A disciplina em Locke e a formação do homem burguês
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2215 |
Resumo: | Discutir o projeto de educação associada à concepção de disciplina e à formação do homem burguês, no pensamento de John Locke (1632-1704), é o propósito deste trabalho. Para atender a esse objetivo, foi realizada a leitura, interpretação e análise de sua principal obra, Pensamientos sobre la educación. O trabalho justificase pelo fato de John Locke e o conjunto de sua produção representarem a primeira grande construção teórica de instrumentalização da educação para os propósitos da sociedade liberal, exercendo, até a atualidade, influência na organização do processo pedagógico do mundo ocidental. Estudar o pensamento de Locke foi importante para perceber como esse filósofo influenciou profundamente a educação na época em que viveu, principalmente, pelas inovações que desencadeou no campo educacional, como: abolição dos castigos, liberdade e autonomia do educando, atenção especial à criança, respeito à disciplina. Ressalta-se que o pensamento desse filósofo influenciou, em certa medida, a educação dos tempos atuais. |
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A disciplina em Locke e a formação do homem burguêsDiscutir o projeto de educação associada à concepção de disciplina e à formação do homem burguês, no pensamento de John Locke (1632-1704), é o propósito deste trabalho. Para atender a esse objetivo, foi realizada a leitura, interpretação e análise de sua principal obra, Pensamientos sobre la educación. O trabalho justificase pelo fato de John Locke e o conjunto de sua produção representarem a primeira grande construção teórica de instrumentalização da educação para os propósitos da sociedade liberal, exercendo, até a atualidade, influência na organização do processo pedagógico do mundo ocidental. Estudar o pensamento de Locke foi importante para perceber como esse filósofo influenciou profundamente a educação na época em que viveu, principalmente, pelas inovações que desencadeou no campo educacional, como: abolição dos castigos, liberdade e autonomia do educando, atenção especial à criança, respeito à disciplina. Ressalta-se que o pensamento desse filósofo influenciou, em certa medida, a educação dos tempos atuais.Revista Tempos e Espaços em Educação2022-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/221510.20952/revtee.v0i0.2215Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 2 Núm. 3 (2009): Julho-DezembroRevista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 2 No 3 (2009): Julho-DezembroRevista Tempos e Espaços em Educação; v. 2 n. 3 (2009): Julho-DezembroRevista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 2 No. 3 (2009): Julho-Dezembro2358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2215/1886dos Santos, Vera Mariade Góis, Magaly Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-05T17:32:49Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2215Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-03-05T17:32:49Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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