Aspectos Teórico-metodológicos e da Historiografia Brasileira na Temática da História das Disciplinas Escolares (1990-2008)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Júnior, Décio Gatti
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2216
Resumo: O presente estudo consiste em uma reflexão sobre os aspectos principais do esforço de constituição de uma herme-nêutica e de uma heurística investigativa no âmbito da História das Disciplinas Escolares no Brasil. O primeiro movimento do texto é dedicado à apresentação das principais categorias de análise presentes nas investigações neste corte temático. Em seguida, o texto percorre o caminho da ampliação de fontes ocorrida na pesquisa histórica, de modo geral, e histórico-educacional, de modo particular. No terceiro e último movimento, há uma apresentação sucinta de vinte obras publicadas em forma de livro ou de coletânea que tratam da temática, com apontamento de seus contornos mais gerais e das fontes de pesquisa utilizadas, o que consistiu em amostra significativa para as pretensões desse estudo, considerando, porém, que há produção significativa nesta área temática divulgada em forma de dissertações, teses e artigos científicos.  Conclui-se que a pesquisa na temática da História das Disciplinas Escolares encontra-se estruturada, com uma hermenêutica que superou abordagens restritivas e reducionistas do passado, com utilização de fontes de pesquisa que permitem alcançar melhor a dinâmica cotidiana dos indivíduos nos processos de escolarização modernos.
id UFS-3_5d61b4d878553321ca5916b05a2db159
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2216
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Aspectos Teórico-metodológicos e da Historiografia Brasileira na Temática da História das Disciplinas Escolares (1990-2008)O presente estudo consiste em uma reflexão sobre os aspectos principais do esforço de constituição de uma herme-nêutica e de uma heurística investigativa no âmbito da História das Disciplinas Escolares no Brasil. O primeiro movimento do texto é dedicado à apresentação das principais categorias de análise presentes nas investigações neste corte temático. Em seguida, o texto percorre o caminho da ampliação de fontes ocorrida na pesquisa histórica, de modo geral, e histórico-educacional, de modo particular. No terceiro e último movimento, há uma apresentação sucinta de vinte obras publicadas em forma de livro ou de coletânea que tratam da temática, com apontamento de seus contornos mais gerais e das fontes de pesquisa utilizadas, o que consistiu em amostra significativa para as pretensões desse estudo, considerando, porém, que há produção significativa nesta área temática divulgada em forma de dissertações, teses e artigos científicos.  Conclui-se que a pesquisa na temática da História das Disciplinas Escolares encontra-se estruturada, com uma hermenêutica que superou abordagens restritivas e reducionistas do passado, com utilização de fontes de pesquisa que permitem alcançar melhor a dinâmica cotidiana dos indivíduos nos processos de escolarização modernos.Revista Tempos e Espaços em Educação2022-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/221610.20952/revtee.v0i0.2216Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 3 Núm. 4 (2010): Janeiro-julhoRevista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 3 No 4 (2010): Janeiro-julhoRevista Tempos e Espaços em Educação; v. 3 n. 4 (2010): Janeiro-julhoRevista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 3 No. 4 (2010): Janeiro-julho2358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2216/1887Júnior, Décio Gattiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-05T14:48:30Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2216Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-03-05T14:48:30Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos Teórico-metodológicos e da Historiografia Brasileira na Temática da História das Disciplinas Escolares (1990-2008)
title Aspectos Teórico-metodológicos e da Historiografia Brasileira na Temática da História das Disciplinas Escolares (1990-2008)
spellingShingle Aspectos Teórico-metodológicos e da Historiografia Brasileira na Temática da História das Disciplinas Escolares (1990-2008)
Júnior, Décio Gatti
title_short Aspectos Teórico-metodológicos e da Historiografia Brasileira na Temática da História das Disciplinas Escolares (1990-2008)
title_full Aspectos Teórico-metodológicos e da Historiografia Brasileira na Temática da História das Disciplinas Escolares (1990-2008)
title_fullStr Aspectos Teórico-metodológicos e da Historiografia Brasileira na Temática da História das Disciplinas Escolares (1990-2008)
title_full_unstemmed Aspectos Teórico-metodológicos e da Historiografia Brasileira na Temática da História das Disciplinas Escolares (1990-2008)
title_sort Aspectos Teórico-metodológicos e da Historiografia Brasileira na Temática da História das Disciplinas Escolares (1990-2008)
author Júnior, Décio Gatti
author_facet Júnior, Décio Gatti
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Júnior, Décio Gatti
description O presente estudo consiste em uma reflexão sobre os aspectos principais do esforço de constituição de uma herme-nêutica e de uma heurística investigativa no âmbito da História das Disciplinas Escolares no Brasil. O primeiro movimento do texto é dedicado à apresentação das principais categorias de análise presentes nas investigações neste corte temático. Em seguida, o texto percorre o caminho da ampliação de fontes ocorrida na pesquisa histórica, de modo geral, e histórico-educacional, de modo particular. No terceiro e último movimento, há uma apresentação sucinta de vinte obras publicadas em forma de livro ou de coletânea que tratam da temática, com apontamento de seus contornos mais gerais e das fontes de pesquisa utilizadas, o que consistiu em amostra significativa para as pretensões desse estudo, considerando, porém, que há produção significativa nesta área temática divulgada em forma de dissertações, teses e artigos científicos.  Conclui-se que a pesquisa na temática da História das Disciplinas Escolares encontra-se estruturada, com uma hermenêutica que superou abordagens restritivas e reducionistas do passado, com utilização de fontes de pesquisa que permitem alcançar melhor a dinâmica cotidiana dos indivíduos nos processos de escolarização modernos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2216
10.20952/revtee.v0i0.2216
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2216
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v0i0.2216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2216/1887
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 3 Núm. 4 (2010): Janeiro-julho
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 3 No 4 (2010): Janeiro-julho
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 3 n. 4 (2010): Janeiro-julho
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 3 No. 4 (2010): Janeiro-julho
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875180532596736