Um fragmento da memória: registro da contribuição do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED/ UFS) para formação do pesquisador/educador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Maria Helena Santana
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3957
Resumo: O texto apresenta inicialmente aspectos da educação superior e da pós-graduação no país, com destaque para o contexto do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A partir de fontes bibliográficas e documentais, argumenta que, com a implanta- ção dos cursos de pós-graduação na década de 1970, foram criadas as condições para a institucionalização da pesquisa em educação no Brasil. Destaca a valiosa contribuição do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFS, nestes últimos 20 anos, para o conhecimento dos diversos aspectos da realidade brasileira e sergipana, bem como para a qualificação de um contingente expressivo de profissionais/especialistas, cuja atuação competente e dedicada se faz marcante, no âmbito teórico e prático, nas áreas do conhecimento, ao mesmo tempo em que tem respondido por significativo acúmulo de resultados da ciência praticada sob sua égide. Conclui que, parte dos problemas apontados nas pesquisas, decorre das condições de produção do conhecimento no Brasil, que se deterioraram nos últimos anos. Sugere que o repensar da pós-graduação e a luta por melhores condições de produção do conhecimento seja uma tarefa coletiva.
id UFS-3_3de66e1d59b955eb60aeb667d6e815de
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3957
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Um fragmento da memória: registro da contribuição do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED/ UFS) para formação do pesquisador/educadorO texto apresenta inicialmente aspectos da educação superior e da pós-graduação no país, com destaque para o contexto do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A partir de fontes bibliográficas e documentais, argumenta que, com a implanta- ção dos cursos de pós-graduação na década de 1970, foram criadas as condições para a institucionalização da pesquisa em educação no Brasil. Destaca a valiosa contribuição do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFS, nestes últimos 20 anos, para o conhecimento dos diversos aspectos da realidade brasileira e sergipana, bem como para a qualificação de um contingente expressivo de profissionais/especialistas, cuja atuação competente e dedicada se faz marcante, no âmbito teórico e prático, nas áreas do conhecimento, ao mesmo tempo em que tem respondido por significativo acúmulo de resultados da ciência praticada sob sua égide. Conclui que, parte dos problemas apontados nas pesquisas, decorre das condições de produção do conhecimento no Brasil, que se deterioraram nos últimos anos. Sugere que o repensar da pós-graduação e a luta por melhores condições de produção do conhecimento seja uma tarefa coletiva.Revista Tempos e Espaços em Educação2015-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/395710.20952/revtee.v0i0.3957Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 Núm. 16 (2015): Maio-Agosto; 153-168Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No 16 (2015): Maio-Agosto; 153-168Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 8 n. 16 (2015): Maio-Agosto; 153-168Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No. 16 (2015): Maio-Agosto; 153-1682358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3957/3313Cruz, Maria Helena Santanainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-13T19:05:54Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3957Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T19:05:54Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Um fragmento da memória: registro da contribuição do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED/ UFS) para formação do pesquisador/educador
title Um fragmento da memória: registro da contribuição do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED/ UFS) para formação do pesquisador/educador
spellingShingle Um fragmento da memória: registro da contribuição do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED/ UFS) para formação do pesquisador/educador
Cruz, Maria Helena Santana
title_short Um fragmento da memória: registro da contribuição do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED/ UFS) para formação do pesquisador/educador
title_full Um fragmento da memória: registro da contribuição do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED/ UFS) para formação do pesquisador/educador
title_fullStr Um fragmento da memória: registro da contribuição do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED/ UFS) para formação do pesquisador/educador
title_full_unstemmed Um fragmento da memória: registro da contribuição do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED/ UFS) para formação do pesquisador/educador
title_sort Um fragmento da memória: registro da contribuição do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED/ UFS) para formação do pesquisador/educador
author Cruz, Maria Helena Santana
author_facet Cruz, Maria Helena Santana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Maria Helena Santana
description O texto apresenta inicialmente aspectos da educação superior e da pós-graduação no país, com destaque para o contexto do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A partir de fontes bibliográficas e documentais, argumenta que, com a implanta- ção dos cursos de pós-graduação na década de 1970, foram criadas as condições para a institucionalização da pesquisa em educação no Brasil. Destaca a valiosa contribuição do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFS, nestes últimos 20 anos, para o conhecimento dos diversos aspectos da realidade brasileira e sergipana, bem como para a qualificação de um contingente expressivo de profissionais/especialistas, cuja atuação competente e dedicada se faz marcante, no âmbito teórico e prático, nas áreas do conhecimento, ao mesmo tempo em que tem respondido por significativo acúmulo de resultados da ciência praticada sob sua égide. Conclui que, parte dos problemas apontados nas pesquisas, decorre das condições de produção do conhecimento no Brasil, que se deterioraram nos últimos anos. Sugere que o repensar da pós-graduação e a luta por melhores condições de produção do conhecimento seja uma tarefa coletiva.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3957
10.20952/revtee.v0i0.3957
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3957
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v0i0.3957
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3957/3313
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 Núm. 16 (2015): Maio-Agosto; 153-168
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No 16 (2015): Maio-Agosto; 153-168
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 8 n. 16 (2015): Maio-Agosto; 153-168
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No. 16 (2015): Maio-Agosto; 153-168
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875181335805952