Jogos eletrônicos, juventude contemporânea e sociointeratividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Antônio Vital Menezes de
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Santos, Vinícius Silva
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFS
Texto Completo: https://ri.ufs.br/handle/riufs/512
Resumo: Nesse artigo apresento os elementos teórico -metodológicos da pesquisa intitulada Uso de Mídias Sociointerativas no Estado de Sergipe (Brasil): jogos eletrônicos e juventude contemporânea. Na primeira etapa, o objetivo da pesquisa é levantar informações sobre o uso dos jogos eletrônicos pela juventude, em especial a adolescência, (12 a 18 anos), procurando identificar o perfil socioeconômico e cultural dessa população de usuários, interesses comuns, modos de interação estabelecidos entre tais usuários e, sobretudo, analisar as influências que os jogos eletrônicos exercem vida dos usuários nas dimensões sociais, culturais e estéticas. Na segunda etapa, pretende -se analisar as relações sociointerativas produzidas através das mídias (jogos eletrônicos) e suas influências na produção do que denomino tecnocultura e na formação cultural da juventude, através de registros, documentação e sistematização de informações, com base nos métodos das abordagens (auto)biográficas.
id UFS-2_cdd501afbb3cf666ff36d1736c3b9bac
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/512
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Souza, Antônio Vital Menezes deSantos, Vinícius Silva2013-05-09T20:59:05Z2013-05-09T20:59:05Z2009-11SOUZA, A. V. M.; SANTOS, V. S. Jogos eletrônicos, juventude contemporânea e sociointeratividade. In: FÓRUM IDENTIDADES E ALTERIDADES: EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E QUESTÕES DE GÊNERO, 3., 2009, Itabaiana. Anais eletrônicos... Itabaiana: UFS, 2009. Disponível em: <http://200.17.141.110/forumidentidades/IIIforum/textos/Antonio_Vital_Menezes_de_Souza.pdf>. Acesso em: 9 maio 2013.2176-7033https://ri.ufs.br/handle/riufs/512Nesse artigo apresento os elementos teórico -metodológicos da pesquisa intitulada Uso de Mídias Sociointerativas no Estado de Sergipe (Brasil): jogos eletrônicos e juventude contemporânea. Na primeira etapa, o objetivo da pesquisa é levantar informações sobre o uso dos jogos eletrônicos pela juventude, em especial a adolescência, (12 a 18 anos), procurando identificar o perfil socioeconômico e cultural dessa população de usuários, interesses comuns, modos de interação estabelecidos entre tais usuários e, sobretudo, analisar as influências que os jogos eletrônicos exercem vida dos usuários nas dimensões sociais, culturais e estéticas. Na segunda etapa, pretende -se analisar as relações sociointerativas produzidas através das mídias (jogos eletrônicos) e suas influências na produção do que denomino tecnocultura e na formação cultural da juventude, através de registros, documentação e sistematização de informações, com base nos métodos das abordagens (auto)biográficas.Jogos eletrônicosMídiaJovensSociointeratividadeJogos eletrônicos, juventude contemporânea e sociointeratividadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectporreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILJogosJuventudeContemporanea.pdf.jpgJogosJuventudeContemporanea.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1610https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/512/4/JogosJuventudeContemporanea.pdf.jpg2cd6ddcefa01af29292020316b305b58MD54ORIGINALJogosJuventudeContemporanea.pdfJogosJuventudeContemporanea.pdfapplication/pdf194250https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/512/1/JogosJuventudeContemporanea.pdf928e1a02253bccbaf5b150ed561e3bb0MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/512/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTJogosJuventudeContemporanea.pdf.txtJogosJuventudeContemporanea.pdf.txtExtracted texttext/plain23497https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/512/3/JogosJuventudeContemporanea.pdf.txtc916a9e7f18a9f5f57e84de49fb8aea2MD53riufs/5122013-05-10 02:00:06.343oai:ufs.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2013-05-10T05:00:06Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jogos eletrônicos, juventude contemporânea e sociointeratividade
title Jogos eletrônicos, juventude contemporânea e sociointeratividade
spellingShingle Jogos eletrônicos, juventude contemporânea e sociointeratividade
Souza, Antônio Vital Menezes de
Jogos eletrônicos
Mídia
Jovens
Sociointeratividade
title_short Jogos eletrônicos, juventude contemporânea e sociointeratividade
title_full Jogos eletrônicos, juventude contemporânea e sociointeratividade
title_fullStr Jogos eletrônicos, juventude contemporânea e sociointeratividade
title_full_unstemmed Jogos eletrônicos, juventude contemporânea e sociointeratividade
title_sort Jogos eletrônicos, juventude contemporânea e sociointeratividade
author Souza, Antônio Vital Menezes de
author_facet Souza, Antônio Vital Menezes de
Santos, Vinícius Silva
author_role author
author2 Santos, Vinícius Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Antônio Vital Menezes de
Santos, Vinícius Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos eletrônicos
Mídia
Jovens
Sociointeratividade
topic Jogos eletrônicos
Mídia
Jovens
Sociointeratividade
description Nesse artigo apresento os elementos teórico -metodológicos da pesquisa intitulada Uso de Mídias Sociointerativas no Estado de Sergipe (Brasil): jogos eletrônicos e juventude contemporânea. Na primeira etapa, o objetivo da pesquisa é levantar informações sobre o uso dos jogos eletrônicos pela juventude, em especial a adolescência, (12 a 18 anos), procurando identificar o perfil socioeconômico e cultural dessa população de usuários, interesses comuns, modos de interação estabelecidos entre tais usuários e, sobretudo, analisar as influências que os jogos eletrônicos exercem vida dos usuários nas dimensões sociais, culturais e estéticas. Na segunda etapa, pretende -se analisar as relações sociointerativas produzidas através das mídias (jogos eletrônicos) e suas influências na produção do que denomino tecnocultura e na formação cultural da juventude, através de registros, documentação e sistematização de informações, com base nos métodos das abordagens (auto)biográficas.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-05-09T20:59:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-05-09T20:59:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, A. V. M.; SANTOS, V. S. Jogos eletrônicos, juventude contemporânea e sociointeratividade. In: FÓRUM IDENTIDADES E ALTERIDADES: EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E QUESTÕES DE GÊNERO, 3., 2009, Itabaiana. Anais eletrônicos... Itabaiana: UFS, 2009. Disponível em: <http://200.17.141.110/forumidentidades/IIIforum/textos/Antonio_Vital_Menezes_de_Souza.pdf>. Acesso em: 9 maio 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.ufs.br/handle/riufs/512
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 2176-7033
identifier_str_mv SOUZA, A. V. M.; SANTOS, V. S. Jogos eletrônicos, juventude contemporânea e sociointeratividade. In: FÓRUM IDENTIDADES E ALTERIDADES: EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E QUESTÕES DE GÊNERO, 3., 2009, Itabaiana. Anais eletrônicos... Itabaiana: UFS, 2009. Disponível em: <http://200.17.141.110/forumidentidades/IIIforum/textos/Antonio_Vital_Menezes_de_Souza.pdf>. Acesso em: 9 maio 2013.
2176-7033
url https://ri.ufs.br/handle/riufs/512
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/512/4/JogosJuventudeContemporanea.pdf.jpg
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/512/1/JogosJuventudeContemporanea.pdf
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/512/2/license.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/512/3/JogosJuventudeContemporanea.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2cd6ddcefa01af29292020316b305b58
928e1a02253bccbaf5b150ed561e3bb0
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
c916a9e7f18a9f5f57e84de49fb8aea2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1799759227479130112