Uma atividade de educação ambiental em espaço não formal: potencialidades do uso de bacias hidrográficas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Borges, Joyce Liz Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/4037
Resumo: Este trabalho se propõe a avaliar as potencialidades de uma atividade pedagógica em bacia hidrográfica, atuando como espaço não formal de educação. Estudantes da educação básica, do município de Seropédica (RJ), visitaram quatro trechos de duas bacias hidrográficas. Em campo, os estudantes foram convidados a observar e a debater sobre o conceito de bacia hidrográfica e seus aspectos socioambientais. A construção do conhecimento apoiou-se nas teorias construtivistas e sociointeracionistas. As reflexões teórico-metodológicas são de cunho qualitativo e quantitativo. Através de questionários e diálogos revelou-se que os estudantes reduzem a bacia hidrográfica a um conjunto de água para o consumo humano, refletindo uma concepção utilitarista e antropocêntrica do meio ambiente. Foi observado que durante atividade os estudantes construíram conceitos novos e um entendimento mais amplo de diversos aspectos relacionados à bacia hidrográfica.
id UFS-3_329c07b1285cbfd6437db45bb9a7cabe
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/4037
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Uma atividade de educação ambiental em espaço não formal: potencialidades do uso de bacias hidrográficasEste trabalho se propõe a avaliar as potencialidades de uma atividade pedagógica em bacia hidrográfica, atuando como espaço não formal de educação. Estudantes da educação básica, do município de Seropédica (RJ), visitaram quatro trechos de duas bacias hidrográficas. Em campo, os estudantes foram convidados a observar e a debater sobre o conceito de bacia hidrográfica e seus aspectos socioambientais. A construção do conhecimento apoiou-se nas teorias construtivistas e sociointeracionistas. As reflexões teórico-metodológicas são de cunho qualitativo e quantitativo. Através de questionários e diálogos revelou-se que os estudantes reduzem a bacia hidrográfica a um conjunto de água para o consumo humano, refletindo uma concepção utilitarista e antropocêntrica do meio ambiente. Foi observado que durante atividade os estudantes construíram conceitos novos e um entendimento mais amplo de diversos aspectos relacionados à bacia hidrográfica.Revista Tempos e Espaços em Educação2015-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/403710.20952/revtee.v0i0.4037Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 Núm. 16 (2015): Maio-Agosto; 109-124Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No 16 (2015): Maio-Agosto; 109-124Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 8 n. 16 (2015): Maio-Agosto; 109-124Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No. 16 (2015): Maio-Agosto; 109-1242358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/4037/3340Pinto, Benjamin Carvalho TeixeiraBorges, Joyce Liz Costainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-13T19:00:38Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/4037Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T19:00:38Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma atividade de educação ambiental em espaço não formal: potencialidades do uso de bacias hidrográficas
title Uma atividade de educação ambiental em espaço não formal: potencialidades do uso de bacias hidrográficas
spellingShingle Uma atividade de educação ambiental em espaço não formal: potencialidades do uso de bacias hidrográficas
Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira
title_short Uma atividade de educação ambiental em espaço não formal: potencialidades do uso de bacias hidrográficas
title_full Uma atividade de educação ambiental em espaço não formal: potencialidades do uso de bacias hidrográficas
title_fullStr Uma atividade de educação ambiental em espaço não formal: potencialidades do uso de bacias hidrográficas
title_full_unstemmed Uma atividade de educação ambiental em espaço não formal: potencialidades do uso de bacias hidrográficas
title_sort Uma atividade de educação ambiental em espaço não formal: potencialidades do uso de bacias hidrográficas
author Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira
author_facet Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira
Borges, Joyce Liz Costa
author_role author
author2 Borges, Joyce Liz Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira
Borges, Joyce Liz Costa
description Este trabalho se propõe a avaliar as potencialidades de uma atividade pedagógica em bacia hidrográfica, atuando como espaço não formal de educação. Estudantes da educação básica, do município de Seropédica (RJ), visitaram quatro trechos de duas bacias hidrográficas. Em campo, os estudantes foram convidados a observar e a debater sobre o conceito de bacia hidrográfica e seus aspectos socioambientais. A construção do conhecimento apoiou-se nas teorias construtivistas e sociointeracionistas. As reflexões teórico-metodológicas são de cunho qualitativo e quantitativo. Através de questionários e diálogos revelou-se que os estudantes reduzem a bacia hidrográfica a um conjunto de água para o consumo humano, refletindo uma concepção utilitarista e antropocêntrica do meio ambiente. Foi observado que durante atividade os estudantes construíram conceitos novos e um entendimento mais amplo de diversos aspectos relacionados à bacia hidrográfica.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/4037
10.20952/revtee.v0i0.4037
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/4037
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v0i0.4037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/4037/3340
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 Núm. 16 (2015): Maio-Agosto; 109-124
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No 16 (2015): Maio-Agosto; 109-124
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 8 n. 16 (2015): Maio-Agosto; 109-124
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No. 16 (2015): Maio-Agosto; 109-124
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875181355728896