Série Westworld: a representação do pós-humano e o conflito homem-máquina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFS |
Texto Completo: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16777 |
Resumo: | Itabaiana |
id |
UFS-2_f8841fccc79014864fcf4fa23e06f854 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ufs.br:riufs/16777 |
network_acronym_str |
UFS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFS |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, João Pedro SantosSilva, Jean Paul D’Antony Costa2022-11-22T16:02:44Z2022-11-22T16:02:44Z2022-07-11OLIVEIRA, João Pedro Santos. Série Westworld: a representação do pós-humano e o conflito homem-máquina. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2022.http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16777porFicção científicaIdentidade (Conceito filosófico)Pós-humanismoTranshumanismoIdentidadeSérie Westworld: a representação do pós-humano e o conflito homem-máquinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisItabaianaO presente trabalho aborda a presença do pós-humanismo na série de ficção científica Westworld (2016). Nesse sentido, o objetivo é identificar as características da chamada póshumanidade através da análise desse produto cultural específico: a primeira temporada da série de televisão norte-americana da HBO. Através de um horizonte epistêmico de análise que articula a literatura e o audiovisual, a pesquisa se utilizou de uma abordagem metodológica qualitativa, dando descrições detalhadas de alguns dos principais movimentos pós-humanistas como o transhumanismo e o ciborguismo, com o objetivo de compreender os indivíduos póshumanos em seus próprios termos. Além disso, será utilizado o método dialético, uma vez que permite que o fenômeno social pós-humanista seja analisado enquanto realidade em movimento. Finalmente, transitaremos entre as teorias da robótica com Turing (2010), Asimov (1984); assim como teorias envolvendo a consciência com Hegel (1992) e Jaynes (1976). investigação que articula literatura e cinema, ou, literatura e audiovisual (de forma mais elástica), como horizonte epistêmico de análise. Embora seja relativamente recente, Westworld (2016) se revela um ponto de convergência e uma releitura das principais histórias de ficções científicas envolvendo robôs, androides e ciborgues, dessa forma, trazendo à tona discussões como: qual a diferença do humano e da máquina? O que é a consciência e em que medida ela pode ser criada? Como nos diferenciamos das máquinas? Quais são as consequências éticas de um mundo que progressivamente embaça essa divisória, etc.?UFSDLI - Departamento de Letras – Letras, Língua Portuguesa – Itabaiana - Presencialreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTJOÃO_PEDRO_SANTOS_OLIVEIRA.pdf.txtJOÃO_PEDRO_SANTOS_OLIVEIRA.pdf.txtExtracted texttext/plain126803https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/16777/3/JO%c3%83O_PEDRO_SANTOS_OLIVEIRA.pdf.txt17dfa29237616c05dd0f6c0ae18de03eMD53THUMBNAILJOÃO_PEDRO_SANTOS_OLIVEIRA.pdf.jpgJOÃO_PEDRO_SANTOS_OLIVEIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1275https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/16777/4/JO%c3%83O_PEDRO_SANTOS_OLIVEIRA.pdf.jpga63e17f01d5a999fe9a951b36c59637cMD54ORIGINALJOÃO_PEDRO_SANTOS_OLIVEIRA.pdfJOÃO_PEDRO_SANTOS_OLIVEIRA.pdfapplication/pdf1478541https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/16777/2/JO%c3%83O_PEDRO_SANTOS_OLIVEIRA.pdf09cc297078f1df9eb5af17054e68dae7MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81475https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/16777/1/license.txt098cbbf65c2c15e1fb2e49c5d306a44cMD51riufs/167772022-11-22 13:02:44.82oai:ufs.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2022-11-22T16:02:44Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Série Westworld: a representação do pós-humano e o conflito homem-máquina |
title |
Série Westworld: a representação do pós-humano e o conflito homem-máquina |
spellingShingle |
Série Westworld: a representação do pós-humano e o conflito homem-máquina Oliveira, João Pedro Santos Ficção científica Identidade (Conceito filosófico) Pós-humanismo Transhumanismo Identidade |
title_short |
Série Westworld: a representação do pós-humano e o conflito homem-máquina |
title_full |
Série Westworld: a representação do pós-humano e o conflito homem-máquina |
title_fullStr |
Série Westworld: a representação do pós-humano e o conflito homem-máquina |
title_full_unstemmed |
Série Westworld: a representação do pós-humano e o conflito homem-máquina |
title_sort |
Série Westworld: a representação do pós-humano e o conflito homem-máquina |
author |
Oliveira, João Pedro Santos |
author_facet |
Oliveira, João Pedro Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, João Pedro Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Jean Paul D’Antony Costa |
contributor_str_mv |
Silva, Jean Paul D’Antony Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ficção científica Identidade (Conceito filosófico) Pós-humanismo Transhumanismo Identidade |
topic |
Ficção científica Identidade (Conceito filosófico) Pós-humanismo Transhumanismo Identidade |
description |
Itabaiana |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-11-22T16:02:44Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-11-22T16:02:44Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-07-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, João Pedro Santos. Série Westworld: a representação do pós-humano e o conflito homem-máquina. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16777 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, João Pedro Santos. Série Westworld: a representação do pós-humano e o conflito homem-máquina. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2022. |
url |
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16777 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFS |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
DLI - Departamento de Letras – Letras, Língua Portuguesa – Itabaiana - Presencial |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFS instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFS |
collection |
Repositório Institucional da UFS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/16777/3/JO%c3%83O_PEDRO_SANTOS_OLIVEIRA.pdf.txt https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/16777/4/JO%c3%83O_PEDRO_SANTOS_OLIVEIRA.pdf.jpg https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/16777/2/JO%c3%83O_PEDRO_SANTOS_OLIVEIRA.pdf https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/16777/1/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
17dfa29237616c05dd0f6c0ae18de03e a63e17f01d5a999fe9a951b36c59637c 09cc297078f1df9eb5af17054e68dae7 098cbbf65c2c15e1fb2e49c5d306a44c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@academico.ufs.br |
_version_ |
1802110816583942144 |