Aplicação da teoria dos grafos no ensino médio à luz das contribuições do PROFMAT
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFS |
Texto Completo: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/6498 |
Resumo: | This paper presents an inclusive proposition of the theme routes, in the graph theory, in high school. Initially, we identified some renovations in the last years, in legal and curricular aspects of Brazilian education that allow, even in an introductory way, the insertion of the Graph Theory in Basic Education, as such reforms direct to contextualization, modeling, solving problems, among other natural aspects of the theory. These characteristics can be verified in the following two chapters, through its main problems, and through PROFMAT dissertations analysis. Finally, we present a proposal directed to high school students that was built through the introductory concepts of graph theory necessary to understand the ideas of routes and critical path and concludes with the presentation of Dijkstra Algorithm, Method exhaustion and Greedy Algorithm. |
id |
UFS-2_d0faa79defbf3bc82a139233fb88a195 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ufs.br:riufs/6498 |
network_acronym_str |
UFS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFS |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Marcelo Silva deSantos, Fábio doshttp://lattes.cnpq.br/25595152583377612017-09-27T19:46:19Z2017-09-27T19:46:19Z2016-07-29SOUZA, Marcelo Silva de. Aplicação da teoria dos grafos no ensino médio à luz das contribuições do PROFMAT. 2016. 99 f . Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2016.https://ri.ufs.br/handle/riufs/6498This paper presents an inclusive proposition of the theme routes, in the graph theory, in high school. Initially, we identified some renovations in the last years, in legal and curricular aspects of Brazilian education that allow, even in an introductory way, the insertion of the Graph Theory in Basic Education, as such reforms direct to contextualization, modeling, solving problems, among other natural aspects of the theory. These characteristics can be verified in the following two chapters, through its main problems, and through PROFMAT dissertations analysis. Finally, we present a proposal directed to high school students that was built through the introductory concepts of graph theory necessary to understand the ideas of routes and critical path and concludes with the presentation of Dijkstra Algorithm, Method exhaustion and Greedy Algorithm.O presente trabalho apresenta uma proposta de inserção do tema Percursos, da Teoria dos Grafos, no Ensino Médio. Inicialmente, foram apontadas algumas reformas, ocorridas nos últimos anos, em aspectos legais e curriculares da Educação Brasileira que possibilitam, ainda que seja de caráter introdutório, a inserção da Teoria dos Grafos na Educação Básica, pois tais reformas direcionam para contextualização, modelagem, resolução de problemas, entre outros aspectos naturais à Teoria. Essas características podem ser verificadas nos dois capítulos seguintes, através de seus principais problemas, e por intermédio da análise das dissertações do PROFMAT. Por fim, apresenta-se uma proposta, direcionada aos alunos do Ensino Médio que foi construída realizando-se a conceituação introdutória da Teoria dos Grafos necessária ao entendimento das ideias de percursos e melhor caminho e concluí-se com a apresentação do Algoritmo de Dijkstra, Método da Exaustão e Algoritmo Guloso.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESapplication/pdfporUniversidade Federal de SergipeMestrado Profissional em MatemáticaUFSBrasilMatemática (estudo e ensino)Teoria dos grafosMatemática (ensino médio)GrafosCaminhosEnsino médioPROFMATGraphsPathsHigh schoolCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAAplicação da teoria dos grafos no ensino médio à luz das contribuições do PROFMATinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALMARCELO_SILVA_SOUZA.pdfapplication/pdf2879930https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6498/1/MARCELO_SILVA_SOUZA.pdf34e1ef5a553a5df8f9ed501d0f089ecfMD51TEXTMARCELO_SILVA_SOUZA.pdf.txtMARCELO_SILVA_SOUZA.pdf.txtExtracted texttext/plain147141https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6498/2/MARCELO_SILVA_SOUZA.pdf.txt8b4bdea14171ada58142ecabb8ed1f13MD52THUMBNAILMARCELO_SILVA_SOUZA.pdf.jpgMARCELO_SILVA_SOUZA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1202https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6498/3/MARCELO_SILVA_SOUZA.pdf.jpg2b962f376241d05ca019f3cdb00c2a7bMD53riufs/64982017-12-18 17:54:01.74oai:ufs.br:riufs/6498Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2017-12-18T20:54:01Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Aplicação da teoria dos grafos no ensino médio à luz das contribuições do PROFMAT |
title |
Aplicação da teoria dos grafos no ensino médio à luz das contribuições do PROFMAT |
spellingShingle |
Aplicação da teoria dos grafos no ensino médio à luz das contribuições do PROFMAT Souza, Marcelo Silva de Matemática (estudo e ensino) Teoria dos grafos Matemática (ensino médio) Grafos Caminhos Ensino médio PROFMAT Graphs Paths High school CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
Aplicação da teoria dos grafos no ensino médio à luz das contribuições do PROFMAT |
title_full |
Aplicação da teoria dos grafos no ensino médio à luz das contribuições do PROFMAT |
title_fullStr |
Aplicação da teoria dos grafos no ensino médio à luz das contribuições do PROFMAT |
title_full_unstemmed |
Aplicação da teoria dos grafos no ensino médio à luz das contribuições do PROFMAT |
title_sort |
Aplicação da teoria dos grafos no ensino médio à luz das contribuições do PROFMAT |
author |
Souza, Marcelo Silva de |
author_facet |
Souza, Marcelo Silva de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Marcelo Silva de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Fábio dos |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2559515258337761 |
contributor_str_mv |
Santos, Fábio dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática (estudo e ensino) Teoria dos grafos Matemática (ensino médio) Grafos Caminhos Ensino médio PROFMAT |
topic |
Matemática (estudo e ensino) Teoria dos grafos Matemática (ensino médio) Grafos Caminhos Ensino médio PROFMAT Graphs Paths High school CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Graphs Paths High school |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
This paper presents an inclusive proposition of the theme routes, in the graph theory, in high school. Initially, we identified some renovations in the last years, in legal and curricular aspects of Brazilian education that allow, even in an introductory way, the insertion of the Graph Theory in Basic Education, as such reforms direct to contextualization, modeling, solving problems, among other natural aspects of the theory. These characteristics can be verified in the following two chapters, through its main problems, and through PROFMAT dissertations analysis. Finally, we present a proposal directed to high school students that was built through the introductory concepts of graph theory necessary to understand the ideas of routes and critical path and concludes with the presentation of Dijkstra Algorithm, Method exhaustion and Greedy Algorithm. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-07-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-09-27T19:46:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-09-27T19:46:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUZA, Marcelo Silva de. Aplicação da teoria dos grafos no ensino médio à luz das contribuições do PROFMAT. 2016. 99 f . Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/6498 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Marcelo Silva de. Aplicação da teoria dos grafos no ensino médio à luz das contribuições do PROFMAT. 2016. 99 f . Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2016. |
url |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/6498 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Mestrado Profissional em Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFS instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFS |
collection |
Repositório Institucional da UFS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6498/1/MARCELO_SILVA_SOUZA.pdf https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6498/2/MARCELO_SILVA_SOUZA.pdf.txt https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6498/3/MARCELO_SILVA_SOUZA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
34e1ef5a553a5df8f9ed501d0f089ecf 8b4bdea14171ada58142ecabb8ed1f13 2b962f376241d05ca019f3cdb00c2a7b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@academico.ufs.br |
_version_ |
1802110798239105024 |