Sexualidade e deficiência intelectual: concepções, vivências e o papel da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Camila Mugnai
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Coelho, Marili André
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3268
Resumo: A presente pesquisa buscou compreender as concepções e vivências de sexualidade de jovens com deficiência intelectual por meio de entrevistas individuais com 13 jovens de uma instituição especializada de uma cidade do interior paulista. As entrevistas englobaram conhecimentos prévios e concepções sobre a temática, acesso à educação sexual, relacionamentos afetivos, autoimagem, prazer, etc. Os jovens entrevistados sentiam-se pouco informados sobre a temática da sexualidade e apresentaram vivências de relacionamentos que indicam vulnerabilidade e exposição a situações de riscos tanto no âmbito biológico quanto psicossocial, o que evidencia a necessidade de intervenções sobre o tema e ampliação de ações no âmbito da Educação Sexual.
id UFS-3_523710f73fedb1c32f5a8b5ce53b7304
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3268
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Sexualidade e deficiência intelectual: concepções, vivências e o papel da educaçãoA presente pesquisa buscou compreender as concepções e vivências de sexualidade de jovens com deficiência intelectual por meio de entrevistas individuais com 13 jovens de uma instituição especializada de uma cidade do interior paulista. As entrevistas englobaram conhecimentos prévios e concepções sobre a temática, acesso à educação sexual, relacionamentos afetivos, autoimagem, prazer, etc. Os jovens entrevistados sentiam-se pouco informados sobre a temática da sexualidade e apresentaram vivências de relacionamentos que indicam vulnerabilidade e exposição a situações de riscos tanto no âmbito biológico quanto psicossocial, o que evidencia a necessidade de intervenções sobre o tema e ampliação de ações no âmbito da Educação Sexual.Revista Tempos e Espaços em Educação2014-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/326810.20952/revtee.v0i0.3268Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 Núm. 13 (2014): Maio-Agosto; 201-212Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No 13 (2014): Maio-Agosto; 201-212Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 7 n. 13 (2014): Maio-Agosto; 201-212Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No. 13 (2014): Maio-Agosto; 201-2122358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3268/2887Vieira, Camila MugnaiCoelho, Marili Andréinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-13T18:58:27Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3268Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T18:58:27Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Sexualidade e deficiência intelectual: concepções, vivências e o papel da educação
title Sexualidade e deficiência intelectual: concepções, vivências e o papel da educação
spellingShingle Sexualidade e deficiência intelectual: concepções, vivências e o papel da educação
Vieira, Camila Mugnai
title_short Sexualidade e deficiência intelectual: concepções, vivências e o papel da educação
title_full Sexualidade e deficiência intelectual: concepções, vivências e o papel da educação
title_fullStr Sexualidade e deficiência intelectual: concepções, vivências e o papel da educação
title_full_unstemmed Sexualidade e deficiência intelectual: concepções, vivências e o papel da educação
title_sort Sexualidade e deficiência intelectual: concepções, vivências e o papel da educação
author Vieira, Camila Mugnai
author_facet Vieira, Camila Mugnai
Coelho, Marili André
author_role author
author2 Coelho, Marili André
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Camila Mugnai
Coelho, Marili André
description A presente pesquisa buscou compreender as concepções e vivências de sexualidade de jovens com deficiência intelectual por meio de entrevistas individuais com 13 jovens de uma instituição especializada de uma cidade do interior paulista. As entrevistas englobaram conhecimentos prévios e concepções sobre a temática, acesso à educação sexual, relacionamentos afetivos, autoimagem, prazer, etc. Os jovens entrevistados sentiam-se pouco informados sobre a temática da sexualidade e apresentaram vivências de relacionamentos que indicam vulnerabilidade e exposição a situações de riscos tanto no âmbito biológico quanto psicossocial, o que evidencia a necessidade de intervenções sobre o tema e ampliação de ações no âmbito da Educação Sexual.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3268
10.20952/revtee.v0i0.3268
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3268
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v0i0.3268
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3268/2887
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 Núm. 13 (2014): Maio-Agosto; 201-212
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No 13 (2014): Maio-Agosto; 201-212
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 7 n. 13 (2014): Maio-Agosto; 201-212
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No. 13 (2014): Maio-Agosto; 201-212
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875181017038848