El self curricular como dispositivo para pensar la persistencia en la educación de adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13756 |
Resumo: | Este artigo apresenta os resultados do projeto “Self curricular na educação de adultos: reflexões sobre a persistência no processo formativo,” cujo objetivo principal era reconstruir, por meio de narração oral e escrita, as histórias da vida escolar de estudantes da educação de adultos, destacando as razões do abandono e / ou persistência em seus processos de formação. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, através de um estudo autobiográfico, baseado em Willian Pinar, estudioso do currículo que, desde a década de 1970, introduziu o tema da autobiografia para falar sobre as experiências vividas em torno do currículo. Os resultados revelam que o self curricular é um dispositivo importante para criar pontes entre o subjetivo e o social, favorecendo um entendimento compartilhado sobre as diferentes trajetórias escolares vividas pelos estudantes adultos. Foi uma estratégia para captar o currículo narrativo, revelando as diferentes barreiras enfrentadas pelos estudantes para persistirem nos seus processos formativos. |
id |
UFS-3_33e567185bc7df824f76d90cf4a0caa1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/13756 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
El self curricular como dispositivo para pensar la persistencia en la educación de adultosCurriculum, Adult education, Self-curricular and persistence.Currículum, Educación de adultos, Self curricular y persistenciaCurrículo, Educação de adultos, Self e persistência.Este artigo apresenta os resultados do projeto “Self curricular na educação de adultos: reflexões sobre a persistência no processo formativo,” cujo objetivo principal era reconstruir, por meio de narração oral e escrita, as histórias da vida escolar de estudantes da educação de adultos, destacando as razões do abandono e / ou persistência em seus processos de formação. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, através de um estudo autobiográfico, baseado em Willian Pinar, estudioso do currículo que, desde a década de 1970, introduziu o tema da autobiografia para falar sobre as experiências vividas em torno do currículo. Os resultados revelam que o self curricular é um dispositivo importante para criar pontes entre o subjetivo e o social, favorecendo um entendimento compartilhado sobre as diferentes trajetórias escolares vividas pelos estudantes adultos. Foi uma estratégia para captar o currículo narrativo, revelando as diferentes barreiras enfrentadas pelos estudantes para persistirem nos seus processos formativos. This article presents the results of the project “Curricular self in adult education: reflections on persistence in the training process”, the main objective of which was to reconstruct, through oral and written narration, the stories of adult education students, highlighting their reasons for abandoning and / or persisting in their studies. The methodology used was qualitative in nature drawing on an autobiographical study, based on Pinar, a scholar of the curriculum who introduced the subject of autobiography to talk about lived experiences of the curriculum. The results reveal that the curricular self is an important device to create bridges between the subjective and the social, favoring a shared understanding of the different school trajectories experienced by adult students. It was a strategy to capture the narrative curriculum, revealing the different barriers faced by students to persist in their training processes.El artículo presenta los resultados del proyecto “Self curricular en la educación de adultos: reflexiones sobre persistencia en el proceso formativo” cuyo objetivo era reconstruir, mediante la narración oral y escrita, historias de vida escolar de estudiantes adultos en su proceso de formación, destacando las razones para el abandono y/o persistencia en sus procesos formativos. Se trata de una investigación de naturaleza cualitativa mediante un estudio autobiográfico, basada en la obra de Willliam Pinar, estudioso del currículum que desde los años setenta, introduce el tema de la autobiografía para hablar de las experiencias vividas en torno al currículo. Este dispositivo posibilitó la creación de puentes entre lo subjetivo y lo social, favoreciendo una comprensión compartida de las diferentes trayectorias escolares experimentadas por los estudiantes adultos. Fue una estrategia para capturar el currículum narrativo, revelando las diferentes barreras que enfrentan los estudiantes para persistir en sus procesos de formación.Revista Tempos e Espaços em Educação2020-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1375610.20952/revtee.v13i32.13756Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-18Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-18Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-18Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-182358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSspahttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13756/10703Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDos Santos Costa, GraçaMallows , David Machado de Carvalho , Juliana 2022-02-13T19:01:58Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/13756Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T19:01:58Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
El self curricular como dispositivo para pensar la persistencia en la educación de adultos |
title |
El self curricular como dispositivo para pensar la persistencia en la educación de adultos |
spellingShingle |
El self curricular como dispositivo para pensar la persistencia en la educación de adultos Dos Santos Costa, Graça Curriculum, Adult education, Self-curricular and persistence. Currículum, Educación de adultos, Self curricular y persistencia Currículo, Educação de adultos, Self e persistência. |
title_short |
El self curricular como dispositivo para pensar la persistencia en la educación de adultos |
title_full |
El self curricular como dispositivo para pensar la persistencia en la educación de adultos |
title_fullStr |
El self curricular como dispositivo para pensar la persistencia en la educación de adultos |
title_full_unstemmed |
El self curricular como dispositivo para pensar la persistencia en la educación de adultos |
title_sort |
El self curricular como dispositivo para pensar la persistencia en la educación de adultos |
author |
Dos Santos Costa, Graça |
author_facet |
Dos Santos Costa, Graça Mallows , David Machado de Carvalho , Juliana |
author_role |
author |
author2 |
Mallows , David Machado de Carvalho , Juliana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dos Santos Costa, Graça Mallows , David Machado de Carvalho , Juliana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Curriculum, Adult education, Self-curricular and persistence. Currículum, Educación de adultos, Self curricular y persistencia Currículo, Educação de adultos, Self e persistência. |
topic |
Curriculum, Adult education, Self-curricular and persistence. Currículum, Educación de adultos, Self curricular y persistencia Currículo, Educação de adultos, Self e persistência. |
description |
Este artigo apresenta os resultados do projeto “Self curricular na educação de adultos: reflexões sobre a persistência no processo formativo,” cujo objetivo principal era reconstruir, por meio de narração oral e escrita, as histórias da vida escolar de estudantes da educação de adultos, destacando as razões do abandono e / ou persistência em seus processos de formação. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, através de um estudo autobiográfico, baseado em Willian Pinar, estudioso do currículo que, desde a década de 1970, introduziu o tema da autobiografia para falar sobre as experiências vividas em torno do currículo. Os resultados revelam que o self curricular é um dispositivo importante para criar pontes entre o subjetivo e o social, favorecendo um entendimento compartilhado sobre as diferentes trajetórias escolares vividas pelos estudantes adultos. Foi uma estratégia para captar o currículo narrativo, revelando as diferentes barreiras enfrentadas pelos estudantes para persistirem nos seus processos formativos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13756 10.20952/revtee.v13i32.13756 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13756 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v13i32.13756 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13756/10703 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-18 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-18 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-18 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-18 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875182905524224 |