Gênero, sexualidade e educação: perspectivas em debate
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2962 |
Resumo: | O presente artigo analisa a reprodução das relações de gênero no âmbito da relação homoafetiva, possibilitando uma reflexão acerca do que é ser homem e do que é ser mulher e seus respectivos papéis na sociedade e na família e problematiza as relações existentes entre gênero e sexualidade na educação. A pesquisa tem por objetivo problematizar as relações existentes entre gênero e sexualidade na educação, a partir da perspectiva dos Estudos Culturais e dos Estudos Feministas, tendo como marco teórico a abordagem pós-estruturalista de análise e adota-se como ideias norteadoras a mulher lésbica na relação homoafetiva, o que ela anseia e as maneiras que tem encontrado para driblar o preconceito, a rejeição, a agressividade e o decesso às políticas públicas para essas mulheres. A pesquisa teve como sujeitos quatro mulheres que se intitulam lésbicas e com o intento de fazer esta investigação foram utilizados os meses de setembro, outubro e novembro de dois mil e dez, tendo como locus o município de Itaporanga d’Ajuda/Se. |
id |
UFS-3_28ad6e7cc6b398119ccbf3d7fd74db72 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2962 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Gênero, sexualidade e educação: perspectivas em debateO presente artigo analisa a reprodução das relações de gênero no âmbito da relação homoafetiva, possibilitando uma reflexão acerca do que é ser homem e do que é ser mulher e seus respectivos papéis na sociedade e na família e problematiza as relações existentes entre gênero e sexualidade na educação. A pesquisa tem por objetivo problematizar as relações existentes entre gênero e sexualidade na educação, a partir da perspectiva dos Estudos Culturais e dos Estudos Feministas, tendo como marco teórico a abordagem pós-estruturalista de análise e adota-se como ideias norteadoras a mulher lésbica na relação homoafetiva, o que ela anseia e as maneiras que tem encontrado para driblar o preconceito, a rejeição, a agressividade e o decesso às políticas públicas para essas mulheres. A pesquisa teve como sujeitos quatro mulheres que se intitulam lésbicas e com o intento de fazer esta investigação foram utilizados os meses de setembro, outubro e novembro de dois mil e dez, tendo como locus o município de Itaporanga d’Ajuda/Se.Revista Tempos e Espaços em Educação2014-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/296210.20952/revtee.v0i0.2962Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 Núm. 12 (2014): Janeiro-Abril; 151-168Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No 12 (2014): Janeiro-Abril; 151-168Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 7 n. 12 (2014): Janeiro-Abril; 151-168Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No. 12 (2014): Janeiro-Abril; 151-1682358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2962/2607de Santana, Anabela Maurícioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-13T18:57:53Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2962Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T18:57:53Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gênero, sexualidade e educação: perspectivas em debate |
title |
Gênero, sexualidade e educação: perspectivas em debate |
spellingShingle |
Gênero, sexualidade e educação: perspectivas em debate de Santana, Anabela Maurício |
title_short |
Gênero, sexualidade e educação: perspectivas em debate |
title_full |
Gênero, sexualidade e educação: perspectivas em debate |
title_fullStr |
Gênero, sexualidade e educação: perspectivas em debate |
title_full_unstemmed |
Gênero, sexualidade e educação: perspectivas em debate |
title_sort |
Gênero, sexualidade e educação: perspectivas em debate |
author |
de Santana, Anabela Maurício |
author_facet |
de Santana, Anabela Maurício |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Santana, Anabela Maurício |
description |
O presente artigo analisa a reprodução das relações de gênero no âmbito da relação homoafetiva, possibilitando uma reflexão acerca do que é ser homem e do que é ser mulher e seus respectivos papéis na sociedade e na família e problematiza as relações existentes entre gênero e sexualidade na educação. A pesquisa tem por objetivo problematizar as relações existentes entre gênero e sexualidade na educação, a partir da perspectiva dos Estudos Culturais e dos Estudos Feministas, tendo como marco teórico a abordagem pós-estruturalista de análise e adota-se como ideias norteadoras a mulher lésbica na relação homoafetiva, o que ela anseia e as maneiras que tem encontrado para driblar o preconceito, a rejeição, a agressividade e o decesso às políticas públicas para essas mulheres. A pesquisa teve como sujeitos quatro mulheres que se intitulam lésbicas e com o intento de fazer esta investigação foram utilizados os meses de setembro, outubro e novembro de dois mil e dez, tendo como locus o município de Itaporanga d’Ajuda/Se. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2962 10.20952/revtee.v0i0.2962 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2962 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v0i0.2962 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2962/2607 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 Núm. 12 (2014): Janeiro-Abril; 151-168 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No 12 (2014): Janeiro-Abril; 151-168 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 7 n. 12 (2014): Janeiro-Abril; 151-168 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No. 12 (2014): Janeiro-Abril; 151-168 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875180995018752 |