Formação docente: do infinito ao particular! Narrativas sobre gênero, raça e religião
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2960 |
Resumo: | Apresento, neste artigo, narrativas de docentes/alunos da Plataforma Freire - Pafor, que atuam nas escolas dos municipios da região do sisal baiano. Os participantes do projeto, em sua maioria, possuem mais de dez anos de atuação profissional na educação básica. A partir das narrativas sobre suas histórias de vida no contexto escolar, analiso como os docentes/alunos problematizam e refletem suas experiências acerca das questões raciais, de gênero e de religião no cotidiano das suas práticas pedagógicas. Trata-se de um estudo teórico, cuja metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa por meio de encontros / oficinas. Evidencio, ainda, a relevância das atividades de estágio supervisionado como um instrumento de formação docente para repensar a dinâmica didática e pedagógica das escolas polo e as possibilidades de tranformação dos alunos envolvidos no processo de aprendizagem. |
id |
UFS-3_74f5cfa059348168b87c8355c5931d22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2960 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação docente: do infinito ao particular! Narrativas sobre gênero, raça e religiãoApresento, neste artigo, narrativas de docentes/alunos da Plataforma Freire - Pafor, que atuam nas escolas dos municipios da região do sisal baiano. Os participantes do projeto, em sua maioria, possuem mais de dez anos de atuação profissional na educação básica. A partir das narrativas sobre suas histórias de vida no contexto escolar, analiso como os docentes/alunos problematizam e refletem suas experiências acerca das questões raciais, de gênero e de religião no cotidiano das suas práticas pedagógicas. Trata-se de um estudo teórico, cuja metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa por meio de encontros / oficinas. Evidencio, ainda, a relevância das atividades de estágio supervisionado como um instrumento de formação docente para repensar a dinâmica didática e pedagógica das escolas polo e as possibilidades de tranformação dos alunos envolvidos no processo de aprendizagem.Revista Tempos e Espaços em Educação2014-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/296010.20952/revtee.v0i0.2960Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 Núm. 12 (2014): Janeiro-Abril; 125-136Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No 12 (2014): Janeiro-Abril; 125-136Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 7 n. 12 (2014): Janeiro-Abril; 125-136Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No. 12 (2014): Janeiro-Abril; 125-1362358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2960/2605Silva, Maria da Anunciação Conceiçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-13T18:57:53Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2960Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T18:57:53Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação docente: do infinito ao particular! Narrativas sobre gênero, raça e religião |
title |
Formação docente: do infinito ao particular! Narrativas sobre gênero, raça e religião |
spellingShingle |
Formação docente: do infinito ao particular! Narrativas sobre gênero, raça e religião Silva, Maria da Anunciação Conceição |
title_short |
Formação docente: do infinito ao particular! Narrativas sobre gênero, raça e religião |
title_full |
Formação docente: do infinito ao particular! Narrativas sobre gênero, raça e religião |
title_fullStr |
Formação docente: do infinito ao particular! Narrativas sobre gênero, raça e religião |
title_full_unstemmed |
Formação docente: do infinito ao particular! Narrativas sobre gênero, raça e religião |
title_sort |
Formação docente: do infinito ao particular! Narrativas sobre gênero, raça e religião |
author |
Silva, Maria da Anunciação Conceição |
author_facet |
Silva, Maria da Anunciação Conceição |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria da Anunciação Conceição |
description |
Apresento, neste artigo, narrativas de docentes/alunos da Plataforma Freire - Pafor, que atuam nas escolas dos municipios da região do sisal baiano. Os participantes do projeto, em sua maioria, possuem mais de dez anos de atuação profissional na educação básica. A partir das narrativas sobre suas histórias de vida no contexto escolar, analiso como os docentes/alunos problematizam e refletem suas experiências acerca das questões raciais, de gênero e de religião no cotidiano das suas práticas pedagógicas. Trata-se de um estudo teórico, cuja metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa por meio de encontros / oficinas. Evidencio, ainda, a relevância das atividades de estágio supervisionado como um instrumento de formação docente para repensar a dinâmica didática e pedagógica das escolas polo e as possibilidades de tranformação dos alunos envolvidos no processo de aprendizagem. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2960 10.20952/revtee.v0i0.2960 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2960 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v0i0.2960 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2960/2605 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 Núm. 12 (2014): Janeiro-Abril; 125-136 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No 12 (2014): Janeiro-Abril; 125-136 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 7 n. 12 (2014): Janeiro-Abril; 125-136 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No. 12 (2014): Janeiro-Abril; 125-136 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875180991873024 |