Contribuições das funções sociais do professor na construção do ser profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13304 |
Resumo: | Este artigo objetiva compreender como as múltiplas funções sociais do professor moldam seu exercício profissional. Para tanto, utiliza os construtos da teoria sociológica de Norbert Elias, que parte de sua teoria figuracional, refletindo como as cadeias de interdependências apresentam-se nos contextos escolares com grupos funcionalmente dependentes. Trata-se de um trabalho reflexivo, de base bibliográfica, tendo o alicerce os escritos de Nobert Elias, destacando o Processo Civilizador, A solidão dos moribundos, e A sociedade dos indivíduos, de Norbert Elias, além de artigos e trabalhos publicados que voltem-se ao estudo do autor. A proposta foi uma reflexão sobre a formação do professor, que antes de assumir a função de docente tem sua ação configurada por uma ideologia social e pessoal. Portanto, a análise das teias de interdependência e das configurações pode dar visibilidade as problemáticas presentes na função do professor e contribuir para que a teia social se equilibre. |
id |
UFS-3_4a687fe3ce013692d91c9e482b24584f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/13304 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuições das funções sociais do professor na construção do ser profissional CONTRIBUCIONES DE LAS FUNCIONES SOCIALES DEL PROFESOR EM LA CONSTRUCCIÓN DEL PROFESIONALCONTRIBUTIONS OF THE SOCIAL FUNCTIONS OF THE TEACHER IN THE CONSTRUCTION OF THE PROFESSIONALEste artigo objetiva compreender como as múltiplas funções sociais do professor moldam seu exercício profissional. Para tanto, utiliza os construtos da teoria sociológica de Norbert Elias, que parte de sua teoria figuracional, refletindo como as cadeias de interdependências apresentam-se nos contextos escolares com grupos funcionalmente dependentes. Trata-se de um trabalho reflexivo, de base bibliográfica, tendo o alicerce os escritos de Nobert Elias, destacando o Processo Civilizador, A solidão dos moribundos, e A sociedade dos indivíduos, de Norbert Elias, além de artigos e trabalhos publicados que voltem-se ao estudo do autor. A proposta foi uma reflexão sobre a formação do professor, que antes de assumir a função de docente tem sua ação configurada por uma ideologia social e pessoal. Portanto, a análise das teias de interdependência e das configurações pode dar visibilidade as problemáticas presentes na função do professor e contribuir para que a teia social se equilibre.Este artículo tiene como objetivo comprender cómo las funciones sociales de los docentes dan forma a su práctica profesional. Utiliza la teoría sociológica de Norbert Elias, parte de su teoría figurativa, reflejando cómo aparecen las cadenas de interdependencias en contextos escolares con grupos funcionalmente dependientes. Es una obra reflexiva, con una base bibliográfica, basada en los escritos de Nobert Elias, destacando el Proceso de civilización, La soledad de los moribundos y La sociedad de los individuos, de Norbert Elias, además de artículos y trabajos publicados que referirse al estudio del autor. La propuesta fue una reflexión sobre la formación del docente, quien antes de asumir el rol de docente tiene su acción configurada por una ideología social y personal. Por lo tanto, el análisis de las redes de interdependencia y configuraciones puede dar visibilidad a los problemas en el papel del profesor y contribuir a una red social equilibrada.This article aims to understand how the multiple social functions of teachers shape their professional practice. Uses Norbert Elias' sociological theory, in which he starts from his figurational theory, reflecting how the interdependence chains happen in school contexts by interdependent groups of people. It is a reflective work, with a bibliographic basis, having the foundation in texts such as the Civilizing Process, The solitude of the dying, and The society of individuals, by Norbert Elias, in addition to articles and published Works that study this author. Here, we propose a reflection on the formation of the teacher, who, before takinf on this role of a teacher, has a personal and social ideology. Therefore, to analyze the webs of interdependence and configurations in which teachers are involved, can give visibility to the problems present in the function of being a teacher and contribute to the balance of the social network.Revista Tempos e Espaços em Educação2020-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1330410.20952/revtee.v13i32.13304Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-17Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-17Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-17Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-172358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13304/10378Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Cláudia SantanaGivigi, Rosana Carla Nascimento2022-02-13T19:01:58Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/13304Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T19:01:58Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições das funções sociais do professor na construção do ser profissional CONTRIBUCIONES DE LAS FUNCIONES SOCIALES DEL PROFESOR EM LA CONSTRUCCIÓN DEL PROFESIONAL CONTRIBUTIONS OF THE SOCIAL FUNCTIONS OF THE TEACHER IN THE CONSTRUCTION OF THE PROFESSIONAL |
title |
Contribuições das funções sociais do professor na construção do ser profissional |
spellingShingle |
Contribuições das funções sociais do professor na construção do ser profissional Santos, Cláudia Santana |
title_short |
Contribuições das funções sociais do professor na construção do ser profissional |
title_full |
Contribuições das funções sociais do professor na construção do ser profissional |
title_fullStr |
Contribuições das funções sociais do professor na construção do ser profissional |
title_full_unstemmed |
Contribuições das funções sociais do professor na construção do ser profissional |
title_sort |
Contribuições das funções sociais do professor na construção do ser profissional |
author |
Santos, Cláudia Santana |
author_facet |
Santos, Cláudia Santana Givigi, Rosana Carla Nascimento |
author_role |
author |
author2 |
Givigi, Rosana Carla Nascimento |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Cláudia Santana Givigi, Rosana Carla Nascimento |
description |
Este artigo objetiva compreender como as múltiplas funções sociais do professor moldam seu exercício profissional. Para tanto, utiliza os construtos da teoria sociológica de Norbert Elias, que parte de sua teoria figuracional, refletindo como as cadeias de interdependências apresentam-se nos contextos escolares com grupos funcionalmente dependentes. Trata-se de um trabalho reflexivo, de base bibliográfica, tendo o alicerce os escritos de Nobert Elias, destacando o Processo Civilizador, A solidão dos moribundos, e A sociedade dos indivíduos, de Norbert Elias, além de artigos e trabalhos publicados que voltem-se ao estudo do autor. A proposta foi uma reflexão sobre a formação do professor, que antes de assumir a função de docente tem sua ação configurada por uma ideologia social e pessoal. Portanto, a análise das teias de interdependência e das configurações pode dar visibilidade as problemáticas presentes na função do professor e contribuir para que a teia social se equilibre. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13304 10.20952/revtee.v13i32.13304 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13304 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v13i32.13304 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13304/10378 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-17 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-17 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-17 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-17 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875182844706816 |