretudo dos avanços tecnológicos e das inovações produtivas dadas no seio da concorrência mercantil, se expressam também através da música – geralmente concebida como um domínio da cultura e apartado da esfera econômica – e de seus produtores. Com o advento de interfaces de áudio e das inovações no campo das comunicações, os músicos começaram a estabelecer uma relação direta tanto com a produção de fonogramas quanto com a produção de suas próprias imagens públicas – papéis produtivos anteriormente hegemonizados pelas grandes empresas da indústria fonográfica. Porém, esse contexto foi acompanhado paralelamente pela desvalorização crítica dos fonogramas – que até então se apoiavam em formas tangíveis como CDs e vinis – e a produção deles, apesar de ter sido massificada, não repercute diretamente em vendas que possam ser revertidas em renda para os músicos. Essas variáveis provocam algumas perguntas. Elenco, nesse sentido, duas: 1) como se atribui sentido à produção de fonogramas por parte dos músicos num contexto no qual a venda de discos se tornou inviável enquanto fonte de renda? 2) como a imagem pública dos músicos, idealizada sobretudo na figura do artista, poderia se converter em uma nova mercadoria da indústria da música? Como, por fim, essas questões afetam as relações sociais do músico?Coordenação de Pessoal de Nível Superior - CAPESSão Cristóvão/SEporSociologiaTrabalho artístico culturalFonogramaMercadoriaMúsicaPhonogramArtistCultural labourCommodityCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIAO artista, o fonograma e a conversão do “faça-você-mesmo” em ideologia : impactos da realocação das forças produtivas na confecção de mercadorias culturais sobre o trabalho dos músicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPós-Graduação em SociologiaUniversidade Federal de Sergipereponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81475https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/15565/1/license.txt098cbbf65c2c15e1fb2e49c5d306a44cMD51ORIGINALJOAO_MARIO_FERREIRA_PINTO.pdfJOAO_MARIO_FERREIRA_PINTO.pdfapplication/pdf918705https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/15565/2/JOAO_MARIO_FERREIRA_PINTO.pdf8fd73939ee7582cb70ef91781f397589MD52TEXTJOAO_MARIO_FERREIRA_PINTO.pdf.txtJOAO_MARIO_FERREIRA_PINTO.pdf.txtExtracted texttext/plain306553https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/15565/3/JOAO_MARIO_FERREIRA_PINTO.pdf.txtb4700452e090c1a67668a79e7bec82fbMD53THUMBNAILJOAO_MARIO_FERREIRA_PINTO.pdf.jpgJOAO_MARIO_FERREIRA_PINTO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1320https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/15565/4/JOAO_MARIO_FERREIRA_PINTO.pdf.jpga261bb21f5f2afcbc786d52854eb5ba4MD54riufs/155652022-04-29 18:21:27.513oai:ufs.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2022-04-29T21:21:27Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O artista, o fonograma e a conversão do “faça-você-mesmo” em ideologia : impactos da realocação das forças produtivas na confecção de mercadorias culturais sobre o trabalho dos músicos |
title |
O artista, o fonograma e a conversão do “faça-você-mesmo” em ideologia : impactos da realocação das forças produtivas na confecção de mercadorias culturais sobre o trabalho dos músicos |
spellingShingle |
O artista, o fonograma e a conversão do “faça-você-mesmo” em ideologia : impactos da realocação das forças produtivas na confecção de mercadorias culturais sobre o trabalho dos músicos Pinto, João Mário Ferreira Sociologia Trabalho artístico cultural Fonograma Mercadoria Música Phonogram Artist Cultural labour Commodity CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
title_short |
O artista, o fonograma e a conversão do “faça-você-mesmo” em ideologia : impactos da realocação das forças produtivas na confecção de mercadorias culturais sobre o trabalho dos músicos |
title_full |
O artista, o fonograma e a conversão do “faça-você-mesmo” em ideologia : impactos da realocação das forças produtivas na confecção de mercadorias culturais sobre o trabalho dos músicos |
title_fullStr |
O artista, o fonograma e a conversão do “faça-você-mesmo” em ideologia : impactos da realocação das forças produtivas na confecção de mercadorias culturais sobre o trabalho dos músicos |
title_full_unstemmed |
O artista, o fonograma e a conversão do “faça-você-mesmo” em ideologia : impactos da realocação das forças produtivas na confecção de mercadorias culturais sobre o trabalho dos músicos |
title_sort |
O artista, o fonograma e a conversão do “faça-você-mesmo” em ideologia : impactos da realocação das forças produtivas na confecção de mercadorias culturais sobre o trabalho dos músicos |
author |
Pinto, João Mário Ferreira |
author_facet |
Pinto, João Mário Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, João Mário Ferreira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Tânia Elias Magno da |
contributor_str_mv |
Silva, Tânia Elias Magno da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociologia Trabalho artístico cultural Fonograma Mercadoria Música |
topic |
Sociologia Trabalho artístico cultural Fonograma Mercadoria Música Phonogram Artist Cultural labour Commodity CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Phonogram Artist Cultural labour Commodity |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
description |
The structural changes in labour worldwide, derived mainly from technological advances and productive innovations given in the midst of market competition, are also expressed through music - generally conceived as a domain of culture and apart from the economic sphere - and its producers. With the advent of portable audio interfaces and innovations in the field of media, musicians began to establish a direct relationship both with the production of phonograms and with the production of their own public images - productive roles previously hegemonized by the major companies in the music industry. However, this context was accompanied in parallel by the critical devaluation of phonograms - which until then were supported by tangible forms such as CDs and vinyls - and their production, despite having been democratized, does not directly impact sales in a way they could be reverted in income for musicians. These variables stand some thoughts. In this sense, there are two: 1) how is meaning attributed to the production of phonograms by musicians in a context in which the sale of records has become unviable as a source of income?; 2) how could the public image of musicians, idealized above all in the figure of the artist, become commodities? How, finally, do these issues affect musician's social relationships? |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-08-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-29T21:00:01Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-04-29T21:00:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PINTO, João Mário Ferreira. O artista, o fonograma e a conversão do “faça-você-mesmo” em ideologia : impactos da realocação das forças produtivas na confecção de mercadorias culturais sobre o trabalho dos músicos. 2021. 109 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15565 |
identifier_str_mv |
PINTO, João Mário Ferreira. O artista, o fonograma e a conversão do “faça-você-mesmo” em ideologia : impactos da realocação das forças produtivas na confecção de mercadorias culturais sobre o trabalho dos músicos. 2021. 109 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021. |
url |
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15565 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Pós-Graduação em Sociologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFS instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFS |
collection |
Repositório Institucional da UFS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/15565/1/license.txt https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/15565/2/JOAO_MARIO_FERREIRA_PINTO.pdf https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/15565/3/JOAO_MARIO_FERREIRA_PINTO.pdf.txt https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/15565/4/JOAO_MARIO_FERREIRA_PINTO.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
098cbbf65c2c15e1fb2e49c5d306a44c 8fd73939ee7582cb70ef91781f397589 b4700452e090c1a67668a79e7bec82fb a261bb21f5f2afcbc786d52854eb5ba4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@academico.ufs.br |
_version_ |
1802110846273323008 |