Educação superior militar: características no período de 1960 a 1980

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soffner, Renato Kraide
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Kirsch, Deise Becker
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2965
Resumo: Este trabalho analisa o modelo educacional militar brasileiro, caracterizado por um sólido e marcante enfoque tecnicista, no período que se inicia na década de 1960 e vai até os anos de 1980. O objetivo desta investigação é discutir criticamente as práticas educativas desenvolvidas nas escolas militares, as características do ensino, dos alunos e dos professores. Dentre os autores utilizados no referencial teórico estão os estudos de Oliveira (2001;2004), Castro (2004), Baquim (2008), Kirsch (2013), bem como as obras de Turra (1985), Ludwig (1998) e Saviani (2010). Conclui-se que o modelo tecnicista na educação militar restringe a formação do oficial de carreira das forças armadas ao fazer técnico, sem considerar a importância desse profissional não somente em tempos de guerra, mas inserido numa sociedade democrática e em tempos de paz, o que seria importante contemplar numa formação integral do sujeito.
id UFS-3_77e7abee2a140f620707f53de7f85888
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2965
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Educação superior militar: características no período de 1960 a 1980Este trabalho analisa o modelo educacional militar brasileiro, caracterizado por um sólido e marcante enfoque tecnicista, no período que se inicia na década de 1960 e vai até os anos de 1980. O objetivo desta investigação é discutir criticamente as práticas educativas desenvolvidas nas escolas militares, as características do ensino, dos alunos e dos professores. Dentre os autores utilizados no referencial teórico estão os estudos de Oliveira (2001;2004), Castro (2004), Baquim (2008), Kirsch (2013), bem como as obras de Turra (1985), Ludwig (1998) e Saviani (2010). Conclui-se que o modelo tecnicista na educação militar restringe a formação do oficial de carreira das forças armadas ao fazer técnico, sem considerar a importância desse profissional não somente em tempos de guerra, mas inserido numa sociedade democrática e em tempos de paz, o que seria importante contemplar numa formação integral do sujeito.Revista Tempos e Espaços em Educação2014-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/296510.20952/revtee.v0i0.2965Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 Núm. 12 (2014): Janeiro-Abril; 187-196Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No 12 (2014): Janeiro-Abril; 187-196Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 7 n. 12 (2014): Janeiro-Abril; 187-196Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No. 12 (2014): Janeiro-Abril; 187-1962358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2965/2610Soffner, Renato KraideKirsch, Deise Beckerinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-13T18:57:53Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2965Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T18:57:53Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação superior militar: características no período de 1960 a 1980
title Educação superior militar: características no período de 1960 a 1980
spellingShingle Educação superior militar: características no período de 1960 a 1980
Soffner, Renato Kraide
title_short Educação superior militar: características no período de 1960 a 1980
title_full Educação superior militar: características no período de 1960 a 1980
title_fullStr Educação superior militar: características no período de 1960 a 1980
title_full_unstemmed Educação superior militar: características no período de 1960 a 1980
title_sort Educação superior militar: características no período de 1960 a 1980
author Soffner, Renato Kraide
author_facet Soffner, Renato Kraide
Kirsch, Deise Becker
author_role author
author2 Kirsch, Deise Becker
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soffner, Renato Kraide
Kirsch, Deise Becker
description Este trabalho analisa o modelo educacional militar brasileiro, caracterizado por um sólido e marcante enfoque tecnicista, no período que se inicia na década de 1960 e vai até os anos de 1980. O objetivo desta investigação é discutir criticamente as práticas educativas desenvolvidas nas escolas militares, as características do ensino, dos alunos e dos professores. Dentre os autores utilizados no referencial teórico estão os estudos de Oliveira (2001;2004), Castro (2004), Baquim (2008), Kirsch (2013), bem como as obras de Turra (1985), Ludwig (1998) e Saviani (2010). Conclui-se que o modelo tecnicista na educação militar restringe a formação do oficial de carreira das forças armadas ao fazer técnico, sem considerar a importância desse profissional não somente em tempos de guerra, mas inserido numa sociedade democrática e em tempos de paz, o que seria importante contemplar numa formação integral do sujeito.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2965
10.20952/revtee.v0i0.2965
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2965
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v0i0.2965
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2965/2610
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 Núm. 12 (2014): Janeiro-Abril; 187-196
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No 12 (2014): Janeiro-Abril; 187-196
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 7 n. 12 (2014): Janeiro-Abril; 187-196
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No. 12 (2014): Janeiro-Abril; 187-196
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875180999213056