Educação em valores: possibilidades e responsabilidades na percepção de docentes que atuam na educação pública do estado do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Lucia
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Clock, Lizie Mendes, Lucas, Lucken Bueno, Passos, Marinez Meneghello
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6167
Resumo: Este artigo apresenta percepções de professores da rede pública de Ponta Grossa, Paraná, em relação à educação em valores. A pesquisa é de natureza qualitativa, com dados coletados por meio de questionários e entrevistas. Com auxílio da análise de conteúdo, foram identificadas categorias nas respostas dos entrevistados relacionadas ao papel da escola, à função do professor, à definição de valores, sua presença na escola e relevância na sociedade, com finalidade de identificar a responsabilização ou não dos professores frente à educação em valores. Os resultados permitiram inferir que os professores desenvolvem uma atitude passiva frente à educação em valores, de não responsabilização, mas consideram a escola um espaço privilegiado para esse empreendimento. No entanto, apontam que a instituição educativa está desempenhando essa função pelo fato de muitas famílias terem declinado dessa responsabilidade que, segundo eles, deve ser compartilhada com os diversos segmentos sociais.
id UFS-3_3a1a1976802d267beba8db5401f31f68
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/6167
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Educação em valores: possibilidades e responsabilidades na percepção de docentes que atuam na educação pública do estado do ParanáEste artigo apresenta percepções de professores da rede pública de Ponta Grossa, Paraná, em relação à educação em valores. A pesquisa é de natureza qualitativa, com dados coletados por meio de questionários e entrevistas. Com auxílio da análise de conteúdo, foram identificadas categorias nas respostas dos entrevistados relacionadas ao papel da escola, à função do professor, à definição de valores, sua presença na escola e relevância na sociedade, com finalidade de identificar a responsabilização ou não dos professores frente à educação em valores. Os resultados permitiram inferir que os professores desenvolvem uma atitude passiva frente à educação em valores, de não responsabilização, mas consideram a escola um espaço privilegiado para esse empreendimento. No entanto, apontam que a instituição educativa está desempenhando essa função pelo fato de muitas famílias terem declinado dessa responsabilidade que, segundo eles, deve ser compartilhada com os diversos segmentos sociais.Revista Tempos e Espaços em Educação2017-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/616710.20952/revtee.v10i22.6167Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 Núm. 22 (2017): Maio-Agosto; 23-34Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No 22 (2017): Maio-Agosto; 23-34Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 10 n. 22 (2017): Maio-Agosto; 23-34Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No. 22 (2017): Maio-Agosto; 23-342358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6167/pdfCopyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Ana LuciaClock, Lizie MendesLucas, Lucken BuenoPassos, Marinez Meneghello2022-02-11T12:51:49Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/6167Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-11T12:51:49Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação em valores: possibilidades e responsabilidades na percepção de docentes que atuam na educação pública do estado do Paraná
title Educação em valores: possibilidades e responsabilidades na percepção de docentes que atuam na educação pública do estado do Paraná
spellingShingle Educação em valores: possibilidades e responsabilidades na percepção de docentes que atuam na educação pública do estado do Paraná
Pereira, Ana Lucia
title_short Educação em valores: possibilidades e responsabilidades na percepção de docentes que atuam na educação pública do estado do Paraná
title_full Educação em valores: possibilidades e responsabilidades na percepção de docentes que atuam na educação pública do estado do Paraná
title_fullStr Educação em valores: possibilidades e responsabilidades na percepção de docentes que atuam na educação pública do estado do Paraná
title_full_unstemmed Educação em valores: possibilidades e responsabilidades na percepção de docentes que atuam na educação pública do estado do Paraná
title_sort Educação em valores: possibilidades e responsabilidades na percepção de docentes que atuam na educação pública do estado do Paraná
author Pereira, Ana Lucia
author_facet Pereira, Ana Lucia
Clock, Lizie Mendes
Lucas, Lucken Bueno
Passos, Marinez Meneghello
author_role author
author2 Clock, Lizie Mendes
Lucas, Lucken Bueno
Passos, Marinez Meneghello
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ana Lucia
Clock, Lizie Mendes
Lucas, Lucken Bueno
Passos, Marinez Meneghello
description Este artigo apresenta percepções de professores da rede pública de Ponta Grossa, Paraná, em relação à educação em valores. A pesquisa é de natureza qualitativa, com dados coletados por meio de questionários e entrevistas. Com auxílio da análise de conteúdo, foram identificadas categorias nas respostas dos entrevistados relacionadas ao papel da escola, à função do professor, à definição de valores, sua presença na escola e relevância na sociedade, com finalidade de identificar a responsabilização ou não dos professores frente à educação em valores. Os resultados permitiram inferir que os professores desenvolvem uma atitude passiva frente à educação em valores, de não responsabilização, mas consideram a escola um espaço privilegiado para esse empreendimento. No entanto, apontam que a instituição educativa está desempenhando essa função pelo fato de muitas famílias terem declinado dessa responsabilidade que, segundo eles, deve ser compartilhada com os diversos segmentos sociais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6167
10.20952/revtee.v10i22.6167
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6167
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v10i22.6167
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6167/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 Núm. 22 (2017): Maio-Agosto; 23-34
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No 22 (2017): Maio-Agosto; 23-34
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 10 n. 22 (2017): Maio-Agosto; 23-34
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No. 22 (2017): Maio-Agosto; 23-34
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875181448003584