O adoecimento psíquico em jovens universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rufato, Fabrício Duim
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rossetto, Elisabeth, Wilkon, Nickson Willian Vedigal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16903
Resumo: Estudos alertam para o aumento significativo nas últimas décadas de jovens com transtornos mentais e tentativas de suicídio. A maioria dos transtornos mentais entre adolescentes e jovens não são diagnosticados e nem tratados, sendo o suicídio uma das principais causas de mortes entre jovens de 15 a 29 anos. A universidade vem enfrentando diversos problemas com adoecimento mental dos acadêmicos, como por exemplo, aumento do uso de psicofármacos, alta demanda de procura em atendimento psicológico fornecido pela instituição, abandono dos estudos, transtornos mentais graves e até tentativa de suicídio. Com isso, este estudo objetivou realizar um levantamento dos estudos dos últimos cinco anos (2016-2021) sobre o tema. Utilizou-se as seguintes palavras-chaves para a busca: saúde mental; universitários; adoecimento psíquico, e foram selecionados 22 estudos. Como resultado observamos que há um número expressivo de jovens adoecidos mentalmente, com índices altos de uso de medicamento psicotrópico, além de consumo de álcool e drogas. Também evidenciamos que algumas instituições do ensino superior têm desenvolvido estudos pilotos com diferentes abordagens para atender essa demanda de estudantes adoecidos. No entanto, ainda são poucos estudos, e que não há apoio da própria gestão da instituição, como também falta profissionais e recursos financeiros.
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spelling O adoecimento psíquico em jovens universitáriosPsychic illness in young university studentsLa enfermedad mental en estudiantes universitariosCollege studentsMental healthPsychic illnessEnfermedad psíquicaEstudiantes universitáriosSalud mentalAdoecimento psíquicoSaúde mentalUniversitáriosEstudos alertam para o aumento significativo nas últimas décadas de jovens com transtornos mentais e tentativas de suicídio. A maioria dos transtornos mentais entre adolescentes e jovens não são diagnosticados e nem tratados, sendo o suicídio uma das principais causas de mortes entre jovens de 15 a 29 anos. A universidade vem enfrentando diversos problemas com adoecimento mental dos acadêmicos, como por exemplo, aumento do uso de psicofármacos, alta demanda de procura em atendimento psicológico fornecido pela instituição, abandono dos estudos, transtornos mentais graves e até tentativa de suicídio. Com isso, este estudo objetivou realizar um levantamento dos estudos dos últimos cinco anos (2016-2021) sobre o tema. Utilizou-se as seguintes palavras-chaves para a busca: saúde mental; universitários; adoecimento psíquico, e foram selecionados 22 estudos. Como resultado observamos que há um número expressivo de jovens adoecidos mentalmente, com índices altos de uso de medicamento psicotrópico, além de consumo de álcool e drogas. Também evidenciamos que algumas instituições do ensino superior têm desenvolvido estudos pilotos com diferentes abordagens para atender essa demanda de estudantes adoecidos. No entanto, ainda são poucos estudos, e que não há apoio da própria gestão da instituição, como também falta profissionais e recursos financeiros.Los estudios alertan sobre el aumento significativo en las últimas décadas de jóvenes con trastornos mentales e intentos de suicidio. La mayoría de los trastornos mentales entre los adolescentes y los jóvenes no se diagnostican ni se tratan, siendo el suicidio una de las principales causas de muerte entre los jóvenes de 15 a 29 años. La universidad ha enfrentado varios problemas con la enfermedad mental de los estudiantes, como un mayor uso de psicofármacos, alta demanda de atención psicológica brindada por la institución, deserción escolar, trastornos mentales graves e incluso intentos de suicidio. Así, este estudio tuvo como objetivo relevar los estudios de los últimos cinco años (2016-2021) sobre el tema. Se utilizaron las siguientes palabras clave para la búsqueda: salud mental; Estudiantes universitarios; enfermedad mental, y se seleccionaron 22 estudios. Como resultado, observamos que existe un número significativo de jóvenes con enfermedades mentales, con altas tasas de uso de psicofármacos, además del consumo de alcohol y drogas. También mostramos que algunas instituciones de educación superior han desarrollado estudios piloto con diferentes enfoques para satisfacer esta demanda de estudiantes enfermos. Sin embargo, aún existen pocos estudios, y no hay apoyo de la propia gestión de la institución, así como falta de profesionales y recursos económicos.Studies alert to the significant increase in recent decades of young people with mental disorders and suicide attempts. Most mental disorders among adolescents and young people are undiagnosed and untreated, with suicide being one of the main causes of death among young people aged 15 to 29 years. The university has been facing several problems with students' mental illness, such as increased use of psychotropic drugs, high demand for psychological care provided by the institution, school dropouts, severe mental disorders and even attempted suicide. Thus, this study aimed to survey the studies of the last five years (2016-2021) on the subject. The following keywords were used for the search: mental health; College students; mental illness, and 22 studies were selected. As a result, we observed that there is a significant number of mentally ill young people, with high rates of psychotropic medication use, in addition to alcohol and drug consumption. We also show that some higher education institutions have developed pilot studies with different approaches to meet this demand from sick students. However, there are still few studies, and there is no support from the institution's own management, as well as a lack of professionals and financial resources.Revista Tempos e Espaços em Educação2022-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1690310.20952/revtee.v15i34.16903Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 Núm. 34 (2022): Publicação Contínua; e16903Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No 34 (2022): Publicação Contínua; e16903Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 15 n. 34 (2022): Publicação Contínua; e16903Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No. 34 (2022): Publicação Contínua; e169032358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16903/12613https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16903/13961Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRufato, Fabrício Duim Rossetto, ElisabethWilkon, Nickson Willian Vedigal 2023-06-06T01:17:05Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/16903Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2023-06-06T01:17:05Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
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