Os axiomas do pensamento socrático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dinucci, Aldo Lopes
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFS
Texto Completo: https://ri.ufs.br/handle/riufs/763
Resumo: Neste artigo, veremos que Sócrates se compromete com os três axiomas básicos do realismo: as coisas têm essência, as palavras têm sentido, há uma correspondência entre os sentidos das palavras e as essências das coisas, supondo também que a virtude é um estado da alma. Estes axiomas formam o pano de fundo do pensamento socrático: Sócrates, vendo a si mesmo num mundo onde os princípios reguladores, fixos e estáveis, conduzem o fluxo perpétuo das mudanças, sai à procura da arete moral que, sendo em si mesma fixa e estável, determina a excelência dos homens e de suas ações._________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: In this paper, we will see that Socrates bonds himself with the three basic axioms of realism: things have essence, words have sense, there is a relation between the meanings of the words and the essences of the things, supposing also that virtue is a state of the soul. These axioms form the background of the socratic thought: Socrates, seeing himself in a world where the ruling principles, steady and stable, conduct the perpetual flux of changes, goes in search of the moral arete which, being in itself steady and stable, determines the excellence of men and their actions.
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Estes axiomas formam o pano de fundo do pensamento socrático: Sócrates, vendo a si mesmo num mundo onde os princípios reguladores, fixos e estáveis, conduzem o fluxo perpétuo das mudanças, sai à procura da arete moral que, sendo em si mesma fixa e estável, determina a excelência dos homens e de suas ações._________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: In this paper, we will see that Socrates bonds himself with the three basic axioms of realism: things have essence, words have sense, there is a relation between the meanings of the words and the essences of the things, supposing also that virtue is a state of the soul. These axioms form the background of the socratic thought: Socrates, seeing himself in a world where the ruling principles, steady and stable, conduct the perpetual flux of changes, goes in search of the moral arete which, being in itself steady and stable, determines the excellence of men and their actions.SócratesÉticaFilosofia clássicaOs axiomas do pensamento socráticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILAxiomasPensamentoSocratico.pdf.jpgAxiomasPensamentoSocratico.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1744https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/763/4/AxiomasPensamentoSocratico.pdf.jpg2d36b3295ffe4d02fdaf09178af7c100MD54ORIGINALAxiomasPensamentoSocratico.pdfAxiomasPensamentoSocratico.pdfapplication/pdf166666https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/763/1/AxiomasPensamentoSocratico.pdfa0071419f9f9ef2cfd8941c66d964e24MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/763/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTAxiomasPensamentoSocratico.pdf.txtAxiomasPensamentoSocratico.pdf.txtExtracted texttext/plain25570https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/763/3/AxiomasPensamentoSocratico.pdf.txtead83d4df1c8eb17cd3be6166d5bc0c0MD53riufs/7632013-09-14 02:00:13.663oai:ufs.br:riufs/763Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2013-09-14T05:00:13Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
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