TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: INVESTIGANDO EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS MÍDIA-EDUCATIVAS NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Galdino Rodrigues de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Borges, Eliane Medeiros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/8581
Resumo: O texto é um segundo recorte de uma dissertação de mestrado que investiga a educação e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no curso de Pedagogia a distância da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Como instrumento de suporte de análise foi utilizada a mídia-educação e suas dimensões. A metodologia envolveu: a. uma parcela dos dados de uma primeira pesquisa, publicada por nós nessa mesma revista, referente a investigação curricular de duas disciplinas que tematizam as TIC no curso; b. comparação desses dados com as experiências pedagógicas desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) desses dois componentes curriculares. Como resultado principal, percebemos que as práticas pedagógicas conseguiram ir além do que era previsto no currículo, contemplando outras dimensões e aspectos mídia-educativos.
id UFS-3_74ac5af7dc57b7e65e2a0c226ff43001
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/8581
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: INVESTIGANDO EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS MÍDIA-EDUCATIVAS NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)Tecnologías de Información y Comunicación (TIC) y formación de profesores: investigando experiencias pedagógicas media-educativas en el curso de pedagogía a distancia de la Universidad Federal de Juiz de Fora (UFJF)Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e formação de professores: investigando experiências pedagógicas mídia-educativas no curso de pedagogia a distância da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)O texto é um segundo recorte de uma dissertação de mestrado que investiga a educação e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no curso de Pedagogia a distância da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Como instrumento de suporte de análise foi utilizada a mídia-educação e suas dimensões. A metodologia envolveu: a. uma parcela dos dados de uma primeira pesquisa, publicada por nós nessa mesma revista, referente a investigação curricular de duas disciplinas que tematizam as TIC no curso; b. comparação desses dados com as experiências pedagógicas desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) desses dois componentes curriculares. Como resultado principal, percebemos que as práticas pedagógicas conseguiram ir além do que era previsto no currículo, contemplando outras dimensões e aspectos mídia-educativos.O texto é um segundo recorte de uma dissertação de mestrado que investiga a educação e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no curso de Pedagogia a distância da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Como instrumento de suporte de análise foi utilizada a mídia-educação e suas dimensões. A metodologia envolveu: a. uma parcela dos dados de uma primeira pesquisa, publicada por nós nessa mesma revista, referente a investigação curricular de duas disciplinas que tematizam as TIC no curso; b. comparação desses dados com as experiências pedagógicas desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) desses dois componentes curriculares. Como resultado principal, percebemos que as práticas pedagógicas conseguiram ir além do que era previsto no currículo, contemplando outras dimensões e aspectos mídia-educativos.El texto es un recorte de una disertación de maestría que investiga la educación y las Tecnologías de Información y Comunicación (TIC) del curso de Pedagogía a distancia de la Universidad Federal de Juiz de Fora (UFJF). Como instrumento de soporte de análisis fue utilizada la media-educación y sus dimensiones. La metodología envolvió: a. una parte de los datos de una primera investigación, publicada por nosotros en esta misma revista, referente a la investigación curricular de dos disciplinas que tematizan las TIC en el curso; b. comparación de estos datos con las experiencias pedagógicas desarrolladas en el Ambiente Virtual de Aprendizaje (AVA) de estos dos componentes curriculares. Como resultado principal, percibimos que las prácticas pedagógicas consiguieron ir más allá de lo que era previsto en el currículo, contemplando otras dimensiones y aspectos media-educativos.Revista Tempos e Espaços em Educação2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/858110.20952/revtee.v12i28.8581Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 12 Núm. 28 (2019): Janeiro-Março; 199-216Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 12 No 28 (2019): Janeiro-Março; 199-216Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 12 n. 28 (2019): Janeiro-Março; 199-216Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 12 No. 28 (2019): Janeiro-Março; 199-2162358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/8581/pdfCopyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Galdino Rodrigues deBorges, Eliane Medeiros2022-02-09T20:10:32Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/8581Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-09T20:10:32Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: INVESTIGANDO EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS MÍDIA-EDUCATIVAS NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)
Tecnologías de Información y Comunicación (TIC) y formación de profesores: investigando experiencias pedagógicas media-educativas en el curso de pedagogía a distancia de la Universidad Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e formação de professores: investigando experiências pedagógicas mídia-educativas no curso de pedagogia a distância da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
title TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: INVESTIGANDO EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS MÍDIA-EDUCATIVAS NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)
spellingShingle TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: INVESTIGANDO EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS MÍDIA-EDUCATIVAS NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)
Sousa, Galdino Rodrigues de
title_short TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: INVESTIGANDO EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS MÍDIA-EDUCATIVAS NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)
title_full TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: INVESTIGANDO EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS MÍDIA-EDUCATIVAS NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)
title_fullStr TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: INVESTIGANDO EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS MÍDIA-EDUCATIVAS NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)
title_full_unstemmed TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: INVESTIGANDO EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS MÍDIA-EDUCATIVAS NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)
title_sort TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: INVESTIGANDO EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS MÍDIA-EDUCATIVAS NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)
author Sousa, Galdino Rodrigues de
author_facet Sousa, Galdino Rodrigues de
Borges, Eliane Medeiros
author_role author
author2 Borges, Eliane Medeiros
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Galdino Rodrigues de
Borges, Eliane Medeiros
description O texto é um segundo recorte de uma dissertação de mestrado que investiga a educação e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no curso de Pedagogia a distância da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Como instrumento de suporte de análise foi utilizada a mídia-educação e suas dimensões. A metodologia envolveu: a. uma parcela dos dados de uma primeira pesquisa, publicada por nós nessa mesma revista, referente a investigação curricular de duas disciplinas que tematizam as TIC no curso; b. comparação desses dados com as experiências pedagógicas desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) desses dois componentes curriculares. Como resultado principal, percebemos que as práticas pedagógicas conseguiram ir além do que era previsto no currículo, contemplando outras dimensões e aspectos mídia-educativos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/8581
10.20952/revtee.v12i28.8581
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/8581
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v12i28.8581
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/8581/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 12 Núm. 28 (2019): Janeiro-Março; 199-216
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 12 No 28 (2019): Janeiro-Março; 199-216
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 12 n. 28 (2019): Janeiro-Março; 199-216
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 12 No. 28 (2019): Janeiro-Março; 199-216
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875182178861056