Institucionalização dos estudos de gênero na universidade: uma análise a partir de narrativas de acadêmicas feministas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Adenilda Bertoldo Alves de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Carvalho, Maria Eulina Pessoa de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/4526
Resumo: Este texto analisa, através das narrativas de três acadêmicas feministas de uma universidade federal nordestina, suas contribuições para a institucionalização dos estudos de gênero. Utilizam-se como categorias de análise: instituição, identidade feminista, narrativa e gênero. A análise evidencia que foi possível trazer os estudos de gê- nero para a universidade investigada através da militância das professoras entrevistadas. Os estudos de gênero são vistos como menos importantes e se inserem através de grupos independentes. As professoras lutam por reconhecimento, ora isoladamente, ora conjuntamente.
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