PERGUNTA-CRIANÇA: UMA ESTRATÉGIA DE APRENDER (E ENSINAR) CIÊNCIAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6921 |
Resumo: | Crianças abalam teorias, problemas, verdades, as formas e fôrmas. Inspirado num modo de pensar-criança é que estes escritos se resumem em compartilhar sobre um processo investigativo o qual apresenta como foco a possibilidade de produzir uma estratégia de aprender e ensinar ciências através das perguntas-máquinas das crianças (DELEUZE; GUATTARI, 1997). Essa investigação foi desenvolvida em espaços onde se atua como docente em disciplinas de cunho metodológico em ciências naturais, consistindo em incitar os/as acadêmicos/as sobre que tipo de relação eles/as estabelecem com as ciências naturais, experimentando possibilidades de serem afetados/as por perguntas-crianças. Não se deseja defender o aperfeiçoamento de aulas ou um melhoramento de estratégias de ensino, mas de encontrar na pergunta-criança uma potência para explorar outras possibilidades de movimentar as práticas de futuros professores, de aprenderem e ensinarem ciências para crianças. |
id |
UFS-3_068586bb44f6e0a620d8020131bf4259 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/6921 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PERGUNTA-CRIANÇA: UMA ESTRATÉGIA DE APRENDER (E ENSINAR) CIÊNCIASCrianças abalam teorias, problemas, verdades, as formas e fôrmas. Inspirado num modo de pensar-criança é que estes escritos se resumem em compartilhar sobre um processo investigativo o qual apresenta como foco a possibilidade de produzir uma estratégia de aprender e ensinar ciências através das perguntas-máquinas das crianças (DELEUZE; GUATTARI, 1997). Essa investigação foi desenvolvida em espaços onde se atua como docente em disciplinas de cunho metodológico em ciências naturais, consistindo em incitar os/as acadêmicos/as sobre que tipo de relação eles/as estabelecem com as ciências naturais, experimentando possibilidades de serem afetados/as por perguntas-crianças. Não se deseja defender o aperfeiçoamento de aulas ou um melhoramento de estratégias de ensino, mas de encontrar na pergunta-criança uma potência para explorar outras possibilidades de movimentar as práticas de futuros professores, de aprenderem e ensinarem ciências para crianças.Revista Tempos e Espaços em Educação2018-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/692110.20952/revtee.v11i25.6921Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 25 (2018): Abril-Junho; 213-226Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 25 (2018): Abril-Junho; 213-226Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 25 (2018): Abril-Junho; 213-226Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 25 (2018): Abril-Junho; 213-2262358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6921/pdfCopyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDalmaso, Alice Copettide Oliveira, Marilda OliveiraCorrêa, Guilherme Carlos2022-02-11T10:07:50Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/6921Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-11T10:07:50Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERGUNTA-CRIANÇA: UMA ESTRATÉGIA DE APRENDER (E ENSINAR) CIÊNCIAS |
title |
PERGUNTA-CRIANÇA: UMA ESTRATÉGIA DE APRENDER (E ENSINAR) CIÊNCIAS |
spellingShingle |
PERGUNTA-CRIANÇA: UMA ESTRATÉGIA DE APRENDER (E ENSINAR) CIÊNCIAS Dalmaso, Alice Copetti |
title_short |
PERGUNTA-CRIANÇA: UMA ESTRATÉGIA DE APRENDER (E ENSINAR) CIÊNCIAS |
title_full |
PERGUNTA-CRIANÇA: UMA ESTRATÉGIA DE APRENDER (E ENSINAR) CIÊNCIAS |
title_fullStr |
PERGUNTA-CRIANÇA: UMA ESTRATÉGIA DE APRENDER (E ENSINAR) CIÊNCIAS |
title_full_unstemmed |
PERGUNTA-CRIANÇA: UMA ESTRATÉGIA DE APRENDER (E ENSINAR) CIÊNCIAS |
title_sort |
PERGUNTA-CRIANÇA: UMA ESTRATÉGIA DE APRENDER (E ENSINAR) CIÊNCIAS |
author |
Dalmaso, Alice Copetti |
author_facet |
Dalmaso, Alice Copetti de Oliveira, Marilda Oliveira Corrêa, Guilherme Carlos |
author_role |
author |
author2 |
de Oliveira, Marilda Oliveira Corrêa, Guilherme Carlos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dalmaso, Alice Copetti de Oliveira, Marilda Oliveira Corrêa, Guilherme Carlos |
description |
Crianças abalam teorias, problemas, verdades, as formas e fôrmas. Inspirado num modo de pensar-criança é que estes escritos se resumem em compartilhar sobre um processo investigativo o qual apresenta como foco a possibilidade de produzir uma estratégia de aprender e ensinar ciências através das perguntas-máquinas das crianças (DELEUZE; GUATTARI, 1997). Essa investigação foi desenvolvida em espaços onde se atua como docente em disciplinas de cunho metodológico em ciências naturais, consistindo em incitar os/as acadêmicos/as sobre que tipo de relação eles/as estabelecem com as ciências naturais, experimentando possibilidades de serem afetados/as por perguntas-crianças. Não se deseja defender o aperfeiçoamento de aulas ou um melhoramento de estratégias de ensino, mas de encontrar na pergunta-criança uma potência para explorar outras possibilidades de movimentar as práticas de futuros professores, de aprenderem e ensinarem ciências para crianças. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6921 10.20952/revtee.v11i25.6921 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6921 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v11i25.6921 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6921/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 25 (2018): Abril-Junho; 213-226 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 25 (2018): Abril-Junho; 213-226 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 25 (2018): Abril-Junho; 213-226 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 25 (2018): Abril-Junho; 213-226 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875181794033664 |