A morte, o preço da vilania: o uso do “Quem Matou?” nas telenovelas de Gilberto Braga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Alliston Fellipe Nascimento dos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ferreira, Raquel Marques Carriço
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFS
Texto Completo: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8476
Resumo: Soap operas nine in the Globo Television Network have long time using the suspense strategy in the last few weeks by using the "Who killed him? " The murder, mysteriously, one of the plot of the villains in an attempt to attract the public to the last chapter, when the killer's identity will be revealed. This feature is widely used by the author Gilberto Braga, which since 1988, when he wrote the soap opera Vale Tudo, uses this style in their narratives. The main objective of this study is to analyze the audience of the final chapter of the novelist 's plots, displayed between 2000-2015, compared to others who did not use the same strategy to win over the audience in order to check whether this feature, in fact it has been successful condition for soap operas.
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This feature is widely used by the author Gilberto Braga, which since 1988, when he wrote the soap opera Vale Tudo, uses this style in their narratives. The main objective of this study is to analyze the audience of the final chapter of the novelist 's plots, displayed between 2000-2015, compared to others who did not use the same strategy to win over the audience in order to check whether this feature, in fact it has been successful condition for soap operas.As telenovelas das nove da Rede Globo de Televisão vêm há muito tempo utilizando a estratégia do suspense em suas últimas semanas através do uso do “Quem matou?”, ao assassinar, de forma misteriosa, um dos vilões da trama, na tentativa de atrair o público ao último capítulo, quando será revelada a identidade do assassino. Este recurso é bastante utilizado pelo autor Gilberto Braga, que desde 1988, quando escreveu a telenovela Vale Tudo, utiliza esse estilo em suas narrativas. O principal objetivo deste trabalho é o de analisar a audiência do último capítulo das tramas do novelista, exibidas entre 2000 a 2015, em comparação às outras que não utilizaram a mesma estratégia para conquistar a audiência, a fim de verificar se esse recurso, de fato, tem sido condição de sucesso para as telenovelas.João PessoaporNúcleo de Arte, Midia e Informação Digital (NAMID) - Curso de Comunicação em Mídias Digitais (DEMID/CCHLA/UFPB) / Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba (PPGC/UFPB)TemáticaComunicaçãoTelenovelasTelenovelas globaisNarrativa policialSuspenseVilaniaAudiênciaGlobal novelsPolice narrativeThrillerVillainyCourt hearingA morte, o preço da vilania: o uso do “Quem Matou?” nas telenovelas de Gilberto BragaDeath, the price of villainy: the use of "Who Killed?" in soap operas Gilberto Bragainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlereponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTMortePrecoVilania.pdf.txtMortePrecoVilania.pdf.txtExtracted texttext/plain39142https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8476/3/MortePrecoVilania.pdf.txtf91564bf78df1022f5af06fb55ed8149MD53THUMBNAILMortePrecoVilania.pdf.jpgMortePrecoVilania.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1650https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8476/4/MortePrecoVilania.pdf.jpg6e2956b97e11c8ebd68cd3893073f2b3MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81475https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8476/1/license.txt098cbbf65c2c15e1fb2e49c5d306a44cMD51ORIGINALMortePrecoVilania.pdfMortePrecoVilania.pdfapplication/pdf543801https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8476/2/MortePrecoVilania.pdf1a8f521f908d1be83fe31ec2e5255ef1MD52riufs/84762018-06-25 21:25:14.444oai:ufs.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2018-06-26T00:25:14Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
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