TRÊS NOTAS EXPLICATIVAS PARA A CULTURA HEGEMÔNICA DE ANTIPATIA DA PESQUISA EM GESTÃO EDUCACIONAL EM RELAÇÃO À GESTÃO EMPRESARIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pauly, Evaldo Luis
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ferreira da Silva, Gilberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9301
Resumo: Este trabalho tem por objetivo compreender como se dá a relação de antipatia da pesquisa em gestão educacional contra a gestão empresarial. Organizamos este texto a partir de três notas explicativas. A primeira delas é sobre um certo discurso marxista predominante na cultura metodológica da pesquisa sobre gestão educacional no Brasil. A segunda nota é a incongruência entre esta metodologia marxista e a meritocracia que determina a organização da educação republicana. A terceira nota refere-se à relação mal resolvida entre gestão escolar e a gestão voltada ao mercado. A pesquisa na gestão de mercado identifica problemas gerados por demandas dos consumidores que não são atendidas, a esse diagnóstico, segue-se uma proposta de possíveis soluções de mercado. Poderia a pesquisa em gestão educacional buscar soluções para os problemas em educação de forma tão objetiva?
id UFS-3_7beca1af3dfbf442807a886945340d25
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9301
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling TRÊS NOTAS EXPLICATIVAS PARA A CULTURA HEGEMÔNICA DE ANTIPATIA DA PESQUISA EM GESTÃO EDUCACIONAL EM RELAÇÃO À GESTÃO EMPRESARIALEste trabalho tem por objetivo compreender como se dá a relação de antipatia da pesquisa em gestão educacional contra a gestão empresarial. Organizamos este texto a partir de três notas explicativas. A primeira delas é sobre um certo discurso marxista predominante na cultura metodológica da pesquisa sobre gestão educacional no Brasil. A segunda nota é a incongruência entre esta metodologia marxista e a meritocracia que determina a organização da educação republicana. A terceira nota refere-se à relação mal resolvida entre gestão escolar e a gestão voltada ao mercado. A pesquisa na gestão de mercado identifica problemas gerados por demandas dos consumidores que não são atendidas, a esse diagnóstico, segue-se uma proposta de possíveis soluções de mercado. Poderia a pesquisa em gestão educacional buscar soluções para os problemas em educação de forma tão objetiva?Revista Tempos e Espaços em Educação2019-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/930110.20952/revtee.v12i29.9301Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 29 (2019): Abril-Junho; 263-278Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 29 (2019): Abril-Junho; 263-278Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 29 (2019): Abril-Junho; 263-278Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 29 (2019): Abril-Junho; 263-2782358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9301/pdfCopyright (c) 2019 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPauly, Evaldo LuisFerreira da Silva, Gilberto2022-02-09T18:29:52Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9301Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-09T18:29:52Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv TRÊS NOTAS EXPLICATIVAS PARA A CULTURA HEGEMÔNICA DE ANTIPATIA DA PESQUISA EM GESTÃO EDUCACIONAL EM RELAÇÃO À GESTÃO EMPRESARIAL
title TRÊS NOTAS EXPLICATIVAS PARA A CULTURA HEGEMÔNICA DE ANTIPATIA DA PESQUISA EM GESTÃO EDUCACIONAL EM RELAÇÃO À GESTÃO EMPRESARIAL
spellingShingle TRÊS NOTAS EXPLICATIVAS PARA A CULTURA HEGEMÔNICA DE ANTIPATIA DA PESQUISA EM GESTÃO EDUCACIONAL EM RELAÇÃO À GESTÃO EMPRESARIAL
Pauly, Evaldo Luis
title_short TRÊS NOTAS EXPLICATIVAS PARA A CULTURA HEGEMÔNICA DE ANTIPATIA DA PESQUISA EM GESTÃO EDUCACIONAL EM RELAÇÃO À GESTÃO EMPRESARIAL
title_full TRÊS NOTAS EXPLICATIVAS PARA A CULTURA HEGEMÔNICA DE ANTIPATIA DA PESQUISA EM GESTÃO EDUCACIONAL EM RELAÇÃO À GESTÃO EMPRESARIAL
title_fullStr TRÊS NOTAS EXPLICATIVAS PARA A CULTURA HEGEMÔNICA DE ANTIPATIA DA PESQUISA EM GESTÃO EDUCACIONAL EM RELAÇÃO À GESTÃO EMPRESARIAL
title_full_unstemmed TRÊS NOTAS EXPLICATIVAS PARA A CULTURA HEGEMÔNICA DE ANTIPATIA DA PESQUISA EM GESTÃO EDUCACIONAL EM RELAÇÃO À GESTÃO EMPRESARIAL
title_sort TRÊS NOTAS EXPLICATIVAS PARA A CULTURA HEGEMÔNICA DE ANTIPATIA DA PESQUISA EM GESTÃO EDUCACIONAL EM RELAÇÃO À GESTÃO EMPRESARIAL
author Pauly, Evaldo Luis
author_facet Pauly, Evaldo Luis
Ferreira da Silva, Gilberto
author_role author
author2 Ferreira da Silva, Gilberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pauly, Evaldo Luis
Ferreira da Silva, Gilberto
description Este trabalho tem por objetivo compreender como se dá a relação de antipatia da pesquisa em gestão educacional contra a gestão empresarial. Organizamos este texto a partir de três notas explicativas. A primeira delas é sobre um certo discurso marxista predominante na cultura metodológica da pesquisa sobre gestão educacional no Brasil. A segunda nota é a incongruência entre esta metodologia marxista e a meritocracia que determina a organização da educação republicana. A terceira nota refere-se à relação mal resolvida entre gestão escolar e a gestão voltada ao mercado. A pesquisa na gestão de mercado identifica problemas gerados por demandas dos consumidores que não são atendidas, a esse diagnóstico, segue-se uma proposta de possíveis soluções de mercado. Poderia a pesquisa em gestão educacional buscar soluções para os problemas em educação de forma tão objetiva?
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9301
10.20952/revtee.v12i29.9301
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9301
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v12i29.9301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9301/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 29 (2019): Abril-Junho; 263-278
Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 29 (2019): Abril-Junho; 263-278
Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 29 (2019): Abril-Junho; 263-278
Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 29 (2019): Abril-Junho; 263-278
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875182242824192