OS PROFESSORES NOS ANÚNCIOS DO JORNAL O PUBLICADOR (1864-1885) DA PARAÍBA
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5892 |
Resumo: | Este trabalho busca dar visibilidade às formas de anúncios que o professor publicava no jornal O Publicador (1864-1869), por compreender a circulação da vida diária, os anúncios revelam-se como parte integrante da vida social. Nessa perspectiva, os anúncios foram tratados como fonte e objeto de pesquisa, tomando como referência a noção de representação de Roger Chartier por entender que os anúncios publicados no jornal não são retratos fiéis da realidade. No Império, configuravam maneiras diversas de atuação e de denominações destinadas ao professor, que permeavam entre estabelecimentos públicos e privados, uma vez que a expressividade do ensino particular e da educação doméstica era mais abrangente. Os anúncios se configuram como formas variadas que avisavam ao público acerca do cotidiano do professor, seja do seu trabalho, seja da venda de seu produto, como o livro didático. |
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OS PROFESSORES NOS ANÚNCIOS DO JORNAL O PUBLICADOR (1864-1885) DA PARAÍBAEste trabalho busca dar visibilidade às formas de anúncios que o professor publicava no jornal O Publicador (1864-1869), por compreender a circulação da vida diária, os anúncios revelam-se como parte integrante da vida social. Nessa perspectiva, os anúncios foram tratados como fonte e objeto de pesquisa, tomando como referência a noção de representação de Roger Chartier por entender que os anúncios publicados no jornal não são retratos fiéis da realidade. No Império, configuravam maneiras diversas de atuação e de denominações destinadas ao professor, que permeavam entre estabelecimentos públicos e privados, uma vez que a expressividade do ensino particular e da educação doméstica era mais abrangente. Os anúncios se configuram como formas variadas que avisavam ao público acerca do cotidiano do professor, seja do seu trabalho, seja da venda de seu produto, como o livro didático. Revista Tempos e Espaços em Educação2017-05-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/589210.20952/revtee.v10i22.5892Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 Núm. 22 (2017): Maio-Agosto; 93-104Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No 22 (2017): Maio-Agosto; 93-104Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 10 n. 22 (2017): Maio-Agosto; 93-104Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No. 22 (2017): Maio-Agosto; 93-1042358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5892/pdfCopyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Camila AlmeidaSena, Fabiana2022-02-11T13:08:24Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/5892Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-11T13:08:24Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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