Educação e Fenomenologia: a percepção de adolescentes acerca do bullying na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14087 |
Resumo: | O presente artigo tem como propósito descrever as narrativas de adolescentes acerca da percepção do fenômeno bullying na escola, aproximando a perspectiva filosófica da fenomenologia de Merleau-Ponty com o campo educacional. A importância dessa investigação está em valorizar a percepção de cada investigado sobre o fenômeno bullying e suas implicações sobre o mundo vivido, considerando à sua existência, suas relações consigo mesmo, com o outro e com o meio. Concluiu-se com a pesquisa que os adolescentes percebem o bullying como um problema muito ruim que gera dor e sofrimento. Os adolescentes se veem sós quando passam pela situação de bullying. Explicitaram a necessidade de formar grupos de amigos para que possam se ajudar e, dessa maneira, criar uma rede de proteção e reação contra o fenômeno do bullying. |
id |
UFS-3_9076ef7d9c491a1185bff00da04a5165 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/14087 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação e Fenomenologia: a percepção de adolescentes acerca do bullying na escolaAdolescente. Bullying. Educação. Fenomenologia.O presente artigo tem como propósito descrever as narrativas de adolescentes acerca da percepção do fenômeno bullying na escola, aproximando a perspectiva filosófica da fenomenologia de Merleau-Ponty com o campo educacional. A importância dessa investigação está em valorizar a percepção de cada investigado sobre o fenômeno bullying e suas implicações sobre o mundo vivido, considerando à sua existência, suas relações consigo mesmo, com o outro e com o meio. Concluiu-se com a pesquisa que os adolescentes percebem o bullying como um problema muito ruim que gera dor e sofrimento. Os adolescentes se veem sós quando passam pela situação de bullying. Explicitaram a necessidade de formar grupos de amigos para que possam se ajudar e, dessa maneira, criar uma rede de proteção e reação contra o fenômeno do bullying.Revista Tempos e Espaços em Educação2020-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1408710.20952/revtee.v13i32.14087Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-22Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-22Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-22Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-222358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14087/10756Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeopoldino, Elcio Rezek Santos, Luiz Anselmo Menezes Caminha, Iraquitan Oliveira 2022-02-13T19:01:58Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/14087Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T19:01:58Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação e Fenomenologia: a percepção de adolescentes acerca do bullying na escola |
title |
Educação e Fenomenologia: a percepção de adolescentes acerca do bullying na escola |
spellingShingle |
Educação e Fenomenologia: a percepção de adolescentes acerca do bullying na escola Leopoldino, Elcio Rezek Adolescente. Bullying. Educação. Fenomenologia. |
title_short |
Educação e Fenomenologia: a percepção de adolescentes acerca do bullying na escola |
title_full |
Educação e Fenomenologia: a percepção de adolescentes acerca do bullying na escola |
title_fullStr |
Educação e Fenomenologia: a percepção de adolescentes acerca do bullying na escola |
title_full_unstemmed |
Educação e Fenomenologia: a percepção de adolescentes acerca do bullying na escola |
title_sort |
Educação e Fenomenologia: a percepção de adolescentes acerca do bullying na escola |
author |
Leopoldino, Elcio Rezek |
author_facet |
Leopoldino, Elcio Rezek Santos, Luiz Anselmo Menezes Caminha, Iraquitan Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Luiz Anselmo Menezes Caminha, Iraquitan Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leopoldino, Elcio Rezek Santos, Luiz Anselmo Menezes Caminha, Iraquitan Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adolescente. Bullying. Educação. Fenomenologia. |
topic |
Adolescente. Bullying. Educação. Fenomenologia. |
description |
O presente artigo tem como propósito descrever as narrativas de adolescentes acerca da percepção do fenômeno bullying na escola, aproximando a perspectiva filosófica da fenomenologia de Merleau-Ponty com o campo educacional. A importância dessa investigação está em valorizar a percepção de cada investigado sobre o fenômeno bullying e suas implicações sobre o mundo vivido, considerando à sua existência, suas relações consigo mesmo, com o outro e com o meio. Concluiu-se com a pesquisa que os adolescentes percebem o bullying como um problema muito ruim que gera dor e sofrimento. Os adolescentes se veem sós quando passam pela situação de bullying. Explicitaram a necessidade de formar grupos de amigos para que possam se ajudar e, dessa maneira, criar uma rede de proteção e reação contra o fenômeno do bullying. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14087 10.20952/revtee.v13i32.14087 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14087 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v13i32.14087 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14087/10756 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-22 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-22 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-22 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-22 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875183260991488 |