FORMAÇÃO DOCENTE NA ERA DA MOBILIDADE: METODOLOGIAS E APLICATIVOS PARA ENVOLVER OS ALUNOS RENTABILIZANDO OS SEUS DISPOSITIVOS MÓVEIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Ana Amélia Amorim
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/10047
Resumo: Os dispositivos móveis possibilitam que a aprendizagem possa ocorrer a qualquer hora e em qualquer lugar, tornando o mobile learning uma realidade. Saber rentabilizar os dispositivos móveis dos alunos na sala de aula é um requisito imprescindível na formação inicial e contínua de professores. Por outro lado, os alunos estão habituados a uma interação constante e ao feedback imediato, tendo dificuldade em manter a atenção na aula. As metodologias ativas são uma opção adequada e envolvente. Neste contexto, damos particular atenção à aula invertida e à instrução entre pares; aos jogos sérios e à gamificação. De seguida, abordamos aplicativos para dispositivos móveis com diferentes propósitos educativos. Por fim, salientamos que para além da formação, na escola é necessário haver acompanhamento técnico-pedagógico dos professores e na adoção da tecnologia móvel na sala de aula é determinante o papel do Diretor da escola.
id UFS-3_63f8c84b52b77561ffb6758fc17464bd
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/10047
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DOCENTE NA ERA DA MOBILIDADE: METODOLOGIAS E APLICATIVOS PARA ENVOLVER OS ALUNOS RENTABILIZANDO OS SEUS DISPOSITIVOS MÓVEISOs dispositivos móveis possibilitam que a aprendizagem possa ocorrer a qualquer hora e em qualquer lugar, tornando o mobile learning uma realidade. Saber rentabilizar os dispositivos móveis dos alunos na sala de aula é um requisito imprescindível na formação inicial e contínua de professores. Por outro lado, os alunos estão habituados a uma interação constante e ao feedback imediato, tendo dificuldade em manter a atenção na aula. As metodologias ativas são uma opção adequada e envolvente. Neste contexto, damos particular atenção à aula invertida e à instrução entre pares; aos jogos sérios e à gamificação. De seguida, abordamos aplicativos para dispositivos móveis com diferentes propósitos educativos. Por fim, salientamos que para além da formação, na escola é necessário haver acompanhamento técnico-pedagógico dos professores e na adoção da tecnologia móvel na sala de aula é determinante o papel do Diretor da escola.Revista Tempos e Espaços em Educação2019-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1004710.20952/revtee.v11i01.10047Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 01 (2018): Edição Especial; 25-36Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 01 (2018): Edição Especial; 25-36Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 01 (2018): Edição Especial; 25-36Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 01 (2018): Edição Especial; 25-362358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/10047/pdfCopyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Ana Amélia Amorim2022-02-09T20:48:00Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/10047Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-09T20:48Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DOCENTE NA ERA DA MOBILIDADE: METODOLOGIAS E APLICATIVOS PARA ENVOLVER OS ALUNOS RENTABILIZANDO OS SEUS DISPOSITIVOS MÓVEIS
title FORMAÇÃO DOCENTE NA ERA DA MOBILIDADE: METODOLOGIAS E APLICATIVOS PARA ENVOLVER OS ALUNOS RENTABILIZANDO OS SEUS DISPOSITIVOS MÓVEIS
spellingShingle FORMAÇÃO DOCENTE NA ERA DA MOBILIDADE: METODOLOGIAS E APLICATIVOS PARA ENVOLVER OS ALUNOS RENTABILIZANDO OS SEUS DISPOSITIVOS MÓVEIS
Carvalho, Ana Amélia Amorim
title_short FORMAÇÃO DOCENTE NA ERA DA MOBILIDADE: METODOLOGIAS E APLICATIVOS PARA ENVOLVER OS ALUNOS RENTABILIZANDO OS SEUS DISPOSITIVOS MÓVEIS
title_full FORMAÇÃO DOCENTE NA ERA DA MOBILIDADE: METODOLOGIAS E APLICATIVOS PARA ENVOLVER OS ALUNOS RENTABILIZANDO OS SEUS DISPOSITIVOS MÓVEIS
title_fullStr FORMAÇÃO DOCENTE NA ERA DA MOBILIDADE: METODOLOGIAS E APLICATIVOS PARA ENVOLVER OS ALUNOS RENTABILIZANDO OS SEUS DISPOSITIVOS MÓVEIS
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DOCENTE NA ERA DA MOBILIDADE: METODOLOGIAS E APLICATIVOS PARA ENVOLVER OS ALUNOS RENTABILIZANDO OS SEUS DISPOSITIVOS MÓVEIS
title_sort FORMAÇÃO DOCENTE NA ERA DA MOBILIDADE: METODOLOGIAS E APLICATIVOS PARA ENVOLVER OS ALUNOS RENTABILIZANDO OS SEUS DISPOSITIVOS MÓVEIS
author Carvalho, Ana Amélia Amorim
author_facet Carvalho, Ana Amélia Amorim
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Ana Amélia Amorim
description Os dispositivos móveis possibilitam que a aprendizagem possa ocorrer a qualquer hora e em qualquer lugar, tornando o mobile learning uma realidade. Saber rentabilizar os dispositivos móveis dos alunos na sala de aula é um requisito imprescindível na formação inicial e contínua de professores. Por outro lado, os alunos estão habituados a uma interação constante e ao feedback imediato, tendo dificuldade em manter a atenção na aula. As metodologias ativas são uma opção adequada e envolvente. Neste contexto, damos particular atenção à aula invertida e à instrução entre pares; aos jogos sérios e à gamificação. De seguida, abordamos aplicativos para dispositivos móveis com diferentes propósitos educativos. Por fim, salientamos que para além da formação, na escola é necessário haver acompanhamento técnico-pedagógico dos professores e na adoção da tecnologia móvel na sala de aula é determinante o papel do Diretor da escola.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/10047
10.20952/revtee.v11i01.10047
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/10047
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v11i01.10047
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/10047/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 01 (2018): Edição Especial; 25-36
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 01 (2018): Edição Especial; 25-36
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 01 (2018): Edição Especial; 25-36
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 01 (2018): Edição Especial; 25-36
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875182307835904