Educación a distancia, TIC y formación de profesores de pedagogía: un estudio de caso a partir de la media-educación

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Galdino Rodrigues de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Borges, Eliane Medeiros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6502
Resumo: O texto é um recorte de uma dissertação de mestrado que investiga a educação e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nos documentos curriculares (PPC, plano de ensino, matriz curricular) do curso de Pedagogia a distância da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Como instrumento de suporte de análise foi utilizada a mídia-educação e suas dimensões. A metodologia envolveu (a) pesquisa no site institucional do curso; (b) analise, a partir dos documentos estruturantes, dos componentes curriculares que tematizavam as TIC. (c) contato com os responsáveis institucionais pelo curso com o intuito de captar mais informações referentes aos documentos estruturantes e suas possíveis relações com as TIC. A pesquisa mostrou que o curso de formação de professores estudado faz referências e prevê a educação para as TIC em seus documentos curriculares, principalmente por meio da oferta obrigatória de componentes curriculares, sobretudo nas dimensões Instrumental-operativa e Objeto de Estudo da mídia-educação.
id UFS-3_8fda2e77104529cf7dc62cf2d42179df
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/6502
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Educación a distancia, TIC y formación de profesores de pedagogía: un estudio de caso a partir de la media-educaciónEducação a distância, TIC e formação de professores de pedagogia: um estudo de caso a partir da mídia-educação.EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, TIC E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE PEDAGOGIA: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DA MÍDIA-EDUCAÇÃOO texto é um recorte de uma dissertação de mestrado que investiga a educação e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nos documentos curriculares (PPC, plano de ensino, matriz curricular) do curso de Pedagogia a distância da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Como instrumento de suporte de análise foi utilizada a mídia-educação e suas dimensões. A metodologia envolveu (a) pesquisa no site institucional do curso; (b) analise, a partir dos documentos estruturantes, dos componentes curriculares que tematizavam as TIC. (c) contato com os responsáveis institucionais pelo curso com o intuito de captar mais informações referentes aos documentos estruturantes e suas possíveis relações com as TIC. A pesquisa mostrou que o curso de formação de professores estudado faz referências e prevê a educação para as TIC em seus documentos curriculares, principalmente por meio da oferta obrigatória de componentes curriculares, sobretudo nas dimensões Instrumental-operativa e Objeto de Estudo da mídia-educação.El texto es un recorte de una disertación de maestría que investiga la educación y las Tecnologías de Información y Comunicación (TIC) en los documentos curriculares (PPC, plan de enseñanza, matriz curricular) del curso de Pedagogía a distancia de la Universidad Federal de Juiz de Fora (UFJF). Como instrumento de soporte de análisis fue utilizada la media-educación y sus dimensiones. La metodología envolvió (a) investigación en el sitio web institucional del curso; (b) análisis, a partir de los documentos estructurantes, de los componentes curriculares que tematizaban las TIC. (c) Contacto con los responsables institucionales por el curso con el propósito de captar más informaciones referentes a los documentos estructurantes y sus posibles relaciones con las TIC. La investigación mostro que el curso de formación de profesores estudiado hace referencias y prevé la educación para las TIC en sus documentos curriculares, principalmente por medio de la oferta obligatoria de componentes curriculares, sobre todo en las dimensiones Instrumental-operativa y Objeto de Estudio de la media-educación.O texto é um recorte de uma dissertação de mestrado que investiga a educação e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nos documentos curriculares (PPC, Plano de Ensino, Matriz Curricular) do curso de Pedagogia a distância da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Para isso, os dados foram coletados e organizados a partir da mídia-educação e de suas respectivas dimensões. A metodologia envolveu: i) pesquisa no site institucional do curso; ii) análise de conteúdo dos documentos estruturantes e dos componentes curriculares que tematizavam as TIC; iii) contato com os responsáveis institucionais pelo curso com o intuito de coletar mais informações referentes aos documentos estruturantes e suas possíveis relações com as TIC. A pesquisa mostrou que o curso de formação de professores estudado faz referências e prevê a educação para as TIC em seus documentos curriculares, principalmente por meio da oferta obrigatória de componentes curriculares, sobretudo nas dimensões Instrumental-operativa e Objeto de Estudo da mídia-educação.Revista Tempos e Espaços em Educação2018-01-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/650210.20952/revtee.v11i24.6502Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 24 (2018): Janeiro-Março; 187-200Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 24 (2018): Janeiro-Março; 187-200Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 24 (2018): Janeiro-Março; 187-200Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 24 (2018): Janeiro-Março; 187-2002358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6502/pdfCopyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Galdino Rodrigues deBorges, Eliane Medeiros2022-02-11T10:38:53Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/6502Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-11T10:38:53Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Educación a distancia, TIC y formación de profesores de pedagogía: un estudio de caso a partir de la media-educación
Educação a distância, TIC e formação de professores de pedagogia: um estudo de caso a partir da mídia-educação.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, TIC E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE PEDAGOGIA: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DA MÍDIA-EDUCAÇÃO
title Educación a distancia, TIC y formación de profesores de pedagogía: un estudio de caso a partir de la media-educación
spellingShingle Educación a distancia, TIC y formación de profesores de pedagogía: un estudio de caso a partir de la media-educación
Sousa, Galdino Rodrigues de
title_short Educación a distancia, TIC y formación de profesores de pedagogía: un estudio de caso a partir de la media-educación
title_full Educación a distancia, TIC y formación de profesores de pedagogía: un estudio de caso a partir de la media-educación
title_fullStr Educación a distancia, TIC y formación de profesores de pedagogía: un estudio de caso a partir de la media-educación
title_full_unstemmed Educación a distancia, TIC y formación de profesores de pedagogía: un estudio de caso a partir de la media-educación
title_sort Educación a distancia, TIC y formación de profesores de pedagogía: un estudio de caso a partir de la media-educación
author Sousa, Galdino Rodrigues de
author_facet Sousa, Galdino Rodrigues de
Borges, Eliane Medeiros
author_role author
author2 Borges, Eliane Medeiros
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Galdino Rodrigues de
Borges, Eliane Medeiros
description O texto é um recorte de uma dissertação de mestrado que investiga a educação e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nos documentos curriculares (PPC, plano de ensino, matriz curricular) do curso de Pedagogia a distância da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Como instrumento de suporte de análise foi utilizada a mídia-educação e suas dimensões. A metodologia envolveu (a) pesquisa no site institucional do curso; (b) analise, a partir dos documentos estruturantes, dos componentes curriculares que tematizavam as TIC. (c) contato com os responsáveis institucionais pelo curso com o intuito de captar mais informações referentes aos documentos estruturantes e suas possíveis relações com as TIC. A pesquisa mostrou que o curso de formação de professores estudado faz referências e prevê a educação para as TIC em seus documentos curriculares, principalmente por meio da oferta obrigatória de componentes curriculares, sobretudo nas dimensões Instrumental-operativa e Objeto de Estudo da mídia-educação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6502
10.20952/revtee.v11i24.6502
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6502
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v11i24.6502
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6502/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 24 (2018): Janeiro-Março; 187-200
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 24 (2018): Janeiro-Março; 187-200
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 24 (2018): Janeiro-Março; 187-200
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 24 (2018): Janeiro-Março; 187-200
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875181761527808