Gestão estratégica nas empresas de pequeno e médio porte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Jenny Dantas
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Teixeira, Rivanda Meira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFS
Texto Completo: https://ri.ufs.br/handle/riufs/354
Resumo: Este estudo analisa o comportamento estratégico adotado nas empresas industriais de pequeno e médio porte do Estado de Sergipe, nordeste do Brasil. Especificamente, busca identificar a missão e os objetivos das PMEs sergipanas, o ambiente empresarial, a influência da conjuntura econômicofinanceira nas PMEs, o posicionamento dessas empresas no mercado, bem como suas possibilidades de crescimento. Foram entrevistados quarenta empresários ou diretores dessas empresas, selecionados de forma que se preservasse a relação existente entre as pequenas e médias e a representatividade de cada setor. Constatou-se que o empresário/empreendedor das PMEs sergipanas é quase sempre o principal responsável pelo comportamento estratégico da empresa e pelo processamento das informações oriundas do ambiente. Eles têm clareza do caminho a seguir, mas o percorrem de maneira assistemática, sem utilização dos conceitos básicos de formulação estratégica. As informações sobre o ambiente são escassas e os empresários só percebem as mudanças ocorridas nos seus respectivos setores quando estas já estão se processando. Reagem às mudanças introduzindo novas tecnologias, qualificando seus recursos humanos, melhorando a qualidade dos seus produtos e adotando preços competitivos. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT: The strategic planning adopted in small and medium sized industrial companies in Sergipe, a northeastern state of Brazil, is analyzed in this study. Identified specifically are their mission andobjectives, the business environment, the influence of the economic environment on them and their market positioning as well as possibilities for growth. Forty businessmen or directors were interviewed from these companies, selected according to a proportional representation by size and activity in each sector. The conclusion is that the company businessman/entrepreneur is nearly always the person in charge of strategic behavior and of processing information concerning the environment. They are fully aware of the direction to be followed however their action is not systematic nor is it benefited by the basic concepts of strategy formulation. Information on the environment is scarce so that perception only takes place when changes are already underway. Reactions embrace the introduction of new technologies, training of human resources, improvement of product quality and adoption of competitive prices.
id UFS-2_c527a3fa429a31070288c2152706ba61
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/354
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Barbosa, Jenny DantasTeixeira, Rivanda Meira2013-01-08T19:22:35Z2013-01-08T19:22:35Z2003-09BARBOSA, J. D.; TEIXEIRA, R. M. Gestão estratégica nas empresas de pequeno e médio porte. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v. 10, n. 3, p. 31-42, jul./set. 2003. Disponível em: <http://www.ead.fea.usp.br/cad-pesq/arquivos/v10n3art3.pdf>. Acesso em: 8 jan. 2013.1516-7747https://ri.ufs.br/handle/riufs/354Este estudo analisa o comportamento estratégico adotado nas empresas industriais de pequeno e médio porte do Estado de Sergipe, nordeste do Brasil. Especificamente, busca identificar a missão e os objetivos das PMEs sergipanas, o ambiente empresarial, a influência da conjuntura econômicofinanceira nas PMEs, o posicionamento dessas empresas no mercado, bem como suas possibilidades de crescimento. Foram entrevistados quarenta empresários ou diretores dessas empresas, selecionados de forma que se preservasse a relação existente entre as pequenas e médias e a representatividade de cada setor. Constatou-se que o empresário/empreendedor das PMEs sergipanas é quase sempre o principal responsável pelo comportamento estratégico da empresa e pelo processamento das informações oriundas do ambiente. Eles têm clareza do caminho a seguir, mas o percorrem de maneira assistemática, sem utilização dos conceitos básicos de formulação estratégica. As informações sobre o ambiente são escassas e os empresários só percebem as mudanças ocorridas nos seus respectivos setores quando estas já estão se processando. Reagem às mudanças introduzindo novas tecnologias, qualificando seus recursos humanos, melhorando a qualidade dos seus produtos e adotando preços competitivos. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT: The strategic planning adopted in small and medium sized industrial companies in Sergipe, a northeastern state of Brazil, is analyzed in this study. Identified specifically are their mission andobjectives, the business environment, the influence of the economic environment on them and their market positioning as well as possibilities for growth. Forty businessmen or directors were interviewed from these companies, selected according to a proportional representation by size and activity in each sector. The conclusion is that the company businessman/entrepreneur is nearly always the person in charge of strategic behavior and of processing information concerning the environment. They are fully aware of the direction to be followed however their action is not systematic nor is it benefited by the basic concepts of strategy formulation. Information on the environment is scarce so that perception only takes place when changes are already underway. Reactions embrace the introduction of new technologies, training of human resources, improvement of product quality and adoption of competitive prices.Planejamento estratégicoPequenas e médias empresasGestão estratégicaSergipeGestão estratégica nas empresas de pequeno e médio porteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILGestãoEstratégicaEmpresas.pdf.jpgGestãoEstratégicaEmpresas.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1642https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/354/4/Gest%c3%a3oEstrat%c3%a9gicaEmpresas.pdf.jpg5578085796b10eb1d18af2f9a750cac7MD54ORIGINALGestãoEstratégicaEmpresas.pdfGestãoEstratégicaEmpresas.pdfapplication/pdf250130https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/354/1/Gest%c3%a3oEstrat%c3%a9gicaEmpresas.pdf515d1fd3dc9c267dbb07989f22dab845MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81796https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/354/2/license.txt76ccc962562ee0f6e84de2ebbf98a440MD52TEXTGestãoEstratégicaEmpresas.pdf.txtGestãoEstratégicaEmpresas.pdf.txtExtracted texttext/plain46958https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/354/3/Gest%c3%a3oEstrat%c3%a9gicaEmpresas.pdf.txtb4859c2c17720d697bd4d742cf5e664eMD53riufs/3542017-11-14 21:16:50.434oai:ufs.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2017-11-15T00:16:50Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gestão estratégica nas empresas de pequeno e médio porte
title Gestão estratégica nas empresas de pequeno e médio porte
spellingShingle Gestão estratégica nas empresas de pequeno e médio porte
Barbosa, Jenny Dantas
Planejamento estratégico
Pequenas e médias empresas
Gestão estratégica
Sergipe
title_short Gestão estratégica nas empresas de pequeno e médio porte
title_full Gestão estratégica nas empresas de pequeno e médio porte
title_fullStr Gestão estratégica nas empresas de pequeno e médio porte
title_full_unstemmed Gestão estratégica nas empresas de pequeno e médio porte
title_sort Gestão estratégica nas empresas de pequeno e médio porte
author Barbosa, Jenny Dantas
author_facet Barbosa, Jenny Dantas
Teixeira, Rivanda Meira
author_role author
author2 Teixeira, Rivanda Meira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Jenny Dantas
Teixeira, Rivanda Meira
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento estratégico
Pequenas e médias empresas
Gestão estratégica
Sergipe
topic Planejamento estratégico
Pequenas e médias empresas
Gestão estratégica
Sergipe
description Este estudo analisa o comportamento estratégico adotado nas empresas industriais de pequeno e médio porte do Estado de Sergipe, nordeste do Brasil. Especificamente, busca identificar a missão e os objetivos das PMEs sergipanas, o ambiente empresarial, a influência da conjuntura econômicofinanceira nas PMEs, o posicionamento dessas empresas no mercado, bem como suas possibilidades de crescimento. Foram entrevistados quarenta empresários ou diretores dessas empresas, selecionados de forma que se preservasse a relação existente entre as pequenas e médias e a representatividade de cada setor. Constatou-se que o empresário/empreendedor das PMEs sergipanas é quase sempre o principal responsável pelo comportamento estratégico da empresa e pelo processamento das informações oriundas do ambiente. Eles têm clareza do caminho a seguir, mas o percorrem de maneira assistemática, sem utilização dos conceitos básicos de formulação estratégica. As informações sobre o ambiente são escassas e os empresários só percebem as mudanças ocorridas nos seus respectivos setores quando estas já estão se processando. Reagem às mudanças introduzindo novas tecnologias, qualificando seus recursos humanos, melhorando a qualidade dos seus produtos e adotando preços competitivos. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT: The strategic planning adopted in small and medium sized industrial companies in Sergipe, a northeastern state of Brazil, is analyzed in this study. Identified specifically are their mission andobjectives, the business environment, the influence of the economic environment on them and their market positioning as well as possibilities for growth. Forty businessmen or directors were interviewed from these companies, selected according to a proportional representation by size and activity in each sector. The conclusion is that the company businessman/entrepreneur is nearly always the person in charge of strategic behavior and of processing information concerning the environment. They are fully aware of the direction to be followed however their action is not systematic nor is it benefited by the basic concepts of strategy formulation. Information on the environment is scarce so that perception only takes place when changes are already underway. Reactions embrace the introduction of new technologies, training of human resources, improvement of product quality and adoption of competitive prices.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-01-08T19:22:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-01-08T19:22:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BARBOSA, J. D.; TEIXEIRA, R. M. Gestão estratégica nas empresas de pequeno e médio porte. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v. 10, n. 3, p. 31-42, jul./set. 2003. Disponível em: <http://www.ead.fea.usp.br/cad-pesq/arquivos/v10n3art3.pdf>. Acesso em: 8 jan. 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.ufs.br/handle/riufs/354
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1516-7747
identifier_str_mv BARBOSA, J. D.; TEIXEIRA, R. M. Gestão estratégica nas empresas de pequeno e médio porte. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v. 10, n. 3, p. 31-42, jul./set. 2003. Disponível em: <http://www.ead.fea.usp.br/cad-pesq/arquivos/v10n3art3.pdf>. Acesso em: 8 jan. 2013.
1516-7747
url https://ri.ufs.br/handle/riufs/354
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/354/4/Gest%c3%a3oEstrat%c3%a9gicaEmpresas.pdf.jpg
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/354/1/Gest%c3%a3oEstrat%c3%a9gicaEmpresas.pdf
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/354/2/license.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/354/3/Gest%c3%a3oEstrat%c3%a9gicaEmpresas.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5578085796b10eb1d18af2f9a750cac7
515d1fd3dc9c267dbb07989f22dab845
76ccc962562ee0f6e84de2ebbf98a440
b4859c2c17720d697bd4d742cf5e664e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1802110781430431744