FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA DO GÊNERO ROMANCE EM SUPORTES DIGITAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Raphaelle Nascimento
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Couto, Edvaldo Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9687
Resumo: Situado no campo teórico dos estudos da cibercultura aplicados à educação e no contexto da cultura digital, o artigo apresenta resultados de uma pesquisa que investigou os usos que um grupo de estudantes do ensino médio, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, Campus Barreiras, faz das tecnologias digitais móveis no que tange as suas práticas de leitura literária, em particular, do gênero romance. A metodologia utilizada foi a qualitativa, de caráter exploratório, descritivo e analítico. O argumento central é de que os usos das tecnologias digitais móveis nas práticas de leitura do gênero romance podem repercutir na formação do leitor na perspectiva dos letramentos digital e literário. A pesquisa concluiu que os sujeitos realizaram durante o estudo suas primeiras experiências de leitura intermediadas por suportes digitais móveis. Esse fato justifica um apego ainda excessivo à cultura do impresso, com poucos, mas importantes avanços na leitura literária intertextual, própria dos ambientes de rede.
id UFS-3_69a42ed0ff6db3baf5140838e81bbf9d
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9687
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA DO GÊNERO ROMANCE EM SUPORTES DIGITAISSituado no campo teórico dos estudos da cibercultura aplicados à educação e no contexto da cultura digital, o artigo apresenta resultados de uma pesquisa que investigou os usos que um grupo de estudantes do ensino médio, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, Campus Barreiras, faz das tecnologias digitais móveis no que tange as suas práticas de leitura literária, em particular, do gênero romance. A metodologia utilizada foi a qualitativa, de caráter exploratório, descritivo e analítico. O argumento central é de que os usos das tecnologias digitais móveis nas práticas de leitura do gênero romance podem repercutir na formação do leitor na perspectiva dos letramentos digital e literário. A pesquisa concluiu que os sujeitos realizaram durante o estudo suas primeiras experiências de leitura intermediadas por suportes digitais móveis. Esse fato justifica um apego ainda excessivo à cultura do impresso, com poucos, mas importantes avanços na leitura literária intertextual, própria dos ambientes de rede.Revista Tempos e Espaços em Educação2019-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/968710.20952/revtee.v11i01.9687Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 01 (2018): Edição Especial; 57-70Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 01 (2018): Edição Especial; 57-70Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 01 (2018): Edição Especial; 57-70Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 01 (2018): Edição Especial; 57-702358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9687/pdfCopyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Raphaelle NascimentoCouto, Edvaldo Souza2022-02-09T22:16:57Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9687Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-09T22:16:57Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA DO GÊNERO ROMANCE EM SUPORTES DIGITAIS
title FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA DO GÊNERO ROMANCE EM SUPORTES DIGITAIS
spellingShingle FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA DO GÊNERO ROMANCE EM SUPORTES DIGITAIS
Silva, Raphaelle Nascimento
title_short FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA DO GÊNERO ROMANCE EM SUPORTES DIGITAIS
title_full FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA DO GÊNERO ROMANCE EM SUPORTES DIGITAIS
title_fullStr FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA DO GÊNERO ROMANCE EM SUPORTES DIGITAIS
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA DO GÊNERO ROMANCE EM SUPORTES DIGITAIS
title_sort FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA DO GÊNERO ROMANCE EM SUPORTES DIGITAIS
author Silva, Raphaelle Nascimento
author_facet Silva, Raphaelle Nascimento
Couto, Edvaldo Souza
author_role author
author2 Couto, Edvaldo Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Raphaelle Nascimento
Couto, Edvaldo Souza
description Situado no campo teórico dos estudos da cibercultura aplicados à educação e no contexto da cultura digital, o artigo apresenta resultados de uma pesquisa que investigou os usos que um grupo de estudantes do ensino médio, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, Campus Barreiras, faz das tecnologias digitais móveis no que tange as suas práticas de leitura literária, em particular, do gênero romance. A metodologia utilizada foi a qualitativa, de caráter exploratório, descritivo e analítico. O argumento central é de que os usos das tecnologias digitais móveis nas práticas de leitura do gênero romance podem repercutir na formação do leitor na perspectiva dos letramentos digital e literário. A pesquisa concluiu que os sujeitos realizaram durante o estudo suas primeiras experiências de leitura intermediadas por suportes digitais móveis. Esse fato justifica um apego ainda excessivo à cultura do impresso, com poucos, mas importantes avanços na leitura literária intertextual, própria dos ambientes de rede.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9687
10.20952/revtee.v11i01.9687
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9687
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v11i01.9687
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9687/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 01 (2018): Edição Especial; 57-70
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 01 (2018): Edição Especial; 57-70
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 01 (2018): Edição Especial; 57-70
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 01 (2018): Edição Especial; 57-70
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875182284767232