ENTRE FRONTEIRAS SEMOVENTES: A CONSTITUIÇÃO DO FEMININO DAS FILHAS DE IEMANJÁ
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/11022 |
Resumo: | Neste artigo é apresentada uma proposta de entendimento da educação não escolar que produz resultados significativos para o processo de elaboração identitária das filhas e filhos de santo da Orixá Iemanjá. A pesquisa foi realizada em dois terreiros de umbanda e utilizou as narrativas de intérpretes não vinculados ao espaço de culto dos terreiros, tendo como estratégias de produção de dados a pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Para isso, foram realizadas visitas semanais aos terreiros para a coleta de informações sobre a sociabilidade ali compartilhada. O trabalho está ancorado na perspectiva teórica de Prandi (2001); Salles (2005); Maffesoli (1998); Duarte Júnior (2001); Eliade (1991; 2016), Castoriadis (1982); Ferreira (1994-95), Santos (2012) Ortiz (1999) e Silva (2015). |
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ENTRE FRONTEIRAS SEMOVENTES: A CONSTITUIÇÃO DO FEMININO DAS FILHAS DE IEMANJÁUmbanda. Iemanjá. Feminino. Amazônia.Neste artigo é apresentada uma proposta de entendimento da educação não escolar que produz resultados significativos para o processo de elaboração identitária das filhas e filhos de santo da Orixá Iemanjá. A pesquisa foi realizada em dois terreiros de umbanda e utilizou as narrativas de intérpretes não vinculados ao espaço de culto dos terreiros, tendo como estratégias de produção de dados a pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Para isso, foram realizadas visitas semanais aos terreiros para a coleta de informações sobre a sociabilidade ali compartilhada. O trabalho está ancorado na perspectiva teórica de Prandi (2001); Salles (2005); Maffesoli (1998); Duarte Júnior (2001); Eliade (1991; 2016), Castoriadis (1982); Ferreira (1994-95), Santos (2012) Ortiz (1999) e Silva (2015).Revista Tempos e Espaços em Educação2019-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1102210.20952/revtee.v12i29.11022Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 29 (2019): Abril-Junho; 61-80Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 29 (2019): Abril-Junho; 61-80Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 29 (2019): Abril-Junho; 61-80Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 29 (2019): Abril-Junho; 61-802358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/11022/pdfCopyright (c) 2019 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Denise SimõesFaro, Lívia Cristina Araújo2022-02-09T18:02:47Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/11022Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-09T18:02:47Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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