El self curricular como dispositivo para pensar la persistencia en la educación de adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dos Santos Costa, Graça
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Mallows , David, Machado de Carvalho , Juliana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13756
Resumo: Este artigo apresenta os resultados do projeto “Self curricular na educação de adultos: reflexões sobre a persistência no processo formativo,” cujo objetivo principal era reconstruir, por meio de narração oral e escrita, as histórias da vida escolar de estudantes da educação de adultos, destacando as razões do abandono e / ou persistência em seus processos de formação. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, através de um estudo autobiográfico, baseado em Willian Pinar, estudioso do currículo que, desde a década de 1970, introduziu o tema da autobiografia para falar sobre as experiências vividas em torno do currículo. Os resultados revelam que o self curricular é um dispositivo importante para criar pontes entre o subjetivo e o social, favorecendo um entendimento compartilhado sobre as diferentes trajetórias escolares vividas pelos estudantes adultos. Foi uma estratégia para captar o currículo narrativo, revelando as diferentes barreiras enfrentadas pelos estudantes para persistirem nos seus processos formativos.  
id UFS-3_33e567185bc7df824f76d90cf4a0caa1
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/13756
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling El self curricular como dispositivo para pensar la persistencia en la educación de adultosCurriculum, Adult education, Self-curricular and persistence.Currículum, Educación de adultos, Self curricular y persistenciaCurrículo, Educação de adultos, Self e persistência.Este artigo apresenta os resultados do projeto “Self curricular na educação de adultos: reflexões sobre a persistência no processo formativo,” cujo objetivo principal era reconstruir, por meio de narração oral e escrita, as histórias da vida escolar de estudantes da educação de adultos, destacando as razões do abandono e / ou persistência em seus processos de formação. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, através de um estudo autobiográfico, baseado em Willian Pinar, estudioso do currículo que, desde a década de 1970, introduziu o tema da autobiografia para falar sobre as experiências vividas em torno do currículo. Os resultados revelam que o self curricular é um dispositivo importante para criar pontes entre o subjetivo e o social, favorecendo um entendimento compartilhado sobre as diferentes trajetórias escolares vividas pelos estudantes adultos. Foi uma estratégia para captar o currículo narrativo, revelando as diferentes barreiras enfrentadas pelos estudantes para persistirem nos seus processos formativos.  This article presents the results of the project “Curricular self in adult education: reflections on persistence in the training process”, the main objective of which was to reconstruct, through oral and written narration, the stories of adult education students, highlighting their reasons for abandoning and / or persisting in their studies. The methodology used was qualitative in nature drawing on an autobiographical study, based on Pinar, a scholar of the curriculum who introduced the subject of autobiography to talk about lived experiences of the curriculum. The results reveal that the curricular self is an important device to create bridges between the subjective and the social, favoring a shared understanding of the different school trajectories experienced by adult students. It was a strategy to capture the narrative curriculum, revealing the different barriers faced by students to persist in their training processes.El artículo presenta los resultados del proyecto “Self curricular en la educación de adultos: reflexiones sobre persistencia en el proceso formativo” cuyo objetivo era reconstruir, mediante la narración oral y escrita, historias de vida escolar de estudiantes adultos en su proceso de formación, destacando las razones para el abandono y/o persistencia en sus procesos formativos. Se trata de una investigación de naturaleza cualitativa mediante un estudio autobiográfico, basada en la obra de Willliam Pinar, estudioso del currículum que desde los años setenta, introduce el tema de la autobiografía para hablar de las experiencias vividas en torno al currículo. Este dispositivo posibilitó la creación de puentes entre lo subjetivo y lo social, favoreciendo una comprensión compartida de las diferentes trayectorias escolares experimentadas por los estudiantes adultos. Fue una estrategia para capturar el currículum narrativo, revelando las diferentes barreras que enfrentan los estudiantes para persistir en sus procesos de formación.Revista Tempos e Espaços em Educação2020-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1375610.20952/revtee.v13i32.13756Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-18Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-18Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-18Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-182358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSspahttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13756/10703Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDos Santos Costa, GraçaMallows , David Machado de Carvalho , Juliana 2022-02-13T19:01:58Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/13756Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T19:01:58Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv El self curricular como dispositivo para pensar la persistencia en la educación de adultos
title El self curricular como dispositivo para pensar la persistencia en la educación de adultos
spellingShingle El self curricular como dispositivo para pensar la persistencia en la educación de adultos
Dos Santos Costa, Graça
Curriculum, Adult education, Self-curricular and persistence.
Currículum, Educación de adultos, Self curricular y persistencia
Currículo, Educação de adultos, Self e persistência.
title_short El self curricular como dispositivo para pensar la persistencia en la educación de adultos
title_full El self curricular como dispositivo para pensar la persistencia en la educación de adultos
title_fullStr El self curricular como dispositivo para pensar la persistencia en la educación de adultos
title_full_unstemmed El self curricular como dispositivo para pensar la persistencia en la educación de adultos
title_sort El self curricular como dispositivo para pensar la persistencia en la educación de adultos
author Dos Santos Costa, Graça
author_facet Dos Santos Costa, Graça
Mallows , David
Machado de Carvalho , Juliana
author_role author
author2 Mallows , David
Machado de Carvalho , Juliana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dos Santos Costa, Graça
Mallows , David
Machado de Carvalho , Juliana
dc.subject.por.fl_str_mv Curriculum, Adult education, Self-curricular and persistence.
Currículum, Educación de adultos, Self curricular y persistencia
Currículo, Educação de adultos, Self e persistência.
topic Curriculum, Adult education, Self-curricular and persistence.
Currículum, Educación de adultos, Self curricular y persistencia
Currículo, Educação de adultos, Self e persistência.
description Este artigo apresenta os resultados do projeto “Self curricular na educação de adultos: reflexões sobre a persistência no processo formativo,” cujo objetivo principal era reconstruir, por meio de narração oral e escrita, as histórias da vida escolar de estudantes da educação de adultos, destacando as razões do abandono e / ou persistência em seus processos de formação. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, através de um estudo autobiográfico, baseado em Willian Pinar, estudioso do currículo que, desde a década de 1970, introduziu o tema da autobiografia para falar sobre as experiências vividas em torno do currículo. Os resultados revelam que o self curricular é um dispositivo importante para criar pontes entre o subjetivo e o social, favorecendo um entendimento compartilhado sobre as diferentes trajetórias escolares vividas pelos estudantes adultos. Foi uma estratégia para captar o currículo narrativo, revelando as diferentes barreiras enfrentadas pelos estudantes para persistirem nos seus processos formativos.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13756
10.20952/revtee.v13i32.13756
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13756
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v13i32.13756
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13756/10703
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-18
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-18
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-18
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-18
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875182905524224