TRÊS NOTAS EXPLICATIVAS PARA A CULTURA HEGEMÔNICA DE ANTIPATIA DA PESQUISA EM GESTÃO EDUCACIONAL EM RELAÇÃO À GESTÃO EMPRESARIAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9301 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo compreender como se dá a relação de antipatia da pesquisa em gestão educacional contra a gestão empresarial. Organizamos este texto a partir de três notas explicativas. A primeira delas é sobre um certo discurso marxista predominante na cultura metodológica da pesquisa sobre gestão educacional no Brasil. A segunda nota é a incongruência entre esta metodologia marxista e a meritocracia que determina a organização da educação republicana. A terceira nota refere-se à relação mal resolvida entre gestão escolar e a gestão voltada ao mercado. A pesquisa na gestão de mercado identifica problemas gerados por demandas dos consumidores que não são atendidas, a esse diagnóstico, segue-se uma proposta de possíveis soluções de mercado. Poderia a pesquisa em gestão educacional buscar soluções para os problemas em educação de forma tão objetiva? |
id |
UFS-3_7beca1af3dfbf442807a886945340d25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9301 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
TRÊS NOTAS EXPLICATIVAS PARA A CULTURA HEGEMÔNICA DE ANTIPATIA DA PESQUISA EM GESTÃO EDUCACIONAL EM RELAÇÃO À GESTÃO EMPRESARIALEste trabalho tem por objetivo compreender como se dá a relação de antipatia da pesquisa em gestão educacional contra a gestão empresarial. Organizamos este texto a partir de três notas explicativas. A primeira delas é sobre um certo discurso marxista predominante na cultura metodológica da pesquisa sobre gestão educacional no Brasil. A segunda nota é a incongruência entre esta metodologia marxista e a meritocracia que determina a organização da educação republicana. A terceira nota refere-se à relação mal resolvida entre gestão escolar e a gestão voltada ao mercado. A pesquisa na gestão de mercado identifica problemas gerados por demandas dos consumidores que não são atendidas, a esse diagnóstico, segue-se uma proposta de possíveis soluções de mercado. Poderia a pesquisa em gestão educacional buscar soluções para os problemas em educação de forma tão objetiva?Revista Tempos e Espaços em Educação2019-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/930110.20952/revtee.v12i29.9301Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 29 (2019): Abril-Junho; 263-278Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 29 (2019): Abril-Junho; 263-278Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 29 (2019): Abril-Junho; 263-278Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 29 (2019): Abril-Junho; 263-2782358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9301/pdfCopyright (c) 2019 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPauly, Evaldo LuisFerreira da Silva, Gilberto2022-02-09T18:29:52Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9301Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-09T18:29:52Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TRÊS NOTAS EXPLICATIVAS PARA A CULTURA HEGEMÔNICA DE ANTIPATIA DA PESQUISA EM GESTÃO EDUCACIONAL EM RELAÇÃO À GESTÃO EMPRESARIAL |
title |
TRÊS NOTAS EXPLICATIVAS PARA A CULTURA HEGEMÔNICA DE ANTIPATIA DA PESQUISA EM GESTÃO EDUCACIONAL EM RELAÇÃO À GESTÃO EMPRESARIAL |
spellingShingle |
TRÊS NOTAS EXPLICATIVAS PARA A CULTURA HEGEMÔNICA DE ANTIPATIA DA PESQUISA EM GESTÃO EDUCACIONAL EM RELAÇÃO À GESTÃO EMPRESARIAL Pauly, Evaldo Luis |
title_short |
TRÊS NOTAS EXPLICATIVAS PARA A CULTURA HEGEMÔNICA DE ANTIPATIA DA PESQUISA EM GESTÃO EDUCACIONAL EM RELAÇÃO À GESTÃO EMPRESARIAL |
title_full |
TRÊS NOTAS EXPLICATIVAS PARA A CULTURA HEGEMÔNICA DE ANTIPATIA DA PESQUISA EM GESTÃO EDUCACIONAL EM RELAÇÃO À GESTÃO EMPRESARIAL |
title_fullStr |
TRÊS NOTAS EXPLICATIVAS PARA A CULTURA HEGEMÔNICA DE ANTIPATIA DA PESQUISA EM GESTÃO EDUCACIONAL EM RELAÇÃO À GESTÃO EMPRESARIAL |
title_full_unstemmed |
TRÊS NOTAS EXPLICATIVAS PARA A CULTURA HEGEMÔNICA DE ANTIPATIA DA PESQUISA EM GESTÃO EDUCACIONAL EM RELAÇÃO À GESTÃO EMPRESARIAL |
title_sort |
TRÊS NOTAS EXPLICATIVAS PARA A CULTURA HEGEMÔNICA DE ANTIPATIA DA PESQUISA EM GESTÃO EDUCACIONAL EM RELAÇÃO À GESTÃO EMPRESARIAL |
author |
Pauly, Evaldo Luis |
author_facet |
Pauly, Evaldo Luis Ferreira da Silva, Gilberto |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira da Silva, Gilberto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pauly, Evaldo Luis Ferreira da Silva, Gilberto |
description |
Este trabalho tem por objetivo compreender como se dá a relação de antipatia da pesquisa em gestão educacional contra a gestão empresarial. Organizamos este texto a partir de três notas explicativas. A primeira delas é sobre um certo discurso marxista predominante na cultura metodológica da pesquisa sobre gestão educacional no Brasil. A segunda nota é a incongruência entre esta metodologia marxista e a meritocracia que determina a organização da educação republicana. A terceira nota refere-se à relação mal resolvida entre gestão escolar e a gestão voltada ao mercado. A pesquisa na gestão de mercado identifica problemas gerados por demandas dos consumidores que não são atendidas, a esse diagnóstico, segue-se uma proposta de possíveis soluções de mercado. Poderia a pesquisa em gestão educacional buscar soluções para os problemas em educação de forma tão objetiva? |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9301 10.20952/revtee.v12i29.9301 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9301 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v12i29.9301 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9301/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 29 (2019): Abril-Junho; 263-278 Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 29 (2019): Abril-Junho; 263-278 Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 29 (2019): Abril-Junho; 263-278 Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 29 (2019): Abril-Junho; 263-278 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875182242824192 |