Gênero e decolonialidade: percepções sobre o ser mulher na narrativa de jovens egressas da rede básica de ensino de Santana-AP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17369 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo apresentar resultados parciais da pesquisa qualitativa de mestrado em educação, de viés narrativo, com ênfase no debate de gênero e decolonialidade. Participam da pesquisa três jovens egressas da rede básica de ensino da cidade de Santana-AP, com faixa etária entre 20 e 23 anos. As participantes foram convidadas a partir do interesse e envolvimento com as temáticas feministas, demonstrados na vivência escolar e nas relações pessoais. A partir das compreensões do ser mulher das colaboradoras, buscou-se compreender como a violência colonial de gênero se expressa e opera sobre as mulheres de cor de Abya Yala. O gênero, desse modo, é debatido como violência colonial onde, em intersecção com as dimensões de raça, sexualidade e classe, configura opressões e subalternidades que significam de modo específico as mulheres racializadas do sul global. As concepções críticas das jovens egressas do ensino básico sobre o ser mulher indicam elementos que trazem consistência para a análise social dos feminismos decoloniais e corrobora para a superação da imposição patriarcal, moderna e colonial de gênero nos territórios de Abya Yala, possibilitando reflexões sobre os caminhos para a superação da violência de gênero. |
id |
UFS-3_403119f6990a52a610c7a57e4fc4efd2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17369 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Gênero e decolonialidade: percepções sobre o ser mulher na narrativa de jovens egressas da rede básica de ensino de Santana-APGénero y decolonialidad: percepciones sobre ser mujer en la narrativa de jóvenes egresadas de la red de educación básica de Santana-APGender and decoloniality: perceptions about being a woman in the narrative of young graduates from the basic education network of Santana-APDecolonialityGenderNarratives of young graduatesPublic educationSantana-APDecolonialidadEducacion publicaGéneroNarrativas de jóvenes egresadosSantana-APDecolonialidadeEducação PúblicaGêneroNarrativas de jovens egressasSantana-APO presente artigo tem por objetivo apresentar resultados parciais da pesquisa qualitativa de mestrado em educação, de viés narrativo, com ênfase no debate de gênero e decolonialidade. Participam da pesquisa três jovens egressas da rede básica de ensino da cidade de Santana-AP, com faixa etária entre 20 e 23 anos. As participantes foram convidadas a partir do interesse e envolvimento com as temáticas feministas, demonstrados na vivência escolar e nas relações pessoais. A partir das compreensões do ser mulher das colaboradoras, buscou-se compreender como a violência colonial de gênero se expressa e opera sobre as mulheres de cor de Abya Yala. O gênero, desse modo, é debatido como violência colonial onde, em intersecção com as dimensões de raça, sexualidade e classe, configura opressões e subalternidades que significam de modo específico as mulheres racializadas do sul global. As concepções críticas das jovens egressas do ensino básico sobre o ser mulher indicam elementos que trazem consistência para a análise social dos feminismos decoloniais e corrobora para a superação da imposição patriarcal, moderna e colonial de gênero nos territórios de Abya Yala, possibilitando reflexões sobre os caminhos para a superação da violência de gênero.This article aims to present partial results of qualitative research for a master's degree in education, with a narrative bias, with an emphasis on the debate on gender and decoloniality. Three young graduates from the basic education network in the city of Santana-AP, aged between 20 and 23 years old, participated in the research. The participants were invited based on their interest and involvement with feminist themes, demonstrated in their school experience and personal relationships. Based on the collaborators' understanding of being a woman, we sought to understand how colonial gender violence is expressed and operated on women of color in Abya Yala . Gender, in this way, is debated as colonial violence where, in intersection with the dimensions of race, sexuality and class, it configures oppressions and subalternities that specifically signify the racialized women of the global south. The critical conceptions of young people who graduated from elementary school about being a woman indicate elements that bring consistency to the social analysis of decolonial feminisms and corroborate the overcoming of the patriarchal, modern and colonial imposition of gender in the territories of Abya Yala, allowing reflections on the paths for overcoming gender violence.Este artículo tiene como objetivo presentar resultados parciales de una investigación cualitativa para una maestría en educación, con sesgo narrativo, con énfasis en el debate sobre género y decolonialidad. Participaron de la investigación tres jóvenes egresados de la red de educación básica de la ciudad de Santana-AP, con edades entre 20 y 23 años. Las participantes fueron invitadas en base a su interés e involucramiento con temas feministas, demostrado en su experiencia escolar y relaciones personales. A partir de la comprensión de los colaboradores sobre el ser mujer, buscamos comprender cómo se expresa y opera la violencia de género colonial sobre las mujeres de color en Abya Yala. El género, de esta forma, se debate como violencia colonial donde, en intersección con las dimensiones de raza, sexualidad y clase, configura opresiones y subalternidades que significan específicamente a las mujeres racializadas del sur global. Las concepciones críticas de jóvenes egresadas de primaria sobre el ser mujer señalan elementos que dan consistencia al análisis social de los feminismos decoloniales y corroboran la superación de la imposición patriarcal, moderna y colonial del género en los territorios de Abya Yala, permitiendo reflexiones en los caminos para la superación de la violencia de género.Revista Tempos e Espaços em Educação2022-05-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1736910.20952/revtee.v15i34.17369Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 Núm. 34 (2022): Publicação Contínua; e17369Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No 34 (2022): Publicação Contínua; e17369Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 15 n. 34 (2022): Publicação Contínua; e17369Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No. 34 (2022): Publicação Contínua; e173692358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17369/12730https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17369/13984Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Aline PachecoCustódio, Elivaldo Serrão2023-06-07T02:27:33Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17369Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2023-06-07T02:27:33Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gênero e decolonialidade: percepções sobre o ser mulher na narrativa de jovens egressas da rede básica de ensino de Santana-AP Género y decolonialidad: percepciones sobre ser mujer en la narrativa de jóvenes egresadas de la red de educación básica de Santana-AP Gender and decoloniality: perceptions about being a woman in the narrative of young graduates from the basic education network of Santana-AP |
title |
Gênero e decolonialidade: percepções sobre o ser mulher na narrativa de jovens egressas da rede básica de ensino de Santana-AP |
spellingShingle |
Gênero e decolonialidade: percepções sobre o ser mulher na narrativa de jovens egressas da rede básica de ensino de Santana-AP Souza, Aline Pacheco Decoloniality Gender Narratives of young graduates Public education Santana-AP Decolonialidad Educacion publica Género Narrativas de jóvenes egresados Santana-AP Decolonialidade Educação Pública Gênero Narrativas de jovens egressas Santana-AP |
title_short |
Gênero e decolonialidade: percepções sobre o ser mulher na narrativa de jovens egressas da rede básica de ensino de Santana-AP |
title_full |
Gênero e decolonialidade: percepções sobre o ser mulher na narrativa de jovens egressas da rede básica de ensino de Santana-AP |
title_fullStr |
Gênero e decolonialidade: percepções sobre o ser mulher na narrativa de jovens egressas da rede básica de ensino de Santana-AP |
title_full_unstemmed |
Gênero e decolonialidade: percepções sobre o ser mulher na narrativa de jovens egressas da rede básica de ensino de Santana-AP |
title_sort |
Gênero e decolonialidade: percepções sobre o ser mulher na narrativa de jovens egressas da rede básica de ensino de Santana-AP |
author |
Souza, Aline Pacheco |
author_facet |
Souza, Aline Pacheco Custódio, Elivaldo Serrão |
author_role |
author |
author2 |
Custódio, Elivaldo Serrão |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Aline Pacheco Custódio, Elivaldo Serrão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Decoloniality Gender Narratives of young graduates Public education Santana-AP Decolonialidad Educacion publica Género Narrativas de jóvenes egresados Santana-AP Decolonialidade Educação Pública Gênero Narrativas de jovens egressas Santana-AP |
topic |
Decoloniality Gender Narratives of young graduates Public education Santana-AP Decolonialidad Educacion publica Género Narrativas de jóvenes egresados Santana-AP Decolonialidade Educação Pública Gênero Narrativas de jovens egressas Santana-AP |
description |
O presente artigo tem por objetivo apresentar resultados parciais da pesquisa qualitativa de mestrado em educação, de viés narrativo, com ênfase no debate de gênero e decolonialidade. Participam da pesquisa três jovens egressas da rede básica de ensino da cidade de Santana-AP, com faixa etária entre 20 e 23 anos. As participantes foram convidadas a partir do interesse e envolvimento com as temáticas feministas, demonstrados na vivência escolar e nas relações pessoais. A partir das compreensões do ser mulher das colaboradoras, buscou-se compreender como a violência colonial de gênero se expressa e opera sobre as mulheres de cor de Abya Yala. O gênero, desse modo, é debatido como violência colonial onde, em intersecção com as dimensões de raça, sexualidade e classe, configura opressões e subalternidades que significam de modo específico as mulheres racializadas do sul global. As concepções críticas das jovens egressas do ensino básico sobre o ser mulher indicam elementos que trazem consistência para a análise social dos feminismos decoloniais e corrobora para a superação da imposição patriarcal, moderna e colonial de gênero nos territórios de Abya Yala, possibilitando reflexões sobre os caminhos para a superação da violência de gênero. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17369 10.20952/revtee.v15i34.17369 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17369 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v15i34.17369 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17369/12730 https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17369/13984 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 Núm. 34 (2022): Publicação Contínua; e17369 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No 34 (2022): Publicação Contínua; e17369 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 15 n. 34 (2022): Publicação Contínua; e17369 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No. 34 (2022): Publicação Contínua; e17369 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875184861118464 |