O financiamento da Educação Básica no Brasil: em discussão a vinculação de recursos
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3962 |
Resumo: | Trata-se de uma análise crítica que prioriza uma compreensão histórica do financiamento da educação no Brasil. Discute-se sobre a polêmica da vinculação de recursos, ora ausente e ora presente nas Constituições brasileiras. Em seguida, compreende-se as políticas para o financiamento inseridas no contexto das transformações políticas ocorridas especificamente com a reforma do Estado nos anos de 1980 e 1990 em meio às definições de ajustes estruturais neoliberais. Os resultados evidenciam que não basta ter apenas um percentual mínimo de divisas financeiras destinadas a educação, o que é essencial. Porém, deve-se ter uma maior fiscalização dos recursos financeiros destinados a educação básica no Brasil. Neste aspecto, pondera-se algumas discussões sobre a defini- ção de um padrão mínimo de qualidade para a educação, no qual a Constituição Federal (CF) de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) Nº 9.394/1996 estabelecem. |
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O financiamento da Educação Básica no Brasil: em discussão a vinculação de recursosTrata-se de uma análise crítica que prioriza uma compreensão histórica do financiamento da educação no Brasil. Discute-se sobre a polêmica da vinculação de recursos, ora ausente e ora presente nas Constituições brasileiras. Em seguida, compreende-se as políticas para o financiamento inseridas no contexto das transformações políticas ocorridas especificamente com a reforma do Estado nos anos de 1980 e 1990 em meio às definições de ajustes estruturais neoliberais. Os resultados evidenciam que não basta ter apenas um percentual mínimo de divisas financeiras destinadas a educação, o que é essencial. Porém, deve-se ter uma maior fiscalização dos recursos financeiros destinados a educação básica no Brasil. Neste aspecto, pondera-se algumas discussões sobre a defini- ção de um padrão mínimo de qualidade para a educação, no qual a Constituição Federal (CF) de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) Nº 9.394/1996 estabelecem.Revista Tempos e Espaços em Educação2015-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/396210.20952/revtee.v0i0.3962Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 Núm. 16 (2015): Maio-Agosto; 219-234Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No 16 (2015): Maio-Agosto; 219-234Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 8 n. 16 (2015): Maio-Agosto; 219-234Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No. 16 (2015): Maio-Agosto; 219-2342358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3962/3318Vicente, Vinicius Renan Rigolin deRamos, Carlos ViníciusMoreira, Jani Alves da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-13T19:05:42Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3962Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T19:05:42Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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