A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E CIDADANIA EM PAULO FREIRE E DERMEVAL SAVIANI: REFLEXÕES SOB A ÓTICA DE HANNAH ARENDT
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7134 |
Resumo: | O presente texto, de cunho bibliográfico, analisa a relação existente entre a educação e o conceito de cidadania em obras representativas de Paulo Freire e Dermeval Saviani, a fim de problematizá-la sob a ótica de Hannah Arendt. Para que este propósito seja alcançado definiu-se três objetivos específicos: I) Analisar a relação entre a educação e cidadania em Paulo Freire; II) Analisar a relação que se estabelece entre a educação e cidadania em Dermeval Saviani; III) Analisar e problematizar a relação entre educação e cidadania à luz das reflexões de Hannah Arendt. Nessa direção, pode-se concluir que o projeto de Freire e Saviani de “formar cidadãos”, não parece adequado, pois apostar que isso possa ser garantido nos limites de um processo educativo, pode ser excessivo e mesmo não desejável. Logo, sendo a cidadania uma dimensão do agir político, transportar isso para a esfera educacional é “arrancar”, de certo modo, a oportunidade do novo e imprevisível em cada aluno, como se fosse possível e desejável antecipar as possibilidades de deliberação dos futuros cidadãos. |
id |
UFS-3_2f84dc6577f162f33d5f4047886fe29a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/7134 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E CIDADANIA EM PAULO FREIRE E DERMEVAL SAVIANI: REFLEXÕES SOB A ÓTICA DE HANNAH ARENDTO presente texto, de cunho bibliográfico, analisa a relação existente entre a educação e o conceito de cidadania em obras representativas de Paulo Freire e Dermeval Saviani, a fim de problematizá-la sob a ótica de Hannah Arendt. Para que este propósito seja alcançado definiu-se três objetivos específicos: I) Analisar a relação entre a educação e cidadania em Paulo Freire; II) Analisar a relação que se estabelece entre a educação e cidadania em Dermeval Saviani; III) Analisar e problematizar a relação entre educação e cidadania à luz das reflexões de Hannah Arendt. Nessa direção, pode-se concluir que o projeto de Freire e Saviani de “formar cidadãos”, não parece adequado, pois apostar que isso possa ser garantido nos limites de um processo educativo, pode ser excessivo e mesmo não desejável. Logo, sendo a cidadania uma dimensão do agir político, transportar isso para a esfera educacional é “arrancar”, de certo modo, a oportunidade do novo e imprevisível em cada aluno, como se fosse possível e desejável antecipar as possibilidades de deliberação dos futuros cidadãos. Revista Tempos e Espaços em Educação2018-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/713410.20952/revtee.v11i26.7134Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 26 (2018): Julho-Setembro; 219-240Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 26 (2018): Julho-Setembro; 219-240Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 26 (2018): Julho-Setembro; 219-240Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 26 (2018): Julho-Setembro; 219-2402358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7134/pdfCopyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchütz, Jenerton ArlanFensterseifer, Paulo Evaldo2022-02-10T17:07:53Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/7134Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-10T17:07:53Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E CIDADANIA EM PAULO FREIRE E DERMEVAL SAVIANI: REFLEXÕES SOB A ÓTICA DE HANNAH ARENDT |
title |
A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E CIDADANIA EM PAULO FREIRE E DERMEVAL SAVIANI: REFLEXÕES SOB A ÓTICA DE HANNAH ARENDT |
spellingShingle |
A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E CIDADANIA EM PAULO FREIRE E DERMEVAL SAVIANI: REFLEXÕES SOB A ÓTICA DE HANNAH ARENDT Schütz, Jenerton Arlan |
title_short |
A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E CIDADANIA EM PAULO FREIRE E DERMEVAL SAVIANI: REFLEXÕES SOB A ÓTICA DE HANNAH ARENDT |
title_full |
A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E CIDADANIA EM PAULO FREIRE E DERMEVAL SAVIANI: REFLEXÕES SOB A ÓTICA DE HANNAH ARENDT |
title_fullStr |
A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E CIDADANIA EM PAULO FREIRE E DERMEVAL SAVIANI: REFLEXÕES SOB A ÓTICA DE HANNAH ARENDT |
title_full_unstemmed |
A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E CIDADANIA EM PAULO FREIRE E DERMEVAL SAVIANI: REFLEXÕES SOB A ÓTICA DE HANNAH ARENDT |
title_sort |
A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E CIDADANIA EM PAULO FREIRE E DERMEVAL SAVIANI: REFLEXÕES SOB A ÓTICA DE HANNAH ARENDT |
author |
Schütz, Jenerton Arlan |
author_facet |
Schütz, Jenerton Arlan Fensterseifer, Paulo Evaldo |
author_role |
author |
author2 |
Fensterseifer, Paulo Evaldo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schütz, Jenerton Arlan Fensterseifer, Paulo Evaldo |
description |
O presente texto, de cunho bibliográfico, analisa a relação existente entre a educação e o conceito de cidadania em obras representativas de Paulo Freire e Dermeval Saviani, a fim de problematizá-la sob a ótica de Hannah Arendt. Para que este propósito seja alcançado definiu-se três objetivos específicos: I) Analisar a relação entre a educação e cidadania em Paulo Freire; II) Analisar a relação que se estabelece entre a educação e cidadania em Dermeval Saviani; III) Analisar e problematizar a relação entre educação e cidadania à luz das reflexões de Hannah Arendt. Nessa direção, pode-se concluir que o projeto de Freire e Saviani de “formar cidadãos”, não parece adequado, pois apostar que isso possa ser garantido nos limites de um processo educativo, pode ser excessivo e mesmo não desejável. Logo, sendo a cidadania uma dimensão do agir político, transportar isso para a esfera educacional é “arrancar”, de certo modo, a oportunidade do novo e imprevisível em cada aluno, como se fosse possível e desejável antecipar as possibilidades de deliberação dos futuros cidadãos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7134 10.20952/revtee.v11i26.7134 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7134 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v11i26.7134 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7134/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 26 (2018): Julho-Setembro; 219-240 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 26 (2018): Julho-Setembro; 219-240 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 26 (2018): Julho-Setembro; 219-240 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 26 (2018): Julho-Setembro; 219-240 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875181799276544 |