Um fragmento da memória: registro da contribuição do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED/ UFS) para formação do pesquisador/educador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3957 |
Resumo: | O texto apresenta inicialmente aspectos da educação superior e da pós-graduação no país, com destaque para o contexto do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A partir de fontes bibliográficas e documentais, argumenta que, com a implanta- ção dos cursos de pós-graduação na década de 1970, foram criadas as condições para a institucionalização da pesquisa em educação no Brasil. Destaca a valiosa contribuição do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFS, nestes últimos 20 anos, para o conhecimento dos diversos aspectos da realidade brasileira e sergipana, bem como para a qualificação de um contingente expressivo de profissionais/especialistas, cuja atuação competente e dedicada se faz marcante, no âmbito teórico e prático, nas áreas do conhecimento, ao mesmo tempo em que tem respondido por significativo acúmulo de resultados da ciência praticada sob sua égide. Conclui que, parte dos problemas apontados nas pesquisas, decorre das condições de produção do conhecimento no Brasil, que se deterioraram nos últimos anos. Sugere que o repensar da pós-graduação e a luta por melhores condições de produção do conhecimento seja uma tarefa coletiva. |
id |
UFS-3_3de66e1d59b955eb60aeb667d6e815de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3957 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Um fragmento da memória: registro da contribuição do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED/ UFS) para formação do pesquisador/educadorO texto apresenta inicialmente aspectos da educação superior e da pós-graduação no país, com destaque para o contexto do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A partir de fontes bibliográficas e documentais, argumenta que, com a implanta- ção dos cursos de pós-graduação na década de 1970, foram criadas as condições para a institucionalização da pesquisa em educação no Brasil. Destaca a valiosa contribuição do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFS, nestes últimos 20 anos, para o conhecimento dos diversos aspectos da realidade brasileira e sergipana, bem como para a qualificação de um contingente expressivo de profissionais/especialistas, cuja atuação competente e dedicada se faz marcante, no âmbito teórico e prático, nas áreas do conhecimento, ao mesmo tempo em que tem respondido por significativo acúmulo de resultados da ciência praticada sob sua égide. Conclui que, parte dos problemas apontados nas pesquisas, decorre das condições de produção do conhecimento no Brasil, que se deterioraram nos últimos anos. Sugere que o repensar da pós-graduação e a luta por melhores condições de produção do conhecimento seja uma tarefa coletiva.Revista Tempos e Espaços em Educação2015-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/395710.20952/revtee.v0i0.3957Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 Núm. 16 (2015): Maio-Agosto; 153-168Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No 16 (2015): Maio-Agosto; 153-168Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 8 n. 16 (2015): Maio-Agosto; 153-168Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No. 16 (2015): Maio-Agosto; 153-1682358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3957/3313Cruz, Maria Helena Santanainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-13T19:05:54Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3957Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T19:05:54Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um fragmento da memória: registro da contribuição do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED/ UFS) para formação do pesquisador/educador |
title |
Um fragmento da memória: registro da contribuição do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED/ UFS) para formação do pesquisador/educador |
spellingShingle |
Um fragmento da memória: registro da contribuição do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED/ UFS) para formação do pesquisador/educador Cruz, Maria Helena Santana |
title_short |
Um fragmento da memória: registro da contribuição do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED/ UFS) para formação do pesquisador/educador |
title_full |
Um fragmento da memória: registro da contribuição do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED/ UFS) para formação do pesquisador/educador |
title_fullStr |
Um fragmento da memória: registro da contribuição do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED/ UFS) para formação do pesquisador/educador |
title_full_unstemmed |
Um fragmento da memória: registro da contribuição do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED/ UFS) para formação do pesquisador/educador |
title_sort |
Um fragmento da memória: registro da contribuição do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED/ UFS) para formação do pesquisador/educador |
author |
Cruz, Maria Helena Santana |
author_facet |
Cruz, Maria Helena Santana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Maria Helena Santana |
description |
O texto apresenta inicialmente aspectos da educação superior e da pós-graduação no país, com destaque para o contexto do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A partir de fontes bibliográficas e documentais, argumenta que, com a implanta- ção dos cursos de pós-graduação na década de 1970, foram criadas as condições para a institucionalização da pesquisa em educação no Brasil. Destaca a valiosa contribuição do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFS, nestes últimos 20 anos, para o conhecimento dos diversos aspectos da realidade brasileira e sergipana, bem como para a qualificação de um contingente expressivo de profissionais/especialistas, cuja atuação competente e dedicada se faz marcante, no âmbito teórico e prático, nas áreas do conhecimento, ao mesmo tempo em que tem respondido por significativo acúmulo de resultados da ciência praticada sob sua égide. Conclui que, parte dos problemas apontados nas pesquisas, decorre das condições de produção do conhecimento no Brasil, que se deterioraram nos últimos anos. Sugere que o repensar da pós-graduação e a luta por melhores condições de produção do conhecimento seja uma tarefa coletiva. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3957 10.20952/revtee.v0i0.3957 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3957 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v0i0.3957 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3957/3313 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 Núm. 16 (2015): Maio-Agosto; 153-168 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No 16 (2015): Maio-Agosto; 153-168 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 8 n. 16 (2015): Maio-Agosto; 153-168 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No. 16 (2015): Maio-Agosto; 153-168 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875181335805952 |