Formação docente: do infinito ao particular! Narrativas sobre gênero, raça e religião

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria da Anunciação Conceição
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2960
Resumo: Apresento, neste artigo, narrativas de docentes/alunos da Plataforma Freire - Pafor, que atuam nas escolas dos municipios da região do sisal baiano. Os participantes do projeto, em sua maioria, possuem mais de dez anos de atuação profissional na educação básica.  A partir das narrativas sobre suas histórias de vida no contexto escolar, analiso como os docentes/alunos problematizam e refletem suas experiências acerca das questões raciais, de gênero e de religião no cotidiano das suas práticas pedagógicas. Trata-se de um estudo teórico, cuja metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa por meio de encontros / oficinas. Evidencio, ainda, a relevância das atividades de estágio supervisionado como um instrumento de formação docente para repensar a dinâmica didática e pedagógica das escolas polo e as possibilidades de tranformação dos alunos envolvidos no processo de aprendizagem.
id UFS-3_74f5cfa059348168b87c8355c5931d22
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2960
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Formação docente: do infinito ao particular! Narrativas sobre gênero, raça e religiãoApresento, neste artigo, narrativas de docentes/alunos da Plataforma Freire - Pafor, que atuam nas escolas dos municipios da região do sisal baiano. Os participantes do projeto, em sua maioria, possuem mais de dez anos de atuação profissional na educação básica.  A partir das narrativas sobre suas histórias de vida no contexto escolar, analiso como os docentes/alunos problematizam e refletem suas experiências acerca das questões raciais, de gênero e de religião no cotidiano das suas práticas pedagógicas. Trata-se de um estudo teórico, cuja metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa por meio de encontros / oficinas. Evidencio, ainda, a relevância das atividades de estágio supervisionado como um instrumento de formação docente para repensar a dinâmica didática e pedagógica das escolas polo e as possibilidades de tranformação dos alunos envolvidos no processo de aprendizagem.Revista Tempos e Espaços em Educação2014-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/296010.20952/revtee.v0i0.2960Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 Núm. 12 (2014): Janeiro-Abril; 125-136Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No 12 (2014): Janeiro-Abril; 125-136Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 7 n. 12 (2014): Janeiro-Abril; 125-136Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No. 12 (2014): Janeiro-Abril; 125-1362358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2960/2605Silva, Maria da Anunciação Conceiçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-13T18:57:53Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2960Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T18:57:53Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação docente: do infinito ao particular! Narrativas sobre gênero, raça e religião
title Formação docente: do infinito ao particular! Narrativas sobre gênero, raça e religião
spellingShingle Formação docente: do infinito ao particular! Narrativas sobre gênero, raça e religião
Silva, Maria da Anunciação Conceição
title_short Formação docente: do infinito ao particular! Narrativas sobre gênero, raça e religião
title_full Formação docente: do infinito ao particular! Narrativas sobre gênero, raça e religião
title_fullStr Formação docente: do infinito ao particular! Narrativas sobre gênero, raça e religião
title_full_unstemmed Formação docente: do infinito ao particular! Narrativas sobre gênero, raça e religião
title_sort Formação docente: do infinito ao particular! Narrativas sobre gênero, raça e religião
author Silva, Maria da Anunciação Conceição
author_facet Silva, Maria da Anunciação Conceição
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria da Anunciação Conceição
description Apresento, neste artigo, narrativas de docentes/alunos da Plataforma Freire - Pafor, que atuam nas escolas dos municipios da região do sisal baiano. Os participantes do projeto, em sua maioria, possuem mais de dez anos de atuação profissional na educação básica.  A partir das narrativas sobre suas histórias de vida no contexto escolar, analiso como os docentes/alunos problematizam e refletem suas experiências acerca das questões raciais, de gênero e de religião no cotidiano das suas práticas pedagógicas. Trata-se de um estudo teórico, cuja metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa por meio de encontros / oficinas. Evidencio, ainda, a relevância das atividades de estágio supervisionado como um instrumento de formação docente para repensar a dinâmica didática e pedagógica das escolas polo e as possibilidades de tranformação dos alunos envolvidos no processo de aprendizagem.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2960
10.20952/revtee.v0i0.2960
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2960
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v0i0.2960
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2960/2605
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 Núm. 12 (2014): Janeiro-Abril; 125-136
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No 12 (2014): Janeiro-Abril; 125-136
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 7 n. 12 (2014): Janeiro-Abril; 125-136
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No. 12 (2014): Janeiro-Abril; 125-136
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875180991873024