Transgredir para Empoderar - O Empoderamento das Jovens Mulheres pela Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Liliana
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/4967
Resumo: Este trabalho é a base científica, e também podemos dizer, ideológica, de um relatório solicitado pelo Parlamento Europeu à Comissão dos Direitos das Mulheres e da Igualdade dos Géneros que pretende assegurar uma educação democrática e a educação para a igualdade dos géneros. Em Setembro de 2015 este relatório foi aprovado como resolução por uma larga maioria parlamentar, apoiando a ideia da educação e do currículo como instrumentos de poder. Acredito que a educação tem um papel fundamental na mudança e que éresponsável pelo desenvolvimento da personalidade e pela criação de ideias que determinam atitudes, acções e perspectivas sobre o mundo, guiando-nos na vida pessoal e influenciando as escolhas profissionais. Este trabalho foi o primeiro momento de reflexão sobre esta questão e mostra o importante papel da investigação em educação e do currículo no âmbito das políticas europeias.
id UFS-3_0f7e94f20265baef6a9299563d9bbd9c
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/4967
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Transgredir para Empoderar - O Empoderamento das Jovens Mulheres pela EducaçãoEste trabalho é a base científica, e também podemos dizer, ideológica, de um relatório solicitado pelo Parlamento Europeu à Comissão dos Direitos das Mulheres e da Igualdade dos Géneros que pretende assegurar uma educação democrática e a educação para a igualdade dos géneros. Em Setembro de 2015 este relatório foi aprovado como resolução por uma larga maioria parlamentar, apoiando a ideia da educação e do currículo como instrumentos de poder. Acredito que a educação tem um papel fundamental na mudança e que éresponsável pelo desenvolvimento da personalidade e pela criação de ideias que determinam atitudes, acções e perspectivas sobre o mundo, guiando-nos na vida pessoal e influenciando as escolhas profissionais. Este trabalho foi o primeiro momento de reflexão sobre esta questão e mostra o importante papel da investigação em educação e do currículo no âmbito das políticas europeias.Revista Tempos e Espaços em Educação2016-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/496710.20952/revtee.v9i18.4967Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 Núm. 18 (2016): Janeiro-Abril; 91-98Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 No 18 (2016): Janeiro-Abril; 91-98Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 9 n. 18 (2016): Janeiro-Abril; 91-98Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 No. 18 (2016): Janeiro-Abril; 91-982358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/4967/4101Rodrigues, Lilianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-11T21:17:51Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/4967Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-11T21:17:51Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Transgredir para Empoderar - O Empoderamento das Jovens Mulheres pela Educação
title Transgredir para Empoderar - O Empoderamento das Jovens Mulheres pela Educação
spellingShingle Transgredir para Empoderar - O Empoderamento das Jovens Mulheres pela Educação
Rodrigues, Liliana
title_short Transgredir para Empoderar - O Empoderamento das Jovens Mulheres pela Educação
title_full Transgredir para Empoderar - O Empoderamento das Jovens Mulheres pela Educação
title_fullStr Transgredir para Empoderar - O Empoderamento das Jovens Mulheres pela Educação
title_full_unstemmed Transgredir para Empoderar - O Empoderamento das Jovens Mulheres pela Educação
title_sort Transgredir para Empoderar - O Empoderamento das Jovens Mulheres pela Educação
author Rodrigues, Liliana
author_facet Rodrigues, Liliana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Liliana
description Este trabalho é a base científica, e também podemos dizer, ideológica, de um relatório solicitado pelo Parlamento Europeu à Comissão dos Direitos das Mulheres e da Igualdade dos Géneros que pretende assegurar uma educação democrática e a educação para a igualdade dos géneros. Em Setembro de 2015 este relatório foi aprovado como resolução por uma larga maioria parlamentar, apoiando a ideia da educação e do currículo como instrumentos de poder. Acredito que a educação tem um papel fundamental na mudança e que éresponsável pelo desenvolvimento da personalidade e pela criação de ideias que determinam atitudes, acções e perspectivas sobre o mundo, guiando-nos na vida pessoal e influenciando as escolhas profissionais. Este trabalho foi o primeiro momento de reflexão sobre esta questão e mostra o importante papel da investigação em educação e do currículo no âmbito das políticas europeias.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/4967
10.20952/revtee.v9i18.4967
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/4967
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v9i18.4967
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/4967/4101
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 Núm. 18 (2016): Janeiro-Abril; 91-98
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 No 18 (2016): Janeiro-Abril; 91-98
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 9 n. 18 (2016): Janeiro-Abril; 91-98
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 No. 18 (2016): Janeiro-Abril; 91-98
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875181392429056