O problema do mal, ceticismo e teodicéia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFS |
Texto Completo: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/586 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo mostrar algumas relações entre o problema do mal, o ceticismo e a teodiceia. Sustenta-se que o problema do mal gratuito defendido por William L. Rowe (1979 e 2004) é solucionado pelo ceticismo teísta. Porém, o ceticismo não elimina a possibilidade de uma compreensão externa e interna que tem como objetivo deflacionar o aparente mal gratuito e dar uma solução positiva ao problema, mesmo que parcial. Tal compreensão interna é auxiliada pela Revelação. Argumenta-se que a compreensão interna não é viciosa. Ela será viciosamente circular ou falaciosa se houver um compromisso com pressupostos filosóficos naturalistas. Tal compreensão interna tem defensores como Alvin Plantinga inspirado em Agostinho de Hipona._________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: This article aims to show the relationship between the problem of evi l, theodicy and skepticism. It argues that the problem of gratuitous evil espoused by William L. Rowe (1979 and 2004) is solved by theistic skepticism. However, skepticism does not eliminate the possibility of an internal and external understanding that ai ms to deflate the apparent gratuitous evil and give a positive solution to the problem, even partially. Such understanding is aided by internal revelation. It is argued that the internal understanding is not vicious. She is viciously circular or misleading if there is a commitment to naturalistic philosophical assumptions. Such understanding is internal advocates such as Alvin Plantinga inspired by Augustine of Hippo. |
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Ela será viciosamente circular ou falaciosa se houver um compromisso com pressupostos filosóficos naturalistas. Tal compreensão interna tem defensores como Alvin Plantinga inspirado em Agostinho de Hipona._________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: This article aims to show the relationship between the problem of evi l, theodicy and skepticism. It argues that the problem of gratuitous evil espoused by William L. Rowe (1979 and 2004) is solved by theistic skepticism. However, skepticism does not eliminate the possibility of an internal and external understanding that ai ms to deflate the apparent gratuitous evil and give a positive solution to the problem, even partially. Such understanding is aided by internal revelation. It is argued that the internal understanding is not vicious. She is viciously circular or misleading if there is a commitment to naturalistic philosophical assumptions. 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