Gestão estratégica nas empresas de pequeno e médio porte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFS |
Texto Completo: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/354 |
Resumo: | Este estudo analisa o comportamento estratégico adotado nas empresas industriais de pequeno e médio porte do Estado de Sergipe, nordeste do Brasil. Especificamente, busca identificar a missão e os objetivos das PMEs sergipanas, o ambiente empresarial, a influência da conjuntura econômicofinanceira nas PMEs, o posicionamento dessas empresas no mercado, bem como suas possibilidades de crescimento. Foram entrevistados quarenta empresários ou diretores dessas empresas, selecionados de forma que se preservasse a relação existente entre as pequenas e médias e a representatividade de cada setor. Constatou-se que o empresário/empreendedor das PMEs sergipanas é quase sempre o principal responsável pelo comportamento estratégico da empresa e pelo processamento das informações oriundas do ambiente. Eles têm clareza do caminho a seguir, mas o percorrem de maneira assistemática, sem utilização dos conceitos básicos de formulação estratégica. As informações sobre o ambiente são escassas e os empresários só percebem as mudanças ocorridas nos seus respectivos setores quando estas já estão se processando. Reagem às mudanças introduzindo novas tecnologias, qualificando seus recursos humanos, melhorando a qualidade dos seus produtos e adotando preços competitivos. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT: The strategic planning adopted in small and medium sized industrial companies in Sergipe, a northeastern state of Brazil, is analyzed in this study. Identified specifically are their mission andobjectives, the business environment, the influence of the economic environment on them and their market positioning as well as possibilities for growth. Forty businessmen or directors were interviewed from these companies, selected according to a proportional representation by size and activity in each sector. The conclusion is that the company businessman/entrepreneur is nearly always the person in charge of strategic behavior and of processing information concerning the environment. They are fully aware of the direction to be followed however their action is not systematic nor is it benefited by the basic concepts of strategy formulation. Information on the environment is scarce so that perception only takes place when changes are already underway. Reactions embrace the introduction of new technologies, training of human resources, improvement of product quality and adoption of competitive prices. |
id |
UFS-2_c527a3fa429a31070288c2152706ba61 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ufs.br:riufs/354 |
network_acronym_str |
UFS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFS |
repository_id_str |
|
spelling |
Barbosa, Jenny DantasTeixeira, Rivanda Meira2013-01-08T19:22:35Z2013-01-08T19:22:35Z2003-09BARBOSA, J. D.; TEIXEIRA, R. M. Gestão estratégica nas empresas de pequeno e médio porte. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v. 10, n. 3, p. 31-42, jul./set. 2003. Disponível em: <http://www.ead.fea.usp.br/cad-pesq/arquivos/v10n3art3.pdf>. Acesso em: 8 jan. 2013.1516-7747https://ri.ufs.br/handle/riufs/354Este estudo analisa o comportamento estratégico adotado nas empresas industriais de pequeno e médio porte do Estado de Sergipe, nordeste do Brasil. Especificamente, busca identificar a missão e os objetivos das PMEs sergipanas, o ambiente empresarial, a influência da conjuntura econômicofinanceira nas PMEs, o posicionamento dessas empresas no mercado, bem como suas possibilidades de crescimento. Foram entrevistados quarenta empresários ou diretores dessas empresas, selecionados de forma que se preservasse a relação existente entre as pequenas e médias e a representatividade de cada setor. Constatou-se que o empresário/empreendedor das PMEs sergipanas é quase sempre o principal responsável pelo comportamento estratégico da empresa e pelo processamento das informações oriundas do ambiente. Eles têm clareza do caminho a seguir, mas o percorrem de maneira assistemática, sem utilização dos conceitos básicos de formulação estratégica. As informações sobre o ambiente são escassas e os empresários só percebem as mudanças ocorridas nos seus respectivos setores quando estas já estão se processando. Reagem às mudanças introduzindo novas tecnologias, qualificando seus recursos humanos, melhorando a qualidade dos seus produtos e adotando preços competitivos. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT: The strategic planning adopted in small and medium sized industrial companies in Sergipe, a northeastern state of Brazil, is analyzed in this study. Identified specifically are their mission andobjectives, the business environment, the influence of the economic environment on them and their market positioning as well as possibilities for growth. Forty businessmen or directors were interviewed from these companies, selected according to a proportional representation by size and activity in each sector. The conclusion is that the company businessman/entrepreneur is nearly always the person in charge of strategic behavior and of processing information concerning the environment. They are fully aware of the direction to be followed however their action is not systematic nor is it benefited by the basic concepts of strategy formulation. Information on the environment is scarce so that perception only takes place when changes are already underway. Reactions embrace the introduction of new technologies, training of human resources, improvement of product quality and adoption of competitive prices.Planejamento estratégicoPequenas e médias empresasGestão estratégicaSergipeGestão estratégica nas empresas de pequeno e médio porteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILGestãoEstratégicaEmpresas.pdf.jpgGestãoEstratégicaEmpresas.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1642https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/354/4/Gest%c3%a3oEstrat%c3%a9gicaEmpresas.pdf.jpg5578085796b10eb1d18af2f9a750cac7MD54ORIGINALGestãoEstratégicaEmpresas.pdfGestãoEstratégicaEmpresas.pdfapplication/pdf250130https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/354/1/Gest%c3%a3oEstrat%c3%a9gicaEmpresas.pdf515d1fd3dc9c267dbb07989f22dab845MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81796https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/354/2/license.txt76ccc962562ee0f6e84de2ebbf98a440MD52TEXTGestãoEstratégicaEmpresas.pdf.txtGestãoEstratégicaEmpresas.pdf.txtExtracted texttext/plain46958https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/354/3/Gest%c3%a3oEstrat%c3%a9gicaEmpresas.pdf.txtb4859c2c17720d697bd4d742cf5e664eMD53riufs/3542017-11-14 21:16:50.434oai:ufs.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2017-11-15T00:16:50Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gestão estratégica nas empresas de pequeno e médio porte |
title |
Gestão estratégica nas empresas de pequeno e médio porte |
spellingShingle |
Gestão estratégica nas empresas de pequeno e médio porte Barbosa, Jenny Dantas Planejamento estratégico Pequenas e médias empresas Gestão estratégica Sergipe |
title_short |
Gestão estratégica nas empresas de pequeno e médio porte |
title_full |
Gestão estratégica nas empresas de pequeno e médio porte |
title_fullStr |
Gestão estratégica nas empresas de pequeno e médio porte |
title_full_unstemmed |
Gestão estratégica nas empresas de pequeno e médio porte |
title_sort |
Gestão estratégica nas empresas de pequeno e médio porte |
author |
Barbosa, Jenny Dantas |
author_facet |
Barbosa, Jenny Dantas Teixeira, Rivanda Meira |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, Rivanda Meira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Jenny Dantas Teixeira, Rivanda Meira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planejamento estratégico Pequenas e médias empresas Gestão estratégica Sergipe |
topic |
Planejamento estratégico Pequenas e médias empresas Gestão estratégica Sergipe |
description |
Este estudo analisa o comportamento estratégico adotado nas empresas industriais de pequeno e médio porte do Estado de Sergipe, nordeste do Brasil. Especificamente, busca identificar a missão e os objetivos das PMEs sergipanas, o ambiente empresarial, a influência da conjuntura econômicofinanceira nas PMEs, o posicionamento dessas empresas no mercado, bem como suas possibilidades de crescimento. Foram entrevistados quarenta empresários ou diretores dessas empresas, selecionados de forma que se preservasse a relação existente entre as pequenas e médias e a representatividade de cada setor. Constatou-se que o empresário/empreendedor das PMEs sergipanas é quase sempre o principal responsável pelo comportamento estratégico da empresa e pelo processamento das informações oriundas do ambiente. Eles têm clareza do caminho a seguir, mas o percorrem de maneira assistemática, sem utilização dos conceitos básicos de formulação estratégica. As informações sobre o ambiente são escassas e os empresários só percebem as mudanças ocorridas nos seus respectivos setores quando estas já estão se processando. Reagem às mudanças introduzindo novas tecnologias, qualificando seus recursos humanos, melhorando a qualidade dos seus produtos e adotando preços competitivos. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT: The strategic planning adopted in small and medium sized industrial companies in Sergipe, a northeastern state of Brazil, is analyzed in this study. Identified specifically are their mission andobjectives, the business environment, the influence of the economic environment on them and their market positioning as well as possibilities for growth. Forty businessmen or directors were interviewed from these companies, selected according to a proportional representation by size and activity in each sector. The conclusion is that the company businessman/entrepreneur is nearly always the person in charge of strategic behavior and of processing information concerning the environment. They are fully aware of the direction to be followed however their action is not systematic nor is it benefited by the basic concepts of strategy formulation. Information on the environment is scarce so that perception only takes place when changes are already underway. Reactions embrace the introduction of new technologies, training of human resources, improvement of product quality and adoption of competitive prices. |
publishDate |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-01-08T19:22:35Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-01-08T19:22:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BARBOSA, J. D.; TEIXEIRA, R. M. Gestão estratégica nas empresas de pequeno e médio porte. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v. 10, n. 3, p. 31-42, jul./set. 2003. Disponível em: <http://www.ead.fea.usp.br/cad-pesq/arquivos/v10n3art3.pdf>. Acesso em: 8 jan. 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/354 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
1516-7747 |
identifier_str_mv |
BARBOSA, J. D.; TEIXEIRA, R. M. Gestão estratégica nas empresas de pequeno e médio porte. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v. 10, n. 3, p. 31-42, jul./set. 2003. Disponível em: <http://www.ead.fea.usp.br/cad-pesq/arquivos/v10n3art3.pdf>. Acesso em: 8 jan. 2013. 1516-7747 |
url |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/354 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFS instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFS |
collection |
Repositório Institucional da UFS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/354/4/Gest%c3%a3oEstrat%c3%a9gicaEmpresas.pdf.jpg https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/354/1/Gest%c3%a3oEstrat%c3%a9gicaEmpresas.pdf https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/354/2/license.txt https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/354/3/Gest%c3%a3oEstrat%c3%a9gicaEmpresas.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5578085796b10eb1d18af2f9a750cac7 515d1fd3dc9c267dbb07989f22dab845 76ccc962562ee0f6e84de2ebbf98a440 b4859c2c17720d697bd4d742cf5e664e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@academico.ufs.br |
_version_ |
1802110781430431744 |