Jogos eletrônicos, juventude contemporânea e sociointeratividade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFS |
Texto Completo: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/512 |
Resumo: | Nesse artigo apresento os elementos teórico -metodológicos da pesquisa intitulada Uso de Mídias Sociointerativas no Estado de Sergipe (Brasil): jogos eletrônicos e juventude contemporânea. Na primeira etapa, o objetivo da pesquisa é levantar informações sobre o uso dos jogos eletrônicos pela juventude, em especial a adolescência, (12 a 18 anos), procurando identificar o perfil socioeconômico e cultural dessa população de usuários, interesses comuns, modos de interação estabelecidos entre tais usuários e, sobretudo, analisar as influências que os jogos eletrônicos exercem vida dos usuários nas dimensões sociais, culturais e estéticas. Na segunda etapa, pretende -se analisar as relações sociointerativas produzidas através das mídias (jogos eletrônicos) e suas influências na produção do que denomino tecnocultura e na formação cultural da juventude, através de registros, documentação e sistematização de informações, com base nos métodos das abordagens (auto)biográficas. |
id |
UFS-2_cdd501afbb3cf666ff36d1736c3b9bac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ufs.br:riufs/512 |
network_acronym_str |
UFS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFS |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Antônio Vital Menezes deSantos, Vinícius Silva2013-05-09T20:59:05Z2013-05-09T20:59:05Z2009-11SOUZA, A. V. M.; SANTOS, V. S. Jogos eletrônicos, juventude contemporânea e sociointeratividade. In: FÓRUM IDENTIDADES E ALTERIDADES: EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E QUESTÕES DE GÊNERO, 3., 2009, Itabaiana. Anais eletrônicos... Itabaiana: UFS, 2009. Disponível em: <http://200.17.141.110/forumidentidades/IIIforum/textos/Antonio_Vital_Menezes_de_Souza.pdf>. Acesso em: 9 maio 2013.2176-7033https://ri.ufs.br/handle/riufs/512Nesse artigo apresento os elementos teórico -metodológicos da pesquisa intitulada Uso de Mídias Sociointerativas no Estado de Sergipe (Brasil): jogos eletrônicos e juventude contemporânea. Na primeira etapa, o objetivo da pesquisa é levantar informações sobre o uso dos jogos eletrônicos pela juventude, em especial a adolescência, (12 a 18 anos), procurando identificar o perfil socioeconômico e cultural dessa população de usuários, interesses comuns, modos de interação estabelecidos entre tais usuários e, sobretudo, analisar as influências que os jogos eletrônicos exercem vida dos usuários nas dimensões sociais, culturais e estéticas. Na segunda etapa, pretende -se analisar as relações sociointerativas produzidas através das mídias (jogos eletrônicos) e suas influências na produção do que denomino tecnocultura e na formação cultural da juventude, através de registros, documentação e sistematização de informações, com base nos métodos das abordagens (auto)biográficas.Jogos eletrônicosMídiaJovensSociointeratividadeJogos eletrônicos, juventude contemporânea e sociointeratividadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectporreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILJogosJuventudeContemporanea.pdf.jpgJogosJuventudeContemporanea.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1610https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/512/4/JogosJuventudeContemporanea.pdf.jpg2cd6ddcefa01af29292020316b305b58MD54ORIGINALJogosJuventudeContemporanea.pdfJogosJuventudeContemporanea.pdfapplication/pdf194250https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/512/1/JogosJuventudeContemporanea.pdf928e1a02253bccbaf5b150ed561e3bb0MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/512/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTJogosJuventudeContemporanea.pdf.txtJogosJuventudeContemporanea.pdf.txtExtracted texttext/plain23497https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/512/3/JogosJuventudeContemporanea.pdf.txtc916a9e7f18a9f5f57e84de49fb8aea2MD53riufs/5122013-05-10 02:00:06.343oai:ufs.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2013-05-10T05:00:06Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Jogos eletrônicos, juventude contemporânea e sociointeratividade |
title |
Jogos eletrônicos, juventude contemporânea e sociointeratividade |
spellingShingle |
Jogos eletrônicos, juventude contemporânea e sociointeratividade Souza, Antônio Vital Menezes de Jogos eletrônicos Mídia Jovens Sociointeratividade |
title_short |
Jogos eletrônicos, juventude contemporânea e sociointeratividade |
title_full |
Jogos eletrônicos, juventude contemporânea e sociointeratividade |
title_fullStr |
Jogos eletrônicos, juventude contemporânea e sociointeratividade |
title_full_unstemmed |
Jogos eletrônicos, juventude contemporânea e sociointeratividade |
title_sort |
Jogos eletrônicos, juventude contemporânea e sociointeratividade |
author |
Souza, Antônio Vital Menezes de |
author_facet |
Souza, Antônio Vital Menezes de Santos, Vinícius Silva |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Vinícius Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Antônio Vital Menezes de Santos, Vinícius Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos eletrônicos Mídia Jovens Sociointeratividade |
topic |
Jogos eletrônicos Mídia Jovens Sociointeratividade |
description |
Nesse artigo apresento os elementos teórico -metodológicos da pesquisa intitulada Uso de Mídias Sociointerativas no Estado de Sergipe (Brasil): jogos eletrônicos e juventude contemporânea. Na primeira etapa, o objetivo da pesquisa é levantar informações sobre o uso dos jogos eletrônicos pela juventude, em especial a adolescência, (12 a 18 anos), procurando identificar o perfil socioeconômico e cultural dessa população de usuários, interesses comuns, modos de interação estabelecidos entre tais usuários e, sobretudo, analisar as influências que os jogos eletrônicos exercem vida dos usuários nas dimensões sociais, culturais e estéticas. Na segunda etapa, pretende -se analisar as relações sociointerativas produzidas através das mídias (jogos eletrônicos) e suas influências na produção do que denomino tecnocultura e na formação cultural da juventude, através de registros, documentação e sistematização de informações, com base nos métodos das abordagens (auto)biográficas. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-05-09T20:59:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-05-09T20:59:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUZA, A. V. M.; SANTOS, V. S. Jogos eletrônicos, juventude contemporânea e sociointeratividade. In: FÓRUM IDENTIDADES E ALTERIDADES: EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E QUESTÕES DE GÊNERO, 3., 2009, Itabaiana. Anais eletrônicos... Itabaiana: UFS, 2009. Disponível em: <http://200.17.141.110/forumidentidades/IIIforum/textos/Antonio_Vital_Menezes_de_Souza.pdf>. Acesso em: 9 maio 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/512 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
2176-7033 |
identifier_str_mv |
SOUZA, A. V. M.; SANTOS, V. S. Jogos eletrônicos, juventude contemporânea e sociointeratividade. In: FÓRUM IDENTIDADES E ALTERIDADES: EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E QUESTÕES DE GÊNERO, 3., 2009, Itabaiana. Anais eletrônicos... Itabaiana: UFS, 2009. Disponível em: <http://200.17.141.110/forumidentidades/IIIforum/textos/Antonio_Vital_Menezes_de_Souza.pdf>. Acesso em: 9 maio 2013. 2176-7033 |
url |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/512 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFS instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFS |
collection |
Repositório Institucional da UFS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/512/4/JogosJuventudeContemporanea.pdf.jpg https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/512/1/JogosJuventudeContemporanea.pdf https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/512/2/license.txt https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/512/3/JogosJuventudeContemporanea.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2cd6ddcefa01af29292020316b305b58 928e1a02253bccbaf5b150ed561e3bb0 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 c916a9e7f18a9f5f57e84de49fb8aea2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@academico.ufs.br |
_version_ |
1799759227479130112 |