El humanismo filosófico en la región NOA-Argentina: sus proyecciones en la educación universitaria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guzzi, Jose
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Elías, Gloria Silvana, Carabajal, Leonardo Gustavo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13696
Resumo: O artigo investiga a presença do movimento humanista ocidental na formação de intelectuais dos séculos 20 e 21 na região norte da Argentina, com base em uma análise dos humanismos propostos por três filósofos icônicos em seu papel de professores universitários, a saber: Alberto Rougès, Samuel Schkolnik e Gaspar Risco Fernández. Nosso objetivo é valorizar o que cada um entendeu como uma condição humana e, a partir daí, eles levaram uma vida intelectual comprometida com o que era uma sociedade possível para nossa região e nossa educação.
id UFS-3_15be828adf5a00391efa35ca154288db
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/13696
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling El humanismo filosófico en la región NOA-Argentina: sus proyecciones en la educación universitariaHumanismo filosófico na região NOA-Argentina: suas projeções no ensino universitário L'humanisme philosophique dans la région NOA-Argentine: ses projections dans l'enseignement universitairePhilosophical humanism in the NOA-Argentina region: its projections in university educationHumanismo. Educación. Rougès. Schkolnik. Risco FernándezO artigo investiga a presença do movimento humanista ocidental na formação de intelectuais dos séculos 20 e 21 na região norte da Argentina, com base em uma análise dos humanismos propostos por três filósofos icônicos em seu papel de professores universitários, a saber: Alberto Rougès, Samuel Schkolnik e Gaspar Risco Fernández. Nosso objetivo é valorizar o que cada um entendeu como uma condição humana e, a partir daí, eles levaram uma vida intelectual comprometida com o que era uma sociedade possível para nossa região e nossa educação.The paper investigates the presence of the western humanist movement in the training of intellectuals of the 20th and 21st centuries in the Northern region of Argentina, based on an analysis of the humanisms proposed by three iconic philosophers in their role as university teachers, namely: Alberto Rougès, Samuel Schkolnik and Gaspar Risco Fernández. Our purpose is to value what each one understood as a human condition, and how, based on this, they carried out an intellectual life committed to what was a possible society for our region and our education.El escrito indaga sobre la presencia del movimiento humanista occidental en la formación de los intelectuales de los siglos XX y XXI en la región Norte de Argentina, a partir de analizar los humanismos que propusieron tres filósofos icónicos en su rol como docentes universitarios, a saber: Alberto Rougès, Samuel Schkolnik y Gaspar Risco Fernández. Nuestro propósito es poner en valor lo que cada uno entendió por condición humana, y cómo a partir de ello, llevaron a cabo una vida intelectual comprometida con lo que fuera una sociedad posible para nuestra región y nuestra educación.Revista Tempos e Espaços em Educação2020-06-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1369610.20952/revtee.v13i32.13696Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-18Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-18Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-18Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-182358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSspahttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13696/10662Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuzzi, JoseElías, Gloria SilvanaCarabajal, Leonardo Gustavo2022-02-13T19:01:58Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/13696Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T19:01:58Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv El humanismo filosófico en la región NOA-Argentina: sus proyecciones en la educación universitaria
Humanismo filosófico na região NOA-Argentina: suas projeções no ensino universitário
L'humanisme philosophique dans la région NOA-Argentine: ses projections dans l'enseignement universitaire
Philosophical humanism in the NOA-Argentina region: its projections in university education
title El humanismo filosófico en la región NOA-Argentina: sus proyecciones en la educación universitaria
spellingShingle El humanismo filosófico en la región NOA-Argentina: sus proyecciones en la educación universitaria
Guzzi, Jose
Humanismo. Educación. Rougès. Schkolnik. Risco Fernández
title_short El humanismo filosófico en la región NOA-Argentina: sus proyecciones en la educación universitaria
title_full El humanismo filosófico en la región NOA-Argentina: sus proyecciones en la educación universitaria
title_fullStr El humanismo filosófico en la región NOA-Argentina: sus proyecciones en la educación universitaria
title_full_unstemmed El humanismo filosófico en la región NOA-Argentina: sus proyecciones en la educación universitaria
title_sort El humanismo filosófico en la región NOA-Argentina: sus proyecciones en la educación universitaria
author Guzzi, Jose
author_facet Guzzi, Jose
Elías, Gloria Silvana
Carabajal, Leonardo Gustavo
author_role author
author2 Elías, Gloria Silvana
Carabajal, Leonardo Gustavo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guzzi, Jose
Elías, Gloria Silvana
Carabajal, Leonardo Gustavo
dc.subject.por.fl_str_mv Humanismo. Educación. Rougès. Schkolnik. Risco Fernández
topic Humanismo. Educación. Rougès. Schkolnik. Risco Fernández
description O artigo investiga a presença do movimento humanista ocidental na formação de intelectuais dos séculos 20 e 21 na região norte da Argentina, com base em uma análise dos humanismos propostos por três filósofos icônicos em seu papel de professores universitários, a saber: Alberto Rougès, Samuel Schkolnik e Gaspar Risco Fernández. Nosso objetivo é valorizar o que cada um entendeu como uma condição humana e, a partir daí, eles levaram uma vida intelectual comprometida com o que era uma sociedade possível para nossa região e nossa educação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13696
10.20952/revtee.v13i32.13696
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13696
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v13i32.13696
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13696/10662
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-18
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-18
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-18
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-18
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875182895038464