Espaço escolar sob a visão das crianças: narrativas, percepções e representações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fabrício Oliveira da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Marques, Michele Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/11853
Resumo: O presente trabalho discorre sobre o modo como crianças da Educação Infantil veem e atribuem sentido ao espaço escolar. As discussões teóricas permeiam fundamentações que evidenciam caracterizações do espaço escolar, defendendo que estes espaços não devem ser pensados e organizados apenas pelo professor. O trabalho tem como objetivo analisar narrativas de crianças de quatro a seis anos sobre a organização dos espaços da escola que frequentam. A pesquisa foi realizada numa escola da rede municipal de uma cidade do interior baiano. O estudo tem como referencial teórico e metodológico contribuições de Passegi (2011), Ferraroti (1988), Horn (2011), Ariés (1981), Freire (2005), Vygotski (2003), dentre outros. O procedimento metodológico usado foi inspirado na abordagem (auto)biográfica, em que as narrativas infantis constituíram o dispositivo principal de recolha de informações. Com esta pesquisa foi possível constatar que o espaço precisa ser desafiador para que a criança possa despertar seu interesse, proporcionando o brincar, o criar, o imaginar, contribuído para a construção de seus conhecimentos.
id UFS-3_43a97baa19f412ba1aa8a8f6ee3fb20c
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/11853
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Espaço escolar sob a visão das crianças: narrativas, percepções e representaçõesO presente trabalho discorre sobre o modo como crianças da Educação Infantil veem e atribuem sentido ao espaço escolar. As discussões teóricas permeiam fundamentações que evidenciam caracterizações do espaço escolar, defendendo que estes espaços não devem ser pensados e organizados apenas pelo professor. O trabalho tem como objetivo analisar narrativas de crianças de quatro a seis anos sobre a organização dos espaços da escola que frequentam. A pesquisa foi realizada numa escola da rede municipal de uma cidade do interior baiano. O estudo tem como referencial teórico e metodológico contribuições de Passegi (2011), Ferraroti (1988), Horn (2011), Ariés (1981), Freire (2005), Vygotski (2003), dentre outros. O procedimento metodológico usado foi inspirado na abordagem (auto)biográfica, em que as narrativas infantis constituíram o dispositivo principal de recolha de informações. Com esta pesquisa foi possível constatar que o espaço precisa ser desafiador para que a criança possa despertar seu interesse, proporcionando o brincar, o criar, o imaginar, contribuído para a construção de seus conhecimentos.Revista Tempos e Espaços em Educação2020-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1185310.20952/revtee.v13i32.11853Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-19Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-19Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-19Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-192358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/11853/11046Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Fabrício Oliveira daMarques, Michele Rodrigues2022-02-13T19:01:58Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/11853Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T19:01:58Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Espaço escolar sob a visão das crianças: narrativas, percepções e representações
title Espaço escolar sob a visão das crianças: narrativas, percepções e representações
spellingShingle Espaço escolar sob a visão das crianças: narrativas, percepções e representações
Silva, Fabrício Oliveira da
title_short Espaço escolar sob a visão das crianças: narrativas, percepções e representações
title_full Espaço escolar sob a visão das crianças: narrativas, percepções e representações
title_fullStr Espaço escolar sob a visão das crianças: narrativas, percepções e representações
title_full_unstemmed Espaço escolar sob a visão das crianças: narrativas, percepções e representações
title_sort Espaço escolar sob a visão das crianças: narrativas, percepções e representações
author Silva, Fabrício Oliveira da
author_facet Silva, Fabrício Oliveira da
Marques, Michele Rodrigues
author_role author
author2 Marques, Michele Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fabrício Oliveira da
Marques, Michele Rodrigues
description O presente trabalho discorre sobre o modo como crianças da Educação Infantil veem e atribuem sentido ao espaço escolar. As discussões teóricas permeiam fundamentações que evidenciam caracterizações do espaço escolar, defendendo que estes espaços não devem ser pensados e organizados apenas pelo professor. O trabalho tem como objetivo analisar narrativas de crianças de quatro a seis anos sobre a organização dos espaços da escola que frequentam. A pesquisa foi realizada numa escola da rede municipal de uma cidade do interior baiano. O estudo tem como referencial teórico e metodológico contribuições de Passegi (2011), Ferraroti (1988), Horn (2011), Ariés (1981), Freire (2005), Vygotski (2003), dentre outros. O procedimento metodológico usado foi inspirado na abordagem (auto)biográfica, em que as narrativas infantis constituíram o dispositivo principal de recolha de informações. Com esta pesquisa foi possível constatar que o espaço precisa ser desafiador para que a criança possa despertar seu interesse, proporcionando o brincar, o criar, o imaginar, contribuído para a construção de seus conhecimentos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/11853
10.20952/revtee.v13i32.11853
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/11853
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v13i32.11853
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/11853/11046
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-19
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-19
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-19
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-19
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875182747189248