A Wikipédia como prática e recurso educacional aberto na formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Teresa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pestana, Filomena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
DOI: 10.20952/revtee.v13i32.14275
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14275
Resumo: Com o advento da world wide web, e em particular com a segunda geração, mais conhecida como web 2.0, emergiram ferramentas e tecnologias que possibilitaram o trabalho colaborativo e a concretização da inteligência coletiva. Um desses recursos são os wikis, de que o exemplo paradigmático, porventura porque mais popular e global, é a Wikipédia. De facto, a enciclopédia da atualidade, como alguns autores designam, é sustentada pelo trabalho de um vasto conjunto de voluntários que, de modo colaborativo, preconizam a referida inteligência coletiva. Neste contexto, e por se tratar de uma comunidade de prática, como outros autores reconhecem, importantes desafios se colocam, nomeadamente no campo da formação, da ética, da humanidade e da responsabilidade social. Considerando o seu potencial, simultaneamente como prática e recurso educacional aberto, temos vindo a defender a sua utilização na prática docente, em diferentes dimensões e espaços educativos (formais e não-formais), níveis e modalidades de escolarização. Assim, este texto tem por objetivos apresentar exemplos dessa utilização na formação de docentes, da educação básica à educação superior, e contribuir para o debate em torno das competências digitais e múltiplas literacias, incluindo a literacia da informação, numa reflexão ancorada na educação aberta e nos objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas. Acreditamos, pois, poder ainda contribuir para o desenvolvimento de bens públicos comuns, no pressuposto contemporâneo de mudança e inovação educativa no âmbito da Rede Académica Internacional WEIWER®.
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Neste contexto, e por se tratar de uma comunidade de prática, como outros autores reconhecem, importantes desafios se colocam, nomeadamente no campo da formação, da ética, da humanidade e da responsabilidade social. Considerando o seu potencial, simultaneamente como prática e recurso educacional aberto, temos vindo a defender a sua utilização na prática docente, em diferentes dimensões e espaços educativos (formais e não-formais), níveis e modalidades de escolarização. Assim, este texto tem por objetivos apresentar exemplos dessa utilização na formação de docentes, da educação básica à educação superior, e contribuir para o debate em torno das competências digitais e múltiplas literacias, incluindo a literacia da informação, numa reflexão ancorada na educação aberta e nos objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas. Acreditamos, pois, poder ainda contribuir para o desenvolvimento de bens públicos comuns, no pressuposto contemporâneo de mudança e inovação educativa no âmbito da Rede Académica Internacional WEIWER®.Con la llegada de la world wide web, en particular en su segunda generación, conocida como web 2.0, surgieron herramientas y tecnologías que permitieron el trabajo colaborativo y el epítome de la inteligencia colectiva. Uno de estos recursos son las wikis, de las cuales el ejemplo paradigmático, quizás por ser más popular y global, es Wikipedia. De hecho, esta enciclopedia se sustenta en el trabajo de un vasto grupo de voluntarios que, de manera colaborativa, abogan por la llamada inteligencia colectiva. En este contexto, y por tratarse de una comunidad de práctica, como reconocen algunos autores, surgen importantes retos, concretamente en el ámbito de la formación, la ética, la humanidad y la responsabilidad social. Considerando su potencialidad, tanto como práctica como recurso educativo abierto, venimos defendiendo su uso en las prácticas docentes, en diferentes dimensiones y espacios educativos (formales y no formales), niveles y modalidades de escolarización y aprendizaje. Así, este texto pretende presentar ejemplos de este uso en la formación del profesorado, desde la educación básica hasta la educación superior, y contribuir al debate en torno a las competencias digitales y las alfabetizaciones múltiples, incluida la alfabetización informacional, en una reflexión anclada en la educación abierta y metas de desarrollo sostenible de las Naciones Unidas. Por lo tanto, creemos que aún podemos contribuir al desarrollo de bienes públicos comunes, basados ​​en el supuesto contemporáneo del cambio educativo y la innovación en el ámbito de la Red Académica Internacional WEIWER®.With the advent of the world wide web, in particular in its the second generation, known as web 2.0, tools and technologies emerged that enabled collaborative work and the epitome of the collective intelligence. One of these resources are wikis, of which the paradigmatic example, perhaps because it is more popular and global, is Wikipedia. In fact, this encyclopedia is supported by the work of a vast group of volunteers who, in a collaborative way, advocate the so called collective intelligence. In this context, and because it is a community of practice, as some authors acknowledge, important challenges arise, namely in the field of training, ethics, humanity and social responsibility. Considering its potential, both as a practice and an open educational resource, we have been defending its use in teaching practices, in different educational dimensions and spaces (formal and non-formal), levels and modalities of schooling and learning. Thus, this text aims to present examples of this use in teacher training, from basic education to higher education, and to contribute to the debate around digital competences and multiple literacies, including information literacy, in a reflection anchored in open education and the United Nations' sustainable development goals. We therefore believe that we can still contribute to the development of common public goods, based on the contemporary assumption of educational change and innovation within the scope of the International Academic Network WEIWER®.Revista Tempos e Espaços em Educação2020-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1427510.20952/revtee.v13i32.14275Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-16Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-16Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-16Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-162358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14275/11156Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCardoso, TeresaPestana, Filomena 2022-02-13T19:01:58Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/14275Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T19:01:58Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
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