Duas perspectivas sobre o projeto educacional da Companhia de Jesus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Fábio Alves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2199
Resumo: Pretendo, no presente artigo, discorrer acerca dos elementos apresentados em duas leituras distintas sobre o período jesuítico da educação no Brasil. A primeira delas é a que foi elaborada por Fernando de Azevedo (1976); a segunda, é a de João Adolfo Hansen (2000; 2001). O objetivo é destacar a forma como essas interpretações explicaram a ação educativa da Companhia de Jesus no Brasil. Cotejar as duas leituras sobre a atuação jesuítica no setor educacional brasileiro no período colonial, como aqui foi feito, requer considerar o local de fala em que foram produzidos os discursos, bem como a perspectiva histórica que os enquadra.
id UFS-3_59953ffeca690dcfd9e83393ff3908ff
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2199
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Duas perspectivas sobre o projeto educacional da Companhia de JesusPretendo, no presente artigo, discorrer acerca dos elementos apresentados em duas leituras distintas sobre o período jesuítico da educação no Brasil. A primeira delas é a que foi elaborada por Fernando de Azevedo (1976); a segunda, é a de João Adolfo Hansen (2000; 2001). O objetivo é destacar a forma como essas interpretações explicaram a ação educativa da Companhia de Jesus no Brasil. Cotejar as duas leituras sobre a atuação jesuítica no setor educacional brasileiro no período colonial, como aqui foi feito, requer considerar o local de fala em que foram produzidos os discursos, bem como a perspectiva histórica que os enquadra.Revista Tempos e Espaços em Educação2022-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/219910.20952/revtee.v0i0.2199Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 2 Núm. 2 (2009): Janeiro-JunhoRevista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 2 No 2 (2009): Janeiro-JunhoRevista Tempos e Espaços em Educação; v. 2 n. 2 (2009): Janeiro-JunhoRevista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 2 No. 2 (2009): Janeiro-Junho2358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2199/1870dos Santos, Fábio Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-05T16:00:11Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2199Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-03-05T16:00:11Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Duas perspectivas sobre o projeto educacional da Companhia de Jesus
title Duas perspectivas sobre o projeto educacional da Companhia de Jesus
spellingShingle Duas perspectivas sobre o projeto educacional da Companhia de Jesus
dos Santos, Fábio Alves
title_short Duas perspectivas sobre o projeto educacional da Companhia de Jesus
title_full Duas perspectivas sobre o projeto educacional da Companhia de Jesus
title_fullStr Duas perspectivas sobre o projeto educacional da Companhia de Jesus
title_full_unstemmed Duas perspectivas sobre o projeto educacional da Companhia de Jesus
title_sort Duas perspectivas sobre o projeto educacional da Companhia de Jesus
author dos Santos, Fábio Alves
author_facet dos Santos, Fábio Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Fábio Alves
description Pretendo, no presente artigo, discorrer acerca dos elementos apresentados em duas leituras distintas sobre o período jesuítico da educação no Brasil. A primeira delas é a que foi elaborada por Fernando de Azevedo (1976); a segunda, é a de João Adolfo Hansen (2000; 2001). O objetivo é destacar a forma como essas interpretações explicaram a ação educativa da Companhia de Jesus no Brasil. Cotejar as duas leituras sobre a atuação jesuítica no setor educacional brasileiro no período colonial, como aqui foi feito, requer considerar o local de fala em que foram produzidos os discursos, bem como a perspectiva histórica que os enquadra.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2199
10.20952/revtee.v0i0.2199
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2199
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v0i0.2199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2199/1870
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 2 Núm. 2 (2009): Janeiro-Junho
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 2 No 2 (2009): Janeiro-Junho
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 2 n. 2 (2009): Janeiro-Junho
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 2 No. 2 (2009): Janeiro-Junho
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875180510576640