Uma atividade de educação ambiental em espaço não formal: potencialidades do uso de bacias hidrográficas
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/4037 |
Resumo: | Este trabalho se propõe a avaliar as potencialidades de uma atividade pedagógica em bacia hidrográfica, atuando como espaço não formal de educação. Estudantes da educação básica, do município de Seropédica (RJ), visitaram quatro trechos de duas bacias hidrográficas. Em campo, os estudantes foram convidados a observar e a debater sobre o conceito de bacia hidrográfica e seus aspectos socioambientais. A construção do conhecimento apoiou-se nas teorias construtivistas e sociointeracionistas. As reflexões teórico-metodológicas são de cunho qualitativo e quantitativo. Através de questionários e diálogos revelou-se que os estudantes reduzem a bacia hidrográfica a um conjunto de água para o consumo humano, refletindo uma concepção utilitarista e antropocêntrica do meio ambiente. Foi observado que durante atividade os estudantes construíram conceitos novos e um entendimento mais amplo de diversos aspectos relacionados à bacia hidrográfica. |
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Uma atividade de educação ambiental em espaço não formal: potencialidades do uso de bacias hidrográficasEste trabalho se propõe a avaliar as potencialidades de uma atividade pedagógica em bacia hidrográfica, atuando como espaço não formal de educação. Estudantes da educação básica, do município de Seropédica (RJ), visitaram quatro trechos de duas bacias hidrográficas. Em campo, os estudantes foram convidados a observar e a debater sobre o conceito de bacia hidrográfica e seus aspectos socioambientais. A construção do conhecimento apoiou-se nas teorias construtivistas e sociointeracionistas. As reflexões teórico-metodológicas são de cunho qualitativo e quantitativo. Através de questionários e diálogos revelou-se que os estudantes reduzem a bacia hidrográfica a um conjunto de água para o consumo humano, refletindo uma concepção utilitarista e antropocêntrica do meio ambiente. Foi observado que durante atividade os estudantes construíram conceitos novos e um entendimento mais amplo de diversos aspectos relacionados à bacia hidrográfica.Revista Tempos e Espaços em Educação2015-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/403710.20952/revtee.v0i0.4037Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 Núm. 16 (2015): Maio-Agosto; 109-124Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No 16 (2015): Maio-Agosto; 109-124Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 8 n. 16 (2015): Maio-Agosto; 109-124Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No. 16 (2015): Maio-Agosto; 109-1242358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/4037/3340Pinto, Benjamin Carvalho TeixeiraBorges, Joyce Liz Costainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-13T19:00:38Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/4037Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T19:00:38Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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