A Companhia de Jesus e o concílio de trento: aspectos pedagógicos da contra-reforma

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Fernanda
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2964
Resumo: O propósito do concílio tridentino, no século XVI, foi reafirmar as doutrinas tradicionais e reorganizar o predomínio católico contra o avanço do protestantismo. Nesse contexto histórico surgiu a Companhia de Jesus, tendo grande destaque na Contra-Reforma. Este artigo pretende mostrar como projeto missionário e educativo jesuítico assumiu grande relevância entre os séculos XV e XVII, a partir da expansão de uma rede educativa religiosa. A Companhia desenvolveu também uma consciência nova em relação ao valor da educação. Assim, o objetivo principal deste artigo é mostrar a importância do colégio jesuíta como uma instituição global e abrangente, atentando na formação moral, espiritual e religiosa do estudante, a partir das decisões do concílio tridentino. Partindo do estudo da Ratio Studiorum, e dos planos de ensino propostos, procura-se analisar as principais modificações trazidas pela Contra-Reforma. O colégio foi o lugar escolhido para se ensinar formas concretas de moldagem de comportamentos que permitiram a aquisição detodo um acúmulo de saberes.
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