O uso do Facebook no relacionamento com o cliente: um estudo comparativo entre pequenas empresas físicas e virtuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFS |
Texto Completo: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/1378 |
Resumo: | Visando analisar como as pequenas empresas aracajuanas relacionam-se com seus clientes no Facebook, foi realizado um estudo de casos múltiplos comparando empresas que oferecem seus serviços exclusivamente pela Internet – denominadas empresas Virtuais - e empresas que o fazem apenas presencialmente – denominadas empresas Físicas. Dentre os resultados, percebeu-se que apenas as empresas Virtuais mensuram o retorno sobre o investimento no Facebook e apenas este grupo demonstrou interagir diretamente com o cliente, o que denota uma baixa convergência das empresas Físicas em termos de propósito e uso dessa rede social para o relacionamento com o cliente. |
id |
UFS-2_a49a877a0d18edf74c78cb8eeaf26ac4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ufs.br:riufs/1378 |
network_acronym_str |
UFS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFS |
repository_id_str |
|
spelling |
Dacorso, Antônio Luiz RochaNascimento, Ademir MacedoLuft, Maria Conceição Melo SilvaCorreia Neto, Jorge da Silva2015-01-23T18:57:36Z2015-01-23T18:57:36Z2013-05NASCIMENTO, A. M.; LUFT, M. C. M. S.; DACORSO, A. L. R.; CORREIA NETO, J. S. O uso do Facebook no relacionamento com o cliente: um estudo comparativo entre pequenas empresas físicas e virtuais. In: ENCONTRO DE ADMINISTRAÇÃO DA INFORMAÇÃO - ENADI/ANPAD, 4., Bento Gonçalves. Anais eletrônicos... Bento Gonçalves: 2013. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/EnADI/enadi_2013/2013_EnADI112.pdf>. Acesso em: 23 jan. 2015.https://ri.ufs.br/handle/riufs/1378Direitos autorais pertencentes ao(s) autor(es)Visando analisar como as pequenas empresas aracajuanas relacionam-se com seus clientes no Facebook, foi realizado um estudo de casos múltiplos comparando empresas que oferecem seus serviços exclusivamente pela Internet – denominadas empresas Virtuais - e empresas que o fazem apenas presencialmente – denominadas empresas Físicas. Dentre os resultados, percebeu-se que apenas as empresas Virtuais mensuram o retorno sobre o investimento no Facebook e apenas este grupo demonstrou interagir diretamente com o cliente, o que denota uma baixa convergência das empresas Físicas em termos de propósito e uso dessa rede social para o relacionamento com o cliente.FacebookRelacionamento com o clienteEmpresas virtuaisRedes sociaisAdministração de empresasRelações públicasO uso do Facebook no relacionamento com o cliente: um estudo comparativo entre pequenas empresas físicas e virtuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectporreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILUsoFacebookCliente.pdf.jpgUsoFacebookCliente.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1232https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/1378/5/UsoFacebookCliente.pdf.jpg15174fa79cbaed86c82250dabe7a893fMD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/1378/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALUsoFacebookCliente.pdfUsoFacebookCliente.pdfapplication/pdf455086https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/1378/3/UsoFacebookCliente.pdf03429001a5dae2ac82635deaa633ae43MD53TEXTUsoFacebookCliente.pdf.txtUsoFacebookCliente.pdf.txtExtracted texttext/plain36945https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/1378/4/UsoFacebookCliente.pdf.txte7ff04f4b170522e168543d03eb525d5MD54riufs/13782015-01-30 02:00:16.475oai:ufs.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2015-01-30T05:00:16Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso do Facebook no relacionamento com o cliente: um estudo comparativo entre pequenas empresas físicas e virtuais |
title |
O uso do Facebook no relacionamento com o cliente: um estudo comparativo entre pequenas empresas físicas e virtuais |
spellingShingle |
O uso do Facebook no relacionamento com o cliente: um estudo comparativo entre pequenas empresas físicas e virtuais Dacorso, Antônio Luiz Rocha Relacionamento com o cliente Empresas virtuais Redes sociais Administração de empresas Relações públicas |
title_short |
O uso do Facebook no relacionamento com o cliente: um estudo comparativo entre pequenas empresas físicas e virtuais |
title_full |
O uso do Facebook no relacionamento com o cliente: um estudo comparativo entre pequenas empresas físicas e virtuais |
title_fullStr |
O uso do Facebook no relacionamento com o cliente: um estudo comparativo entre pequenas empresas físicas e virtuais |
title_full_unstemmed |
O uso do Facebook no relacionamento com o cliente: um estudo comparativo entre pequenas empresas físicas e virtuais |
title_sort |
O uso do Facebook no relacionamento com o cliente: um estudo comparativo entre pequenas empresas físicas e virtuais |
author |
Dacorso, Antônio Luiz Rocha |
author_facet |
Dacorso, Antônio Luiz Rocha Nascimento, Ademir Macedo Luft, Maria Conceição Melo Silva Correia Neto, Jorge da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Nascimento, Ademir Macedo Luft, Maria Conceição Melo Silva Correia Neto, Jorge da Silva |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dacorso, Antônio Luiz Rocha Nascimento, Ademir Macedo Luft, Maria Conceição Melo Silva Correia Neto, Jorge da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Facebook Relacionamento com o cliente Empresas virtuais Redes sociais Administração de empresas Relações públicas |
topic |
Facebook Relacionamento com o cliente Empresas virtuais Redes sociais Administração de empresas Relações públicas |
description |
Visando analisar como as pequenas empresas aracajuanas relacionam-se com seus clientes no Facebook, foi realizado um estudo de casos múltiplos comparando empresas que oferecem seus serviços exclusivamente pela Internet – denominadas empresas Virtuais - e empresas que o fazem apenas presencialmente – denominadas empresas Físicas. Dentre os resultados, percebeu-se que apenas as empresas Virtuais mensuram o retorno sobre o investimento no Facebook e apenas este grupo demonstrou interagir diretamente com o cliente, o que denota uma baixa convergência das empresas Físicas em termos de propósito e uso dessa rede social para o relacionamento com o cliente. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-01-23T18:57:36Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-01-23T18:57:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
NASCIMENTO, A. M.; LUFT, M. C. M. S.; DACORSO, A. L. R.; CORREIA NETO, J. S. O uso do Facebook no relacionamento com o cliente: um estudo comparativo entre pequenas empresas físicas e virtuais. In: ENCONTRO DE ADMINISTRAÇÃO DA INFORMAÇÃO - ENADI/ANPAD, 4., Bento Gonçalves. Anais eletrônicos... Bento Gonçalves: 2013. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/EnADI/enadi_2013/2013_EnADI112.pdf>. Acesso em: 23 jan. 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/1378 |
dc.identifier.license.pt_BR.fl_str_mv |
Direitos autorais pertencentes ao(s) autor(es) |
identifier_str_mv |
NASCIMENTO, A. M.; LUFT, M. C. M. S.; DACORSO, A. L. R.; CORREIA NETO, J. S. O uso do Facebook no relacionamento com o cliente: um estudo comparativo entre pequenas empresas físicas e virtuais. In: ENCONTRO DE ADMINISTRAÇÃO DA INFORMAÇÃO - ENADI/ANPAD, 4., Bento Gonçalves. Anais eletrônicos... Bento Gonçalves: 2013. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/EnADI/enadi_2013/2013_EnADI112.pdf>. Acesso em: 23 jan. 2015. Direitos autorais pertencentes ao(s) autor(es) |
url |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/1378 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFS instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFS |
collection |
Repositório Institucional da UFS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/1378/5/UsoFacebookCliente.pdf.jpg https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/1378/2/license.txt https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/1378/3/UsoFacebookCliente.pdf https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/1378/4/UsoFacebookCliente.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
15174fa79cbaed86c82250dabe7a893f 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 03429001a5dae2ac82635deaa633ae43 e7ff04f4b170522e168543d03eb525d5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@academico.ufs.br |
_version_ |
1802110727477002240 |