PERGUNTA-CRIANÇA: UMA ESTRATÉGIA DE APRENDER (E ENSINAR) CIÊNCIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalmaso, Alice Copetti
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: de Oliveira, Marilda Oliveira, Corrêa, Guilherme Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6921
Resumo: Crianças abalam teorias, problemas, verdades, as formas e fôrmas. Inspirado num modo de pensar-criança é que estes escritos se resumem em compartilhar sobre um processo investigativo o qual apresenta como foco a possibilidade de produzir uma estratégia de aprender e ensinar ciências através das perguntas-máquinas das crianças (DELEUZE; GUATTARI, 1997). Essa investigação foi desenvolvida em espaços onde se atua como docente em disciplinas de cunho metodológico em ciências naturais, consistindo em incitar os/as acadêmicos/as sobre que tipo de relação eles/as estabelecem com as ciências naturais, experimentando possibilidades de serem afetados/as por perguntas-crianças. Não se deseja defender o aperfeiçoamento de aulas ou um melhoramento de estratégias de ensino, mas de encontrar na pergunta-criança uma potência para explorar outras possibilidades de movimentar as práticas de futuros professores, de aprenderem e ensinarem ciências para crianças.
id UFS-3_068586bb44f6e0a620d8020131bf4259
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/6921
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling PERGUNTA-CRIANÇA: UMA ESTRATÉGIA DE APRENDER (E ENSINAR) CIÊNCIASCrianças abalam teorias, problemas, verdades, as formas e fôrmas. Inspirado num modo de pensar-criança é que estes escritos se resumem em compartilhar sobre um processo investigativo o qual apresenta como foco a possibilidade de produzir uma estratégia de aprender e ensinar ciências através das perguntas-máquinas das crianças (DELEUZE; GUATTARI, 1997). Essa investigação foi desenvolvida em espaços onde se atua como docente em disciplinas de cunho metodológico em ciências naturais, consistindo em incitar os/as acadêmicos/as sobre que tipo de relação eles/as estabelecem com as ciências naturais, experimentando possibilidades de serem afetados/as por perguntas-crianças. Não se deseja defender o aperfeiçoamento de aulas ou um melhoramento de estratégias de ensino, mas de encontrar na pergunta-criança uma potência para explorar outras possibilidades de movimentar as práticas de futuros professores, de aprenderem e ensinarem ciências para crianças.Revista Tempos e Espaços em Educação2018-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/692110.20952/revtee.v11i25.6921Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 25 (2018): Abril-Junho; 213-226Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 25 (2018): Abril-Junho; 213-226Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 25 (2018): Abril-Junho; 213-226Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 25 (2018): Abril-Junho; 213-2262358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6921/pdfCopyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDalmaso, Alice Copettide Oliveira, Marilda OliveiraCorrêa, Guilherme Carlos2022-02-11T10:07:50Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/6921Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-11T10:07:50Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv PERGUNTA-CRIANÇA: UMA ESTRATÉGIA DE APRENDER (E ENSINAR) CIÊNCIAS
title PERGUNTA-CRIANÇA: UMA ESTRATÉGIA DE APRENDER (E ENSINAR) CIÊNCIAS
spellingShingle PERGUNTA-CRIANÇA: UMA ESTRATÉGIA DE APRENDER (E ENSINAR) CIÊNCIAS
Dalmaso, Alice Copetti
title_short PERGUNTA-CRIANÇA: UMA ESTRATÉGIA DE APRENDER (E ENSINAR) CIÊNCIAS
title_full PERGUNTA-CRIANÇA: UMA ESTRATÉGIA DE APRENDER (E ENSINAR) CIÊNCIAS
title_fullStr PERGUNTA-CRIANÇA: UMA ESTRATÉGIA DE APRENDER (E ENSINAR) CIÊNCIAS
title_full_unstemmed PERGUNTA-CRIANÇA: UMA ESTRATÉGIA DE APRENDER (E ENSINAR) CIÊNCIAS
title_sort PERGUNTA-CRIANÇA: UMA ESTRATÉGIA DE APRENDER (E ENSINAR) CIÊNCIAS
author Dalmaso, Alice Copetti
author_facet Dalmaso, Alice Copetti
de Oliveira, Marilda Oliveira
Corrêa, Guilherme Carlos
author_role author
author2 de Oliveira, Marilda Oliveira
Corrêa, Guilherme Carlos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalmaso, Alice Copetti
de Oliveira, Marilda Oliveira
Corrêa, Guilherme Carlos
description Crianças abalam teorias, problemas, verdades, as formas e fôrmas. Inspirado num modo de pensar-criança é que estes escritos se resumem em compartilhar sobre um processo investigativo o qual apresenta como foco a possibilidade de produzir uma estratégia de aprender e ensinar ciências através das perguntas-máquinas das crianças (DELEUZE; GUATTARI, 1997). Essa investigação foi desenvolvida em espaços onde se atua como docente em disciplinas de cunho metodológico em ciências naturais, consistindo em incitar os/as acadêmicos/as sobre que tipo de relação eles/as estabelecem com as ciências naturais, experimentando possibilidades de serem afetados/as por perguntas-crianças. Não se deseja defender o aperfeiçoamento de aulas ou um melhoramento de estratégias de ensino, mas de encontrar na pergunta-criança uma potência para explorar outras possibilidades de movimentar as práticas de futuros professores, de aprenderem e ensinarem ciências para crianças.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6921
10.20952/revtee.v11i25.6921
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6921
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v11i25.6921
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6921/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 25 (2018): Abril-Junho; 213-226
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 25 (2018): Abril-Junho; 213-226
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 25 (2018): Abril-Junho; 213-226
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 25 (2018): Abril-Junho; 213-226
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875181794033664