Educação superior militar: características no período de 1960 a 1980
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2965 |
Resumo: | Este trabalho analisa o modelo educacional militar brasileiro, caracterizado por um sólido e marcante enfoque tecnicista, no período que se inicia na década de 1960 e vai até os anos de 1980. O objetivo desta investigação é discutir criticamente as práticas educativas desenvolvidas nas escolas militares, as características do ensino, dos alunos e dos professores. Dentre os autores utilizados no referencial teórico estão os estudos de Oliveira (2001;2004), Castro (2004), Baquim (2008), Kirsch (2013), bem como as obras de Turra (1985), Ludwig (1998) e Saviani (2010). Conclui-se que o modelo tecnicista na educação militar restringe a formação do oficial de carreira das forças armadas ao fazer técnico, sem considerar a importância desse profissional não somente em tempos de guerra, mas inserido numa sociedade democrática e em tempos de paz, o que seria importante contemplar numa formação integral do sujeito. |
id |
UFS-3_77e7abee2a140f620707f53de7f85888 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2965 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação superior militar: características no período de 1960 a 1980Este trabalho analisa o modelo educacional militar brasileiro, caracterizado por um sólido e marcante enfoque tecnicista, no período que se inicia na década de 1960 e vai até os anos de 1980. O objetivo desta investigação é discutir criticamente as práticas educativas desenvolvidas nas escolas militares, as características do ensino, dos alunos e dos professores. Dentre os autores utilizados no referencial teórico estão os estudos de Oliveira (2001;2004), Castro (2004), Baquim (2008), Kirsch (2013), bem como as obras de Turra (1985), Ludwig (1998) e Saviani (2010). Conclui-se que o modelo tecnicista na educação militar restringe a formação do oficial de carreira das forças armadas ao fazer técnico, sem considerar a importância desse profissional não somente em tempos de guerra, mas inserido numa sociedade democrática e em tempos de paz, o que seria importante contemplar numa formação integral do sujeito.Revista Tempos e Espaços em Educação2014-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/296510.20952/revtee.v0i0.2965Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 Núm. 12 (2014): Janeiro-Abril; 187-196Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No 12 (2014): Janeiro-Abril; 187-196Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 7 n. 12 (2014): Janeiro-Abril; 187-196Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No. 12 (2014): Janeiro-Abril; 187-1962358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2965/2610Soffner, Renato KraideKirsch, Deise Beckerinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-13T18:57:53Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2965Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T18:57:53Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação superior militar: características no período de 1960 a 1980 |
title |
Educação superior militar: características no período de 1960 a 1980 |
spellingShingle |
Educação superior militar: características no período de 1960 a 1980 Soffner, Renato Kraide |
title_short |
Educação superior militar: características no período de 1960 a 1980 |
title_full |
Educação superior militar: características no período de 1960 a 1980 |
title_fullStr |
Educação superior militar: características no período de 1960 a 1980 |
title_full_unstemmed |
Educação superior militar: características no período de 1960 a 1980 |
title_sort |
Educação superior militar: características no período de 1960 a 1980 |
author |
Soffner, Renato Kraide |
author_facet |
Soffner, Renato Kraide Kirsch, Deise Becker |
author_role |
author |
author2 |
Kirsch, Deise Becker |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soffner, Renato Kraide Kirsch, Deise Becker |
description |
Este trabalho analisa o modelo educacional militar brasileiro, caracterizado por um sólido e marcante enfoque tecnicista, no período que se inicia na década de 1960 e vai até os anos de 1980. O objetivo desta investigação é discutir criticamente as práticas educativas desenvolvidas nas escolas militares, as características do ensino, dos alunos e dos professores. Dentre os autores utilizados no referencial teórico estão os estudos de Oliveira (2001;2004), Castro (2004), Baquim (2008), Kirsch (2013), bem como as obras de Turra (1985), Ludwig (1998) e Saviani (2010). Conclui-se que o modelo tecnicista na educação militar restringe a formação do oficial de carreira das forças armadas ao fazer técnico, sem considerar a importância desse profissional não somente em tempos de guerra, mas inserido numa sociedade democrática e em tempos de paz, o que seria importante contemplar numa formação integral do sujeito. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2965 10.20952/revtee.v0i0.2965 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2965 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v0i0.2965 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2965/2610 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 Núm. 12 (2014): Janeiro-Abril; 187-196 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No 12 (2014): Janeiro-Abril; 187-196 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 7 n. 12 (2014): Janeiro-Abril; 187-196 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No. 12 (2014): Janeiro-Abril; 187-196 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875180999213056 |