A instrução da fêmea: a educação da mulher brasileira no século XIX
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2961 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar a inserção da figura feminina nos ambientes educacionais durante o século XIX, quando o Brasil viveu seu período Imperial. Para tanto, as principais fontes utilizadas foram obras relacionadas ao tema, a partir de uma abordagem histórica, especialmente aquelas que dessem maior ênfase à participação da mulher e as transformações do seu papel no seio social, destacando-se, entre elas, DEL PRIORI (2000), FOLLADOR (2009), FREYRE (2006), HAIDAR (2008) e LOURO (1997). A partir das salutares tentativas de mudança no trato com a mulher que ocorreram desde o final do século XVIII, o modo como foi concebida a participação da mulher na sociedade brasileira transformou-se largamente, especialmente a partir das modificações que reestruturaram a organização social, com a intensificação da industrialização, o refinamento da ciência e o remodelamento político no país. Com isso, o que legitimará o paulatino aumento da presença feminina nas mais variadas instâncias desta sociedade é a educação que a ela será oferecida a partir do momento que a mulher deixa de se limitar aos espaços privados e passa assim a ingressar também nas mais variadas esferas públicas da sociedade. Portanto, utilizar como fonte de pesquisa as referências basilares que fornecem a fundamentação necessária para tal análise permite-nos compreender mais sistematicamente como se deu este processo. |
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A instrução da fêmea: a educação da mulher brasileira no século XIXEste artigo tem como objetivo analisar a inserção da figura feminina nos ambientes educacionais durante o século XIX, quando o Brasil viveu seu período Imperial. Para tanto, as principais fontes utilizadas foram obras relacionadas ao tema, a partir de uma abordagem histórica, especialmente aquelas que dessem maior ênfase à participação da mulher e as transformações do seu papel no seio social, destacando-se, entre elas, DEL PRIORI (2000), FOLLADOR (2009), FREYRE (2006), HAIDAR (2008) e LOURO (1997). A partir das salutares tentativas de mudança no trato com a mulher que ocorreram desde o final do século XVIII, o modo como foi concebida a participação da mulher na sociedade brasileira transformou-se largamente, especialmente a partir das modificações que reestruturaram a organização social, com a intensificação da industrialização, o refinamento da ciência e o remodelamento político no país. Com isso, o que legitimará o paulatino aumento da presença feminina nas mais variadas instâncias desta sociedade é a educação que a ela será oferecida a partir do momento que a mulher deixa de se limitar aos espaços privados e passa assim a ingressar também nas mais variadas esferas públicas da sociedade. Portanto, utilizar como fonte de pesquisa as referências basilares que fornecem a fundamentação necessária para tal análise permite-nos compreender mais sistematicamente como se deu este processo.Revista Tempos e Espaços em Educação2014-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/296110.20952/revtee.v0i0.2961Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 Núm. 12 (2014): Janeiro-Abril; 137-150Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No 12 (2014): Janeiro-Abril; 137-150Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 7 n. 12 (2014): Janeiro-Abril; 137-150Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No. 12 (2014): Janeiro-Abril; 137-1502358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2961/2606Santana, Ramon Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-13T18:57:53Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2961Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T18:57:53Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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