Sexualidade e deficiência intelectual: concepções, vivências e o papel da educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3268 |
Resumo: | A presente pesquisa buscou compreender as concepções e vivências de sexualidade de jovens com deficiência intelectual por meio de entrevistas individuais com 13 jovens de uma instituição especializada de uma cidade do interior paulista. As entrevistas englobaram conhecimentos prévios e concepções sobre a temática, acesso à educação sexual, relacionamentos afetivos, autoimagem, prazer, etc. Os jovens entrevistados sentiam-se pouco informados sobre a temática da sexualidade e apresentaram vivências de relacionamentos que indicam vulnerabilidade e exposição a situações de riscos tanto no âmbito biológico quanto psicossocial, o que evidencia a necessidade de intervenções sobre o tema e ampliação de ações no âmbito da Educação Sexual. |
id |
UFS-3_523710f73fedb1c32f5a8b5ce53b7304 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3268 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sexualidade e deficiência intelectual: concepções, vivências e o papel da educaçãoA presente pesquisa buscou compreender as concepções e vivências de sexualidade de jovens com deficiência intelectual por meio de entrevistas individuais com 13 jovens de uma instituição especializada de uma cidade do interior paulista. As entrevistas englobaram conhecimentos prévios e concepções sobre a temática, acesso à educação sexual, relacionamentos afetivos, autoimagem, prazer, etc. Os jovens entrevistados sentiam-se pouco informados sobre a temática da sexualidade e apresentaram vivências de relacionamentos que indicam vulnerabilidade e exposição a situações de riscos tanto no âmbito biológico quanto psicossocial, o que evidencia a necessidade de intervenções sobre o tema e ampliação de ações no âmbito da Educação Sexual.Revista Tempos e Espaços em Educação2014-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/326810.20952/revtee.v0i0.3268Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 Núm. 13 (2014): Maio-Agosto; 201-212Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No 13 (2014): Maio-Agosto; 201-212Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 7 n. 13 (2014): Maio-Agosto; 201-212Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No. 13 (2014): Maio-Agosto; 201-2122358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3268/2887Vieira, Camila MugnaiCoelho, Marili Andréinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-13T18:58:27Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3268Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T18:58:27Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sexualidade e deficiência intelectual: concepções, vivências e o papel da educação |
title |
Sexualidade e deficiência intelectual: concepções, vivências e o papel da educação |
spellingShingle |
Sexualidade e deficiência intelectual: concepções, vivências e o papel da educação Vieira, Camila Mugnai |
title_short |
Sexualidade e deficiência intelectual: concepções, vivências e o papel da educação |
title_full |
Sexualidade e deficiência intelectual: concepções, vivências e o papel da educação |
title_fullStr |
Sexualidade e deficiência intelectual: concepções, vivências e o papel da educação |
title_full_unstemmed |
Sexualidade e deficiência intelectual: concepções, vivências e o papel da educação |
title_sort |
Sexualidade e deficiência intelectual: concepções, vivências e o papel da educação |
author |
Vieira, Camila Mugnai |
author_facet |
Vieira, Camila Mugnai Coelho, Marili André |
author_role |
author |
author2 |
Coelho, Marili André |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Camila Mugnai Coelho, Marili André |
description |
A presente pesquisa buscou compreender as concepções e vivências de sexualidade de jovens com deficiência intelectual por meio de entrevistas individuais com 13 jovens de uma instituição especializada de uma cidade do interior paulista. As entrevistas englobaram conhecimentos prévios e concepções sobre a temática, acesso à educação sexual, relacionamentos afetivos, autoimagem, prazer, etc. Os jovens entrevistados sentiam-se pouco informados sobre a temática da sexualidade e apresentaram vivências de relacionamentos que indicam vulnerabilidade e exposição a situações de riscos tanto no âmbito biológico quanto psicossocial, o que evidencia a necessidade de intervenções sobre o tema e ampliação de ações no âmbito da Educação Sexual. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3268 10.20952/revtee.v0i0.3268 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3268 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v0i0.3268 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3268/2887 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 Núm. 13 (2014): Maio-Agosto; 201-212 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No 13 (2014): Maio-Agosto; 201-212 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 7 n. 13 (2014): Maio-Agosto; 201-212 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No. 13 (2014): Maio-Agosto; 201-212 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875181017038848 |