Desarrollo psicomotor de preescolares con patologías del habla mediante técnicas de arteterapia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17214 |
Resumo: | O artigo examina os conceitos de “psicomotricidade” e “desenvolvimento psicomotor” e apresenta sua caracterização em pré-escolares com fonoaudiologia, bem como analisa as tecnologias de arteterapia como instrumento para o desenvolvimento psicomotor de crianças desse grupo. O objetivo do estudo é desenvolver os aspectos organizacionais e metódicos do desenvolvimento psicomotor de crianças pré-escolares com fonoaudiologia por meio das tecnologias da arte-terapia. Métodos: A pesquisa está fundamentada nos métodos gerais de pesquisa científica de análise, síntese, comparação e generalização, bem como em um experimento pedagógico (apuração, formação e controle) e análise de dados empíricos. Os dados obtidos no estudo são processados no Excel por métodos de estatística matemática. Os dados obtidos no decorrer do estudo evidenciam a dinâmica positiva do desenvolvimento psicomotor de pré-escolares com fonoaudiologia após o trabalho experimental com o uso de tecnologias de arteterapia. Os dados da pesquisa confirmam que o trabalho especialmente organizado com o uso de tecnologias de arteterapia permite aumentar o nível de desenvolvimento psicomotor em crianças com deficiência de fala. Os materiais desenvolvidos podem ser utilizados por professores de organizações de educação pré-escolar para melhorar o nível de desenvolvimento psicomotor de pré-escolares com fonoaudiologia por meio de técnicas de arteterapia. |
id |
UFS-3_603aaa2d4a35000bceee96332ad267fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17214 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desarrollo psicomotor de preescolares con patologías del habla mediante técnicas de arteterapiaPsychomotor development of preschoolers with speech pathologies by means of art therapy techniquesDesenvolvimento psicomotor de pré-escolares com fonoaudiologia por meio de técnicas de arteterapiaPsychomotor developmentArt therapy techniquesPreschoolers with speech pathologyDesarrollo psicomotorTécnicas de arteterapiaNiños en edad preescolar con patología del hablaDesenvolvimento psicomotorTécnicas de arte-terapiaCrianças em idade pré-escolar com fonoaudiologiaO artigo examina os conceitos de “psicomotricidade” e “desenvolvimento psicomotor” e apresenta sua caracterização em pré-escolares com fonoaudiologia, bem como analisa as tecnologias de arteterapia como instrumento para o desenvolvimento psicomotor de crianças desse grupo. O objetivo do estudo é desenvolver os aspectos organizacionais e metódicos do desenvolvimento psicomotor de crianças pré-escolares com fonoaudiologia por meio das tecnologias da arte-terapia. Métodos: A pesquisa está fundamentada nos métodos gerais de pesquisa científica de análise, síntese, comparação e generalização, bem como em um experimento pedagógico (apuração, formação e controle) e análise de dados empíricos. Os dados obtidos no estudo são processados no Excel por métodos de estatística matemática. Os dados obtidos no decorrer do estudo evidenciam a dinâmica positiva do desenvolvimento psicomotor de pré-escolares com fonoaudiologia após o trabalho experimental com o uso de tecnologias de arteterapia. Os dados da pesquisa confirmam que o trabalho especialmente organizado com o uso de tecnologias de arteterapia permite aumentar o nível de desenvolvimento psicomotor em crianças com deficiência de fala. Os materiais desenvolvidos podem ser utilizados por professores de organizações de educação pré-escolar para melhorar o nível de desenvolvimento psicomotor de pré-escolares com fonoaudiologia por meio de técnicas de arteterapia.El artículo examina los conceptos de “psicomotricidad” y “desarrollo psicomotor” y da su caracterización en preescolares con patologías del habla, además de analizar las tecnologías de la arteterapia como instrumento para el desarrollo psicomotor de los niños de este grupo. El objetivo del estudio es desarrollar los aspectos organizativos y metódicos del desarrollo psicomotor de niños en edad preescolar con patologías del habla mediante tecnologías de arteterapia. Métodos: La investigación se fundamenta en los métodos de investigación científica general de análisis, síntesis, comparación y generalización, así como en un experimento pedagógico (comprobante, formativo y de control) y análisis de datos empíricos. Los datos obtenidos en el estudio se procesan en Excel mediante métodos de estadística matemática. Los datos obtenidos en el transcurso del estudio evidencian la dinámica positiva del desarrollo psicomotor de preescolares con patologías del habla luego del trabajo experimental con el uso de tecnologías de arteterapia. Los datos de la investigación confirman que el trabajo especialmente organizado con el uso de tecnologías de arteterapia permite incrementar el nivel de desarrollo psicomotor en niños con impedimentos del habla. Los materiales desarrollados pueden ser utilizados por profesores de organizaciones educativas preescolares para mejorar el nivel de desarrollo psicomotor de niños en edad preescolar con patologías del habla mediante técnicas de arteterapia.The article examines the concepts of “psychomotorics” and “psychomotor development” and gives their characterization in preschoolers with speech pathologies, as well as analyzes art therapy technologies as an instrument for psychomotor development of children in this group. The goal of the study is to develop the organizational and methodical aspects of the psychomotor development of preschool children with speech pathologies by means of art therapy technologies. The research is founded on the general scientific research methods of analysis, synthesis, comparison, and generalization, as well as a pedagogical experiment (ascertaining, formative, and control) and empirical data analysis. The data obtained in the study are processed in Excel by mathematical statistics methods. The data obtained in the course of the study give evidence of the positive dynamic of the psychomotor development of preschoolers with speech pathologies after the experimental work with the use of art therapy technologies. Research data confirms that specially organized work with the use of art therapy technologies allows increasing the level of psychomotor development in children with speech impairments. The developed materials can be used by teachers of preschool educational organizations to improve the level of psychomotor development of preschoolers with speech pathologies by means of art therapy techniques.Revista Tempos e Espaços em Educação2022-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1721410.20952/revtee.v15i34.17214Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 Núm. 34 (2022): Publicação Contínua; e17214Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No 34 (2022): Publicação Contínua; e17214Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 15 n. 34 (2022): Publicação Contínua; e17214Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No. 34 (2022): Publicação Contínua; e172142358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSenghttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17214/12543https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17214/13932Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessArkhipova, Svetlana Lazutkina, Olga2023-06-04T23:34:00Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17214Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2023-06-04T23:34Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desarrollo psicomotor de preescolares con patologías del habla mediante técnicas de arteterapia Psychomotor development of preschoolers with speech pathologies by means of art therapy techniques Desenvolvimento psicomotor de pré-escolares com fonoaudiologia por meio de técnicas de arteterapia |
title |
Desarrollo psicomotor de preescolares con patologías del habla mediante técnicas de arteterapia |
spellingShingle |
Desarrollo psicomotor de preescolares con patologías del habla mediante técnicas de arteterapia Arkhipova, Svetlana Psychomotor development Art therapy techniques Preschoolers with speech pathology Desarrollo psicomotor Técnicas de arteterapia Niños en edad preescolar con patología del habla Desenvolvimento psicomotor Técnicas de arte-terapia Crianças em idade pré-escolar com fonoaudiologia |
title_short |
Desarrollo psicomotor de preescolares con patologías del habla mediante técnicas de arteterapia |
title_full |
Desarrollo psicomotor de preescolares con patologías del habla mediante técnicas de arteterapia |
title_fullStr |
Desarrollo psicomotor de preescolares con patologías del habla mediante técnicas de arteterapia |
title_full_unstemmed |
Desarrollo psicomotor de preescolares con patologías del habla mediante técnicas de arteterapia |
title_sort |
Desarrollo psicomotor de preescolares con patologías del habla mediante técnicas de arteterapia |
author |
Arkhipova, Svetlana |
author_facet |
Arkhipova, Svetlana Lazutkina, Olga |
author_role |
author |
author2 |
Lazutkina, Olga |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arkhipova, Svetlana Lazutkina, Olga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psychomotor development Art therapy techniques Preschoolers with speech pathology Desarrollo psicomotor Técnicas de arteterapia Niños en edad preescolar con patología del habla Desenvolvimento psicomotor Técnicas de arte-terapia Crianças em idade pré-escolar com fonoaudiologia |
topic |
Psychomotor development Art therapy techniques Preschoolers with speech pathology Desarrollo psicomotor Técnicas de arteterapia Niños en edad preescolar con patología del habla Desenvolvimento psicomotor Técnicas de arte-terapia Crianças em idade pré-escolar com fonoaudiologia |
description |
O artigo examina os conceitos de “psicomotricidade” e “desenvolvimento psicomotor” e apresenta sua caracterização em pré-escolares com fonoaudiologia, bem como analisa as tecnologias de arteterapia como instrumento para o desenvolvimento psicomotor de crianças desse grupo. O objetivo do estudo é desenvolver os aspectos organizacionais e metódicos do desenvolvimento psicomotor de crianças pré-escolares com fonoaudiologia por meio das tecnologias da arte-terapia. Métodos: A pesquisa está fundamentada nos métodos gerais de pesquisa científica de análise, síntese, comparação e generalização, bem como em um experimento pedagógico (apuração, formação e controle) e análise de dados empíricos. Os dados obtidos no estudo são processados no Excel por métodos de estatística matemática. Os dados obtidos no decorrer do estudo evidenciam a dinâmica positiva do desenvolvimento psicomotor de pré-escolares com fonoaudiologia após o trabalho experimental com o uso de tecnologias de arteterapia. Os dados da pesquisa confirmam que o trabalho especialmente organizado com o uso de tecnologias de arteterapia permite aumentar o nível de desenvolvimento psicomotor em crianças com deficiência de fala. Os materiais desenvolvidos podem ser utilizados por professores de organizações de educação pré-escolar para melhorar o nível de desenvolvimento psicomotor de pré-escolares com fonoaudiologia por meio de técnicas de arteterapia. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17214 10.20952/revtee.v15i34.17214 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17214 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v15i34.17214 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17214/12543 https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17214/13932 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 Núm. 34 (2022): Publicação Contínua; e17214 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No 34 (2022): Publicação Contínua; e17214 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 15 n. 34 (2022): Publicação Contínua; e17214 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No. 34 (2022): Publicação Contínua; e17214 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875184791912448 |