Desarrollo psicomotor de preescolares con patologías del habla mediante técnicas de arteterapia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arkhipova, Svetlana
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lazutkina, Olga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17214
Resumo: O artigo examina os conceitos de “psicomotricidade” e “desenvolvimento psicomotor” e apresenta sua caracterização em pré-escolares com fonoaudiologia, bem como analisa as tecnologias de arteterapia como instrumento para o desenvolvimento psicomotor de crianças desse grupo. O objetivo do estudo é desenvolver os aspectos organizacionais e metódicos do desenvolvimento psicomotor de crianças pré-escolares com fonoaudiologia por meio das tecnologias da arte-terapia. Métodos: A pesquisa está fundamentada nos métodos gerais de pesquisa científica de análise, síntese, comparação e generalização, bem como em um experimento pedagógico (apuração, formação e controle) e análise de dados empíricos. Os dados obtidos no estudo são processados ​​no Excel por métodos de estatística matemática. Os dados obtidos no decorrer do estudo evidenciam a dinâmica positiva do desenvolvimento psicomotor de pré-escolares com fonoaudiologia após o trabalho experimental com o uso de tecnologias de arteterapia. Os dados da pesquisa confirmam que o trabalho especialmente organizado com o uso de tecnologias de arteterapia permite aumentar o nível de desenvolvimento psicomotor em crianças com deficiência de fala. Os materiais desenvolvidos podem ser utilizados por professores de organizações de educação pré-escolar para melhorar o nível de desenvolvimento psicomotor de pré-escolares com fonoaudiologia por meio de técnicas de arteterapia.
id UFS-3_603aaa2d4a35000bceee96332ad267fc
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17214
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Desarrollo psicomotor de preescolares con patologías del habla mediante técnicas de arteterapiaPsychomotor development of preschoolers with speech pathologies by means of art therapy techniquesDesenvolvimento psicomotor de pré-escolares com fonoaudiologia por meio de técnicas de arteterapiaPsychomotor developmentArt therapy techniquesPreschoolers with speech pathologyDesarrollo psicomotorTécnicas de arteterapiaNiños en edad preescolar con patología del hablaDesenvolvimento psicomotorTécnicas de arte-terapiaCrianças em idade pré-escolar com fonoaudiologiaO artigo examina os conceitos de “psicomotricidade” e “desenvolvimento psicomotor” e apresenta sua caracterização em pré-escolares com fonoaudiologia, bem como analisa as tecnologias de arteterapia como instrumento para o desenvolvimento psicomotor de crianças desse grupo. O objetivo do estudo é desenvolver os aspectos organizacionais e metódicos do desenvolvimento psicomotor de crianças pré-escolares com fonoaudiologia por meio das tecnologias da arte-terapia. Métodos: A pesquisa está fundamentada nos métodos gerais de pesquisa científica de análise, síntese, comparação e generalização, bem como em um experimento pedagógico (apuração, formação e controle) e análise de dados empíricos. Os dados obtidos no estudo são processados ​​no Excel por métodos de estatística matemática. Os dados obtidos no decorrer do estudo evidenciam a dinâmica positiva do desenvolvimento psicomotor de pré-escolares com fonoaudiologia após o trabalho experimental com o uso de tecnologias de arteterapia. Os dados da pesquisa confirmam que o trabalho especialmente organizado com o uso de tecnologias de arteterapia permite aumentar o nível de desenvolvimento psicomotor em crianças com deficiência de fala. Os materiais desenvolvidos podem ser utilizados por professores de organizações de educação pré-escolar para melhorar o nível de desenvolvimento psicomotor de pré-escolares com fonoaudiologia por meio de técnicas de arteterapia.El artículo examina los conceptos de “psicomotricidad” y “desarrollo psicomotor” y da su caracterización en preescolares con patologías del habla, además de analizar las tecnologías de la arteterapia como instrumento para el desarrollo psicomotor de los niños de este grupo. El objetivo del estudio es desarrollar los aspectos organizativos y metódicos del desarrollo psicomotor de niños en edad preescolar con patologías del habla mediante tecnologías de arteterapia. Métodos: La investigación se fundamenta en los métodos de investigación científica general de análisis, síntesis, comparación y generalización, así como en un experimento pedagógico (comprobante, formativo y de control) y análisis de datos empíricos. Los datos obtenidos en el estudio se procesan en Excel mediante métodos de estadística matemática. Los datos obtenidos en el transcurso del estudio evidencian la dinámica positiva del desarrollo psicomotor de preescolares con patologías del habla luego del trabajo experimental con el uso de tecnologías de arteterapia. Los datos de la investigación confirman que el trabajo especialmente organizado con el uso de tecnologías de arteterapia permite incrementar el nivel de desarrollo psicomotor en niños con impedimentos del habla. Los materiales desarrollados pueden ser utilizados por profesores de organizaciones educativas preescolares para mejorar el nivel de desarrollo psicomotor de niños en edad preescolar con patologías del habla mediante técnicas de arteterapia.The article examines the concepts of “psychomotorics” and “psychomotor development” and gives their characterization in preschoolers with speech pathologies, as well as analyzes art therapy technologies as an instrument for psychomotor development of children in this group. The goal of the study is to develop the organizational and methodical aspects of the psychomotor development of preschool children with speech pathologies by means of art therapy technologies. The research is founded on the general scientific research methods of analysis, synthesis, comparison, and generalization, as well as a pedagogical experiment (ascertaining, formative, and control) and empirical data analysis. The data obtained in the study are processed in Excel by mathematical statistics methods. The data obtained in the course of the study give evidence of the positive dynamic of the psychomotor development of preschoolers with speech pathologies after the experimental work with the use of art therapy technologies. Research data confirms that specially organized work with the use of art therapy technologies allows increasing the level of psychomotor development in children with speech impairments. The developed materials can be used by teachers of preschool educational organizations to improve the level of psychomotor development of preschoolers with speech pathologies by means of art therapy techniques.Revista Tempos e Espaços em Educação2022-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1721410.20952/revtee.v15i34.17214Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 Núm. 34 (2022): Publicação Contínua; e17214Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No 34 (2022): Publicação Contínua; e17214Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 15 n. 34 (2022): Publicação Contínua; e17214Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No. 34 (2022): Publicação Contínua; e172142358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSenghttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17214/12543https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17214/13932Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessArkhipova, Svetlana Lazutkina, Olga2023-06-04T23:34:00Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17214Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2023-06-04T23:34Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Desarrollo psicomotor de preescolares con patologías del habla mediante técnicas de arteterapia
Psychomotor development of preschoolers with speech pathologies by means of art therapy techniques
Desenvolvimento psicomotor de pré-escolares com fonoaudiologia por meio de técnicas de arteterapia
title Desarrollo psicomotor de preescolares con patologías del habla mediante técnicas de arteterapia
spellingShingle Desarrollo psicomotor de preescolares con patologías del habla mediante técnicas de arteterapia
Arkhipova, Svetlana
Psychomotor development
Art therapy techniques
Preschoolers with speech pathology
Desarrollo psicomotor
Técnicas de arteterapia
Niños en edad preescolar con patología del habla
Desenvolvimento psicomotor
Técnicas de arte-terapia
Crianças em idade pré-escolar com fonoaudiologia
title_short Desarrollo psicomotor de preescolares con patologías del habla mediante técnicas de arteterapia
title_full Desarrollo psicomotor de preescolares con patologías del habla mediante técnicas de arteterapia
title_fullStr Desarrollo psicomotor de preescolares con patologías del habla mediante técnicas de arteterapia
title_full_unstemmed Desarrollo psicomotor de preescolares con patologías del habla mediante técnicas de arteterapia
title_sort Desarrollo psicomotor de preescolares con patologías del habla mediante técnicas de arteterapia
author Arkhipova, Svetlana
author_facet Arkhipova, Svetlana
Lazutkina, Olga
author_role author
author2 Lazutkina, Olga
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arkhipova, Svetlana
Lazutkina, Olga
dc.subject.por.fl_str_mv Psychomotor development
Art therapy techniques
Preschoolers with speech pathology
Desarrollo psicomotor
Técnicas de arteterapia
Niños en edad preescolar con patología del habla
Desenvolvimento psicomotor
Técnicas de arte-terapia
Crianças em idade pré-escolar com fonoaudiologia
topic Psychomotor development
Art therapy techniques
Preschoolers with speech pathology
Desarrollo psicomotor
Técnicas de arteterapia
Niños en edad preescolar con patología del habla
Desenvolvimento psicomotor
Técnicas de arte-terapia
Crianças em idade pré-escolar com fonoaudiologia
description O artigo examina os conceitos de “psicomotricidade” e “desenvolvimento psicomotor” e apresenta sua caracterização em pré-escolares com fonoaudiologia, bem como analisa as tecnologias de arteterapia como instrumento para o desenvolvimento psicomotor de crianças desse grupo. O objetivo do estudo é desenvolver os aspectos organizacionais e metódicos do desenvolvimento psicomotor de crianças pré-escolares com fonoaudiologia por meio das tecnologias da arte-terapia. Métodos: A pesquisa está fundamentada nos métodos gerais de pesquisa científica de análise, síntese, comparação e generalização, bem como em um experimento pedagógico (apuração, formação e controle) e análise de dados empíricos. Os dados obtidos no estudo são processados ​​no Excel por métodos de estatística matemática. Os dados obtidos no decorrer do estudo evidenciam a dinâmica positiva do desenvolvimento psicomotor de pré-escolares com fonoaudiologia após o trabalho experimental com o uso de tecnologias de arteterapia. Os dados da pesquisa confirmam que o trabalho especialmente organizado com o uso de tecnologias de arteterapia permite aumentar o nível de desenvolvimento psicomotor em crianças com deficiência de fala. Os materiais desenvolvidos podem ser utilizados por professores de organizações de educação pré-escolar para melhorar o nível de desenvolvimento psicomotor de pré-escolares com fonoaudiologia por meio de técnicas de arteterapia.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17214
10.20952/revtee.v15i34.17214
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17214
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v15i34.17214
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17214/12543
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17214/13932
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 Núm. 34 (2022): Publicação Contínua; e17214
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No 34 (2022): Publicação Contínua; e17214
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 15 n. 34 (2022): Publicação Contínua; e17214
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No. 34 (2022): Publicação Contínua; e17214
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875184791912448