Educação em valores: possibilidades e responsabilidades na percepção de docentes que atuam na educação pública do estado do Paraná
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6167 |
Resumo: | Este artigo apresenta percepções de professores da rede pública de Ponta Grossa, Paraná, em relação à educação em valores. A pesquisa é de natureza qualitativa, com dados coletados por meio de questionários e entrevistas. Com auxílio da análise de conteúdo, foram identificadas categorias nas respostas dos entrevistados relacionadas ao papel da escola, à função do professor, à definição de valores, sua presença na escola e relevância na sociedade, com finalidade de identificar a responsabilização ou não dos professores frente à educação em valores. Os resultados permitiram inferir que os professores desenvolvem uma atitude passiva frente à educação em valores, de não responsabilização, mas consideram a escola um espaço privilegiado para esse empreendimento. No entanto, apontam que a instituição educativa está desempenhando essa função pelo fato de muitas famílias terem declinado dessa responsabilidade que, segundo eles, deve ser compartilhada com os diversos segmentos sociais. |
id |
UFS-3_3a1a1976802d267beba8db5401f31f68 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/6167 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação em valores: possibilidades e responsabilidades na percepção de docentes que atuam na educação pública do estado do ParanáEste artigo apresenta percepções de professores da rede pública de Ponta Grossa, Paraná, em relação à educação em valores. A pesquisa é de natureza qualitativa, com dados coletados por meio de questionários e entrevistas. Com auxílio da análise de conteúdo, foram identificadas categorias nas respostas dos entrevistados relacionadas ao papel da escola, à função do professor, à definição de valores, sua presença na escola e relevância na sociedade, com finalidade de identificar a responsabilização ou não dos professores frente à educação em valores. Os resultados permitiram inferir que os professores desenvolvem uma atitude passiva frente à educação em valores, de não responsabilização, mas consideram a escola um espaço privilegiado para esse empreendimento. No entanto, apontam que a instituição educativa está desempenhando essa função pelo fato de muitas famílias terem declinado dessa responsabilidade que, segundo eles, deve ser compartilhada com os diversos segmentos sociais.Revista Tempos e Espaços em Educação2017-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/616710.20952/revtee.v10i22.6167Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 Núm. 22 (2017): Maio-Agosto; 23-34Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No 22 (2017): Maio-Agosto; 23-34Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 10 n. 22 (2017): Maio-Agosto; 23-34Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No. 22 (2017): Maio-Agosto; 23-342358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6167/pdfCopyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Ana LuciaClock, Lizie MendesLucas, Lucken BuenoPassos, Marinez Meneghello2022-02-11T12:51:49Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/6167Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-11T12:51:49Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação em valores: possibilidades e responsabilidades na percepção de docentes que atuam na educação pública do estado do Paraná |
title |
Educação em valores: possibilidades e responsabilidades na percepção de docentes que atuam na educação pública do estado do Paraná |
spellingShingle |
Educação em valores: possibilidades e responsabilidades na percepção de docentes que atuam na educação pública do estado do Paraná Pereira, Ana Lucia |
title_short |
Educação em valores: possibilidades e responsabilidades na percepção de docentes que atuam na educação pública do estado do Paraná |
title_full |
Educação em valores: possibilidades e responsabilidades na percepção de docentes que atuam na educação pública do estado do Paraná |
title_fullStr |
Educação em valores: possibilidades e responsabilidades na percepção de docentes que atuam na educação pública do estado do Paraná |
title_full_unstemmed |
Educação em valores: possibilidades e responsabilidades na percepção de docentes que atuam na educação pública do estado do Paraná |
title_sort |
Educação em valores: possibilidades e responsabilidades na percepção de docentes que atuam na educação pública do estado do Paraná |
author |
Pereira, Ana Lucia |
author_facet |
Pereira, Ana Lucia Clock, Lizie Mendes Lucas, Lucken Bueno Passos, Marinez Meneghello |
author_role |
author |
author2 |
Clock, Lizie Mendes Lucas, Lucken Bueno Passos, Marinez Meneghello |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Ana Lucia Clock, Lizie Mendes Lucas, Lucken Bueno Passos, Marinez Meneghello |
description |
Este artigo apresenta percepções de professores da rede pública de Ponta Grossa, Paraná, em relação à educação em valores. A pesquisa é de natureza qualitativa, com dados coletados por meio de questionários e entrevistas. Com auxílio da análise de conteúdo, foram identificadas categorias nas respostas dos entrevistados relacionadas ao papel da escola, à função do professor, à definição de valores, sua presença na escola e relevância na sociedade, com finalidade de identificar a responsabilização ou não dos professores frente à educação em valores. Os resultados permitiram inferir que os professores desenvolvem uma atitude passiva frente à educação em valores, de não responsabilização, mas consideram a escola um espaço privilegiado para esse empreendimento. No entanto, apontam que a instituição educativa está desempenhando essa função pelo fato de muitas famílias terem declinado dessa responsabilidade que, segundo eles, deve ser compartilhada com os diversos segmentos sociais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6167 10.20952/revtee.v10i22.6167 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6167 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v10i22.6167 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6167/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 Núm. 22 (2017): Maio-Agosto; 23-34 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No 22 (2017): Maio-Agosto; 23-34 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 10 n. 22 (2017): Maio-Agosto; 23-34 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 10 No. 22 (2017): Maio-Agosto; 23-34 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875181448003584 |