A Companhia de Jesus e o concílio de trento: aspectos pedagógicos da contra-reforma
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2964 |
Resumo: | O propósito do concílio tridentino, no século XVI, foi reafirmar as doutrinas tradicionais e reorganizar o predomínio católico contra o avanço do protestantismo. Nesse contexto histórico surgiu a Companhia de Jesus, tendo grande destaque na Contra-Reforma. Este artigo pretende mostrar como projeto missionário e educativo jesuítico assumiu grande relevância entre os séculos XV e XVII, a partir da expansão de uma rede educativa religiosa. A Companhia desenvolveu também uma consciência nova em relação ao valor da educação. Assim, o objetivo principal deste artigo é mostrar a importância do colégio jesuíta como uma instituição global e abrangente, atentando na formação moral, espiritual e religiosa do estudante, a partir das decisões do concílio tridentino. Partindo do estudo da Ratio Studiorum, e dos planos de ensino propostos, procura-se analisar as principais modificações trazidas pela Contra-Reforma. O colégio foi o lugar escolhido para se ensinar formas concretas de moldagem de comportamentos que permitiram a aquisição detodo um acúmulo de saberes. |
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A Companhia de Jesus e o concílio de trento: aspectos pedagógicos da contra-reformaO propósito do concílio tridentino, no século XVI, foi reafirmar as doutrinas tradicionais e reorganizar o predomínio católico contra o avanço do protestantismo. Nesse contexto histórico surgiu a Companhia de Jesus, tendo grande destaque na Contra-Reforma. Este artigo pretende mostrar como projeto missionário e educativo jesuítico assumiu grande relevância entre os séculos XV e XVII, a partir da expansão de uma rede educativa religiosa. A Companhia desenvolveu também uma consciência nova em relação ao valor da educação. Assim, o objetivo principal deste artigo é mostrar a importância do colégio jesuíta como uma instituição global e abrangente, atentando na formação moral, espiritual e religiosa do estudante, a partir das decisões do concílio tridentino. Partindo do estudo da Ratio Studiorum, e dos planos de ensino propostos, procura-se analisar as principais modificações trazidas pela Contra-Reforma. O colégio foi o lugar escolhido para se ensinar formas concretas de moldagem de comportamentos que permitiram a aquisição detodo um acúmulo de saberes.Revista Tempos e Espaços em Educação2014-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/296410.20952/revtee.v0i0.2964Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 Núm. 12 (2014): Janeiro-Abril; 207-218Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No 12 (2014): Janeiro-Abril; 207-218Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 7 n. 12 (2014): Janeiro-Abril; 207-218Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No. 12 (2014): Janeiro-Abril; 207-2182358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2964/2609Santos, Fernandainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-13T18:57:53Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2964Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T18:57:53Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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