Contribuições das funções sociais do professor na construção do ser profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Cláudia Santana
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Givigi, Rosana Carla Nascimento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13304
Resumo: Este artigo objetiva compreender como as múltiplas funções sociais do professor moldam seu exercício profissional. Para tanto, utiliza os construtos da teoria sociológica de Norbert Elias, que parte de sua teoria figuracional, refletindo como as cadeias de interdependências apresentam-se nos contextos escolares com grupos funcionalmente dependentes. Trata-se de um trabalho reflexivo, de base bibliográfica, tendo o alicerce os escritos de Nobert Elias, destacando o Processo Civilizador, A solidão dos moribundos, e A sociedade dos indivíduos, de Norbert Elias, além de artigos e trabalhos publicados que voltem-se ao estudo do autor.  A proposta foi uma reflexão sobre a formação do professor, que antes de assumir a função de docente tem sua ação configurada por uma ideologia social e pessoal. Portanto, a análise das teias de interdependência e das configurações pode dar visibilidade as problemáticas presentes na função do professor e contribuir para que a teia social se equilibre.
id UFS-3_4a687fe3ce013692d91c9e482b24584f
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/13304
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Contribuições das funções sociais do professor na construção do ser profissional CONTRIBUCIONES DE LAS FUNCIONES SOCIALES DEL PROFESOR EM LA CONSTRUCCIÓN DEL PROFESIONALCONTRIBUTIONS OF THE SOCIAL FUNCTIONS OF THE TEACHER IN THE CONSTRUCTION OF THE PROFESSIONALEste artigo objetiva compreender como as múltiplas funções sociais do professor moldam seu exercício profissional. Para tanto, utiliza os construtos da teoria sociológica de Norbert Elias, que parte de sua teoria figuracional, refletindo como as cadeias de interdependências apresentam-se nos contextos escolares com grupos funcionalmente dependentes. Trata-se de um trabalho reflexivo, de base bibliográfica, tendo o alicerce os escritos de Nobert Elias, destacando o Processo Civilizador, A solidão dos moribundos, e A sociedade dos indivíduos, de Norbert Elias, além de artigos e trabalhos publicados que voltem-se ao estudo do autor.  A proposta foi uma reflexão sobre a formação do professor, que antes de assumir a função de docente tem sua ação configurada por uma ideologia social e pessoal. Portanto, a análise das teias de interdependência e das configurações pode dar visibilidade as problemáticas presentes na função do professor e contribuir para que a teia social se equilibre.Este artículo tiene como objetivo comprender cómo las funciones sociales de los docentes dan forma a su práctica profesional. Utiliza la teoría sociológica de Norbert Elias,  parte de su teoría figurativa, reflejando cómo aparecen las cadenas de interdependencias en contextos escolares con grupos funcionalmente dependientes. Es una obra reflexiva, con una base bibliográfica, basada en los escritos de Nobert Elias, destacando el Proceso de civilización, La soledad de los moribundos y La sociedad de los individuos, de Norbert Elias, además de artículos y trabajos publicados que referirse al estudio del autor. La propuesta fue una reflexión sobre la formación del docente, quien antes de asumir el rol de docente tiene su acción configurada por una ideología social y personal. Por lo tanto, el análisis de las redes de interdependencia y configuraciones puede dar visibilidad a los problemas en el papel del profesor y contribuir  a una red social equilibrada.This article aims to understand how the multiple social functions of teachers shape their professional practice. Uses Norbert Elias' sociological theory, in which he starts from his figurational theory, reflecting how the interdependence chains happen in school contexts by interdependent groups of people. It is a reflective work, with a bibliographic basis, having the foundation in texts such as the Civilizing Process, The solitude of the dying, and The society of individuals, by Norbert Elias, in addition to articles and published Works that study this author. Here, we propose a reflection on the formation of the teacher, who, before takinf on this role of a teacher, has a personal and social ideology. Therefore, to analyze the webs of interdependence and configurations in which teachers are involved, can give visibility to the problems present in the function of being a teacher and contribute to the balance of the social network.Revista Tempos e Espaços em Educação2020-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1330410.20952/revtee.v13i32.13304Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-17Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-17Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-17Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-172358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13304/10378Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Cláudia SantanaGivigi, Rosana Carla Nascimento2022-02-13T19:01:58Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/13304Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T19:01:58Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições das funções sociais do professor na construção do ser profissional
CONTRIBUCIONES DE LAS FUNCIONES SOCIALES DEL PROFESOR EM LA CONSTRUCCIÓN DEL PROFESIONAL
CONTRIBUTIONS OF THE SOCIAL FUNCTIONS OF THE TEACHER IN THE CONSTRUCTION OF THE PROFESSIONAL
title Contribuições das funções sociais do professor na construção do ser profissional
spellingShingle Contribuições das funções sociais do professor na construção do ser profissional
Santos, Cláudia Santana
title_short Contribuições das funções sociais do professor na construção do ser profissional
title_full Contribuições das funções sociais do professor na construção do ser profissional
title_fullStr Contribuições das funções sociais do professor na construção do ser profissional
title_full_unstemmed Contribuições das funções sociais do professor na construção do ser profissional
title_sort Contribuições das funções sociais do professor na construção do ser profissional
author Santos, Cláudia Santana
author_facet Santos, Cláudia Santana
Givigi, Rosana Carla Nascimento
author_role author
author2 Givigi, Rosana Carla Nascimento
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Cláudia Santana
Givigi, Rosana Carla Nascimento
description Este artigo objetiva compreender como as múltiplas funções sociais do professor moldam seu exercício profissional. Para tanto, utiliza os construtos da teoria sociológica de Norbert Elias, que parte de sua teoria figuracional, refletindo como as cadeias de interdependências apresentam-se nos contextos escolares com grupos funcionalmente dependentes. Trata-se de um trabalho reflexivo, de base bibliográfica, tendo o alicerce os escritos de Nobert Elias, destacando o Processo Civilizador, A solidão dos moribundos, e A sociedade dos indivíduos, de Norbert Elias, além de artigos e trabalhos publicados que voltem-se ao estudo do autor.  A proposta foi uma reflexão sobre a formação do professor, que antes de assumir a função de docente tem sua ação configurada por uma ideologia social e pessoal. Portanto, a análise das teias de interdependência e das configurações pode dar visibilidade as problemáticas presentes na função do professor e contribuir para que a teia social se equilibre.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13304
10.20952/revtee.v13i32.13304
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13304
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v13i32.13304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13304/10378
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-17
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-17
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-17
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-17
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875182844706816