DO BRASIL PARA O MUNDO: A PRÁTICA CORPORAL DA CAPOEIRA NA ARTICULAÇÃO DE PROCESSOS FORMAIS E NÃO-FORMAIS DE EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FALCAO, JOSE LUIZ CIRQUEIRA
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7642
Resumo: Nesse artigo analisamos aspectos da trajetória histórico-social da capoeira, uma prática corporal de origem popular criada pelos negros escravizados no Brasil, em sua relação com os campos formal e não-formal de educação e apontamos subsídios que podem auxiliar na articulação e complementariedade entre esses campos. Embora tenha se consolidado preponderantemente no campo não-formal de educação, a capoeira transita por diversos espaços de prática como versátil manifestação ancorada especialmente em três importantes aspectos da dinâmica cultural atual: internacionalização, resistência cultural e mobilidade. Por intermédio dela, intencional ou incidentalmente, pessoas de diferentes grupos étnicos e classes sociais educam-se e constroem laços de convivência e solidariedade para enfrentarem desafios diversos.
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