Transgredir para Empoderar - O Empoderamento das Jovens Mulheres pela Educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/4967 |
Resumo: | Este trabalho é a base científica, e também podemos dizer, ideológica, de um relatório solicitado pelo Parlamento Europeu à Comissão dos Direitos das Mulheres e da Igualdade dos Géneros que pretende assegurar uma educação democrática e a educação para a igualdade dos géneros. Em Setembro de 2015 este relatório foi aprovado como resolução por uma larga maioria parlamentar, apoiando a ideia da educação e do currículo como instrumentos de poder. Acredito que a educação tem um papel fundamental na mudança e que éresponsável pelo desenvolvimento da personalidade e pela criação de ideias que determinam atitudes, acções e perspectivas sobre o mundo, guiando-nos na vida pessoal e influenciando as escolhas profissionais. Este trabalho foi o primeiro momento de reflexão sobre esta questão e mostra o importante papel da investigação em educação e do currículo no âmbito das políticas europeias. |
id |
UFS-3_0f7e94f20265baef6a9299563d9bbd9c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/4967 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Transgredir para Empoderar - O Empoderamento das Jovens Mulheres pela EducaçãoEste trabalho é a base científica, e também podemos dizer, ideológica, de um relatório solicitado pelo Parlamento Europeu à Comissão dos Direitos das Mulheres e da Igualdade dos Géneros que pretende assegurar uma educação democrática e a educação para a igualdade dos géneros. Em Setembro de 2015 este relatório foi aprovado como resolução por uma larga maioria parlamentar, apoiando a ideia da educação e do currículo como instrumentos de poder. Acredito que a educação tem um papel fundamental na mudança e que éresponsável pelo desenvolvimento da personalidade e pela criação de ideias que determinam atitudes, acções e perspectivas sobre o mundo, guiando-nos na vida pessoal e influenciando as escolhas profissionais. Este trabalho foi o primeiro momento de reflexão sobre esta questão e mostra o importante papel da investigação em educação e do currículo no âmbito das políticas europeias.Revista Tempos e Espaços em Educação2016-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/496710.20952/revtee.v9i18.4967Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 Núm. 18 (2016): Janeiro-Abril; 91-98Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 No 18 (2016): Janeiro-Abril; 91-98Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 9 n. 18 (2016): Janeiro-Abril; 91-98Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 No. 18 (2016): Janeiro-Abril; 91-982358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/4967/4101Rodrigues, Lilianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-11T21:17:51Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/4967Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-11T21:17:51Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transgredir para Empoderar - O Empoderamento das Jovens Mulheres pela Educação |
title |
Transgredir para Empoderar - O Empoderamento das Jovens Mulheres pela Educação |
spellingShingle |
Transgredir para Empoderar - O Empoderamento das Jovens Mulheres pela Educação Rodrigues, Liliana |
title_short |
Transgredir para Empoderar - O Empoderamento das Jovens Mulheres pela Educação |
title_full |
Transgredir para Empoderar - O Empoderamento das Jovens Mulheres pela Educação |
title_fullStr |
Transgredir para Empoderar - O Empoderamento das Jovens Mulheres pela Educação |
title_full_unstemmed |
Transgredir para Empoderar - O Empoderamento das Jovens Mulheres pela Educação |
title_sort |
Transgredir para Empoderar - O Empoderamento das Jovens Mulheres pela Educação |
author |
Rodrigues, Liliana |
author_facet |
Rodrigues, Liliana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Liliana |
description |
Este trabalho é a base científica, e também podemos dizer, ideológica, de um relatório solicitado pelo Parlamento Europeu à Comissão dos Direitos das Mulheres e da Igualdade dos Géneros que pretende assegurar uma educação democrática e a educação para a igualdade dos géneros. Em Setembro de 2015 este relatório foi aprovado como resolução por uma larga maioria parlamentar, apoiando a ideia da educação e do currículo como instrumentos de poder. Acredito que a educação tem um papel fundamental na mudança e que éresponsável pelo desenvolvimento da personalidade e pela criação de ideias que determinam atitudes, acções e perspectivas sobre o mundo, guiando-nos na vida pessoal e influenciando as escolhas profissionais. Este trabalho foi o primeiro momento de reflexão sobre esta questão e mostra o importante papel da investigação em educação e do currículo no âmbito das políticas europeias. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/4967 10.20952/revtee.v9i18.4967 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/4967 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v9i18.4967 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/4967/4101 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 Núm. 18 (2016): Janeiro-Abril; 91-98 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 No 18 (2016): Janeiro-Abril; 91-98 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 9 n. 18 (2016): Janeiro-Abril; 91-98 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 No. 18 (2016): Janeiro-Abril; 91-98 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875181392429056 |