Aplicação da teoria dos grafos no ensino médio à luz das contribuições do PROFMAT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Marcelo Silva de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFS
Texto Completo: https://ri.ufs.br/handle/riufs/6498
Resumo: This paper presents an inclusive proposition of the theme routes, in the graph theory, in high school. Initially, we identified some renovations in the last years, in legal and curricular aspects of Brazilian education that allow, even in an introductory way, the insertion of the Graph Theory in Basic Education, as such reforms direct to contextualization, modeling, solving problems, among other natural aspects of the theory. These characteristics can be verified in the following two chapters, through its main problems, and through PROFMAT dissertations analysis. Finally, we present a proposal directed to high school students that was built through the introductory concepts of graph theory necessary to understand the ideas of routes and critical path and concludes with the presentation of Dijkstra Algorithm, Method exhaustion and Greedy Algorithm.
id UFS-2_d0faa79defbf3bc82a139233fb88a195
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/6498
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Souza, Marcelo Silva deSantos, Fábio doshttp://lattes.cnpq.br/25595152583377612017-09-27T19:46:19Z2017-09-27T19:46:19Z2016-07-29SOUZA, Marcelo Silva de. Aplicação da teoria dos grafos no ensino médio à luz das contribuições do PROFMAT. 2016. 99 f . Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2016.https://ri.ufs.br/handle/riufs/6498This paper presents an inclusive proposition of the theme routes, in the graph theory, in high school. Initially, we identified some renovations in the last years, in legal and curricular aspects of Brazilian education that allow, even in an introductory way, the insertion of the Graph Theory in Basic Education, as such reforms direct to contextualization, modeling, solving problems, among other natural aspects of the theory. These characteristics can be verified in the following two chapters, through its main problems, and through PROFMAT dissertations analysis. Finally, we present a proposal directed to high school students that was built through the introductory concepts of graph theory necessary to understand the ideas of routes and critical path and concludes with the presentation of Dijkstra Algorithm, Method exhaustion and Greedy Algorithm.O presente trabalho apresenta uma proposta de inserção do tema Percursos, da Teoria dos Grafos, no Ensino Médio. Inicialmente, foram apontadas algumas reformas, ocorridas nos últimos anos, em aspectos legais e curriculares da Educação Brasileira que possibilitam, ainda que seja de caráter introdutório, a inserção da Teoria dos Grafos na Educação Básica, pois tais reformas direcionam para contextualização, modelagem, resolução de problemas, entre outros aspectos naturais à Teoria. Essas características podem ser verificadas nos dois capítulos seguintes, através de seus principais problemas, e por intermédio da análise das dissertações do PROFMAT. Por fim, apresenta-se uma proposta, direcionada aos alunos do Ensino Médio que foi construída realizando-se a conceituação introdutória da Teoria dos Grafos necessária ao entendimento das ideias de percursos e melhor caminho e concluí-se com a apresentação do Algoritmo de Dijkstra, Método da Exaustão e Algoritmo Guloso.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESapplication/pdfporUniversidade Federal de SergipeMestrado Profissional em MatemáticaUFSBrasilMatemática (estudo e ensino)Teoria dos grafosMatemática (ensino médio)GrafosCaminhosEnsino médioPROFMATGraphsPathsHigh schoolCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAAplicação da teoria dos grafos no ensino médio à luz das contribuições do PROFMATinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALMARCELO_SILVA_SOUZA.pdfapplication/pdf2879930https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6498/1/MARCELO_SILVA_SOUZA.pdf34e1ef5a553a5df8f9ed501d0f089ecfMD51TEXTMARCELO_SILVA_SOUZA.pdf.txtMARCELO_SILVA_SOUZA.pdf.txtExtracted texttext/plain147141https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6498/2/MARCELO_SILVA_SOUZA.pdf.txt8b4bdea14171ada58142ecabb8ed1f13MD52THUMBNAILMARCELO_SILVA_SOUZA.pdf.jpgMARCELO_SILVA_SOUZA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1202https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6498/3/MARCELO_SILVA_SOUZA.pdf.jpg2b962f376241d05ca019f3cdb00c2a7bMD53riufs/64982017-12-18 17:54:01.74oai:ufs.br:riufs/6498Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2017-12-18T20:54:01Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.por.fl_str_mv Aplicação da teoria dos grafos no ensino médio à luz das contribuições do PROFMAT
title Aplicação da teoria dos grafos no ensino médio à luz das contribuições do PROFMAT
spellingShingle Aplicação da teoria dos grafos no ensino médio à luz das contribuições do PROFMAT
Souza, Marcelo Silva de
Matemática (estudo e ensino)
Teoria dos grafos
Matemática (ensino médio)
Grafos
Caminhos
Ensino médio
PROFMAT
Graphs
Paths
High school
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Aplicação da teoria dos grafos no ensino médio à luz das contribuições do PROFMAT
title_full Aplicação da teoria dos grafos no ensino médio à luz das contribuições do PROFMAT
title_fullStr Aplicação da teoria dos grafos no ensino médio à luz das contribuições do PROFMAT
title_full_unstemmed Aplicação da teoria dos grafos no ensino médio à luz das contribuições do PROFMAT
title_sort Aplicação da teoria dos grafos no ensino médio à luz das contribuições do PROFMAT
author Souza, Marcelo Silva de
author_facet Souza, Marcelo Silva de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Marcelo Silva de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Fábio dos
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2559515258337761
contributor_str_mv Santos, Fábio dos
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática (estudo e ensino)
Teoria dos grafos
Matemática (ensino médio)
Grafos
Caminhos
Ensino médio
PROFMAT
topic Matemática (estudo e ensino)
Teoria dos grafos
Matemática (ensino médio)
Grafos
Caminhos
Ensino médio
PROFMAT
Graphs
Paths
High school
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Graphs
Paths
High school
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This paper presents an inclusive proposition of the theme routes, in the graph theory, in high school. Initially, we identified some renovations in the last years, in legal and curricular aspects of Brazilian education that allow, even in an introductory way, the insertion of the Graph Theory in Basic Education, as such reforms direct to contextualization, modeling, solving problems, among other natural aspects of the theory. These characteristics can be verified in the following two chapters, through its main problems, and through PROFMAT dissertations analysis. Finally, we present a proposal directed to high school students that was built through the introductory concepts of graph theory necessary to understand the ideas of routes and critical path and concludes with the presentation of Dijkstra Algorithm, Method exhaustion and Greedy Algorithm.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-07-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-27T19:46:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-27T19:46:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Marcelo Silva de. Aplicação da teoria dos grafos no ensino médio à luz das contribuições do PROFMAT. 2016. 99 f . Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.ufs.br/handle/riufs/6498
identifier_str_mv SOUZA, Marcelo Silva de. Aplicação da teoria dos grafos no ensino médio à luz das contribuições do PROFMAT. 2016. 99 f . Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2016.
url https://ri.ufs.br/handle/riufs/6498
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado Profissional em Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6498/1/MARCELO_SILVA_SOUZA.pdf
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6498/2/MARCELO_SILVA_SOUZA.pdf.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6498/3/MARCELO_SILVA_SOUZA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 34e1ef5a553a5df8f9ed501d0f089ecf
8b4bdea14171ada58142ecabb8ed1f13
2b962f376241d05ca019f3cdb00c2a7b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1802110798239105024