Canudos plural: imagens em movimento do sertão em guerra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFS |
Texto Completo: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/1341 |
Resumo: | Este artigo analisa as representações cinematográficas e video-gráficas produzidas durante os centenários de Canudos (1993-1997). Pode-se afirmar que os meios de comunicação de massa se não são os lugares de memória, com certeza são espaços privilegiados no arquivamento e produção da memória contemporânea. Do múltiplo universo audiovisual, optei por analisar as batalhas da memória de Canudos, comparando o filme de Sérgio Rezende (Guerra de Canudos, 1997), que reconstruiu a memória euclidiana da Guerra de Canudos, com os filmes e vídeos de Pola Ribeiro, Antônio Olavo, Cireneu Kuhn, Alejandro Gabriel Miguelez e Otto Guerra, que abordam Canudos por meio da tradição oral. Como um passado que não quer passar, a multiplicidade de visões sobre Canudos configura-se num interessante diálogo entre historiografia e cinematografia na construção narrativa sobre o sertão como metáfora da nacionalidade. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: This article analyzes produced the cinematographic and video representationsduring the centennials of Canudos (1993-1997). It can be affirmed that the media if are not the memory places, with certainty they are privileged spaces in the recording and production of the memory contemporary. Of the multiple audiovisual universe, I opted to analyzing the battles of the memory of Canudos, comparing the film of Sergio Rezende (Canudos War, 1997), that it reconstructed the Euclidean memory of the War of Canudos, with the films and videos of Pola Ribeiro, Antonio Olavo, Cireneu Kuhn, Alejandro Gabriel Miguelez and Otto Guerra, who approach Canudos by oral tradition. As a past that doesn´t want to pass, the multiplicity of view on Canudos configures in an interesting dialogue between historiography and cinematography in the construction narrative on the hinterland as metaphor of the nationality. |
id |
UFS-2_d80d54587d883e973bbb42f7f1f85c2b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ufs.br:riufs/1341 |
network_acronym_str |
UFS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFS |
repository_id_str |
|
spelling |
Sá, Antônio Fernando de Araújo2014-10-21T17:13:15Z2014-10-21T17:13:15Z2008SÁ, A. F. A. Canudos plural: imagens em movimento do sertão em guerra. ArtCultura, Uberlândia, v. 10, n. 17, 2008. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/3233>. Acesso em: 21 out. 2014.2178-3845https://ri.ufs.br/handle/riufs/1341Direitos autorais pertencentes ao(s) autor(es)Este artigo analisa as representações cinematográficas e video-gráficas produzidas durante os centenários de Canudos (1993-1997). Pode-se afirmar que os meios de comunicação de massa se não são os lugares de memória, com certeza são espaços privilegiados no arquivamento e produção da memória contemporânea. Do múltiplo universo audiovisual, optei por analisar as batalhas da memória de Canudos, comparando o filme de Sérgio Rezende (Guerra de Canudos, 1997), que reconstruiu a memória euclidiana da Guerra de Canudos, com os filmes e vídeos de Pola Ribeiro, Antônio Olavo, Cireneu Kuhn, Alejandro Gabriel Miguelez e Otto Guerra, que abordam Canudos por meio da tradição oral. Como um passado que não quer passar, a multiplicidade de visões sobre Canudos configura-se num interessante diálogo entre historiografia e cinematografia na construção narrativa sobre o sertão como metáfora da nacionalidade. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: This article analyzes produced the cinematographic and video representationsduring the centennials of Canudos (1993-1997). It can be affirmed that the media if are not the memory places, with certainty they are privileged spaces in the recording and production of the memory contemporary. Of the multiple audiovisual universe, I opted to analyzing the battles of the memory of Canudos, comparing the film of Sergio Rezende (Canudos War, 1997), that it reconstructed the Euclidean memory of the War of Canudos, with the films and videos of Pola Ribeiro, Antonio Olavo, Cireneu Kuhn, Alejandro Gabriel Miguelez and Otto Guerra, who approach Canudos by oral tradition. As a past that doesn´t want to pass, the multiplicity of view on Canudos configures in an interesting dialogue between historiography and cinematography in the construction narrative on the hinterland as metaphor of the nationality.Instituto de História e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de UberlândiaCanudosHistoriografiaHistória do BrasilAudiovisualCinema brasileiroGuerra de CanudosCanudos plural: imagens em movimento do sertão em guerrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILCanudosPlural.pdf.jpgCanudosPlural.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1617https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/1341/4/CanudosPlural.pdf.jpgbeb39219745b5d79abfd9fdcf58c2e7fMD54ORIGINALCanudosPlural.pdfCanudosPlural.pdfapplication/pdf221818https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/1341/1/CanudosPlural.pdfe4226381bb404ba44deccbbc75db4e05MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/1341/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTCanudosPlural.pdf.txtCanudosPlural.pdf.txtExtracted texttext/plain52619https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/1341/3/CanudosPlural.pdf.txt537ff8b4cbf10ed73dc43b78ea29e737MD53riufs/13412015-05-25 21:04:22.164oai:ufs.br:riufs/1341Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2015-05-26T00:04:22Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Canudos plural: imagens em movimento do sertão em guerra |
title |
Canudos plural: imagens em movimento do sertão em guerra |
spellingShingle |
Canudos plural: imagens em movimento do sertão em guerra Sá, Antônio Fernando de Araújo Canudos Historiografia História do Brasil Audiovisual Cinema brasileiro Guerra de Canudos |
title_short |
Canudos plural: imagens em movimento do sertão em guerra |
title_full |
Canudos plural: imagens em movimento do sertão em guerra |
title_fullStr |
Canudos plural: imagens em movimento do sertão em guerra |
title_full_unstemmed |
Canudos plural: imagens em movimento do sertão em guerra |
title_sort |
Canudos plural: imagens em movimento do sertão em guerra |
author |
Sá, Antônio Fernando de Araújo |
author_facet |
Sá, Antônio Fernando de Araújo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sá, Antônio Fernando de Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Canudos Historiografia História do Brasil Audiovisual Cinema brasileiro Guerra de Canudos |
topic |
Canudos Historiografia História do Brasil Audiovisual Cinema brasileiro Guerra de Canudos |
description |
Este artigo analisa as representações cinematográficas e video-gráficas produzidas durante os centenários de Canudos (1993-1997). Pode-se afirmar que os meios de comunicação de massa se não são os lugares de memória, com certeza são espaços privilegiados no arquivamento e produção da memória contemporânea. Do múltiplo universo audiovisual, optei por analisar as batalhas da memória de Canudos, comparando o filme de Sérgio Rezende (Guerra de Canudos, 1997), que reconstruiu a memória euclidiana da Guerra de Canudos, com os filmes e vídeos de Pola Ribeiro, Antônio Olavo, Cireneu Kuhn, Alejandro Gabriel Miguelez e Otto Guerra, que abordam Canudos por meio da tradição oral. Como um passado que não quer passar, a multiplicidade de visões sobre Canudos configura-se num interessante diálogo entre historiografia e cinematografia na construção narrativa sobre o sertão como metáfora da nacionalidade. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: This article analyzes produced the cinematographic and video representationsduring the centennials of Canudos (1993-1997). It can be affirmed that the media if are not the memory places, with certainty they are privileged spaces in the recording and production of the memory contemporary. Of the multiple audiovisual universe, I opted to analyzing the battles of the memory of Canudos, comparing the film of Sergio Rezende (Canudos War, 1997), that it reconstructed the Euclidean memory of the War of Canudos, with the films and videos of Pola Ribeiro, Antonio Olavo, Cireneu Kuhn, Alejandro Gabriel Miguelez and Otto Guerra, who approach Canudos by oral tradition. As a past that doesn´t want to pass, the multiplicity of view on Canudos configures in an interesting dialogue between historiography and cinematography in the construction narrative on the hinterland as metaphor of the nationality. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-10-21T17:13:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-10-21T17:13:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SÁ, A. F. A. Canudos plural: imagens em movimento do sertão em guerra. ArtCultura, Uberlândia, v. 10, n. 17, 2008. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/3233>. Acesso em: 21 out. 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/1341 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
2178-3845 |
dc.identifier.license.pt_BR.fl_str_mv |
Direitos autorais pertencentes ao(s) autor(es) |
identifier_str_mv |
SÁ, A. F. A. Canudos plural: imagens em movimento do sertão em guerra. ArtCultura, Uberlândia, v. 10, n. 17, 2008. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/3233>. Acesso em: 21 out. 2014. 2178-3845 Direitos autorais pertencentes ao(s) autor(es) |
url |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/1341 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de História e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de História e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFS instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFS |
collection |
Repositório Institucional da UFS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/1341/4/CanudosPlural.pdf.jpg https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/1341/1/CanudosPlural.pdf https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/1341/2/license.txt https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/1341/3/CanudosPlural.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
beb39219745b5d79abfd9fdcf58c2e7f e4226381bb404ba44deccbbc75db4e05 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 537ff8b4cbf10ed73dc43b78ea29e737 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@academico.ufs.br |
_version_ |
1802110673654644736 |