Educação e Fenomenologia: a percepção de adolescentes acerca do bullying na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leopoldino, Elcio Rezek
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos, Luiz Anselmo Menezes, Caminha, Iraquitan Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14087
Resumo: O presente artigo tem como propósito descrever as narrativas de adolescentes acerca da percepção do fenômeno bullying na escola, aproximando a perspectiva filosófica da fenomenologia de Merleau-Ponty com o campo educacional. A importância dessa investigação está em valorizar a percepção de cada investigado sobre o fenômeno bullying e suas implicações sobre o mundo vivido, considerando à sua existência, suas relações consigo mesmo, com o outro e com o meio. Concluiu-se com a pesquisa que os adolescentes percebem o bullying como um  problema muito ruim que gera dor e sofrimento. Os adolescentes se veem sós quando passam pela situação de bullying. Explicitaram a necessidade de formar grupos de amigos para que possam se ajudar e, dessa maneira, criar uma rede de proteção e reação contra o fenômeno do bullying.
id UFS-3_9076ef7d9c491a1185bff00da04a5165
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/14087
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Educação e Fenomenologia: a percepção de adolescentes acerca do bullying na escolaAdolescente. Bullying. Educação. Fenomenologia.O presente artigo tem como propósito descrever as narrativas de adolescentes acerca da percepção do fenômeno bullying na escola, aproximando a perspectiva filosófica da fenomenologia de Merleau-Ponty com o campo educacional. A importância dessa investigação está em valorizar a percepção de cada investigado sobre o fenômeno bullying e suas implicações sobre o mundo vivido, considerando à sua existência, suas relações consigo mesmo, com o outro e com o meio. Concluiu-se com a pesquisa que os adolescentes percebem o bullying como um  problema muito ruim que gera dor e sofrimento. Os adolescentes se veem sós quando passam pela situação de bullying. Explicitaram a necessidade de formar grupos de amigos para que possam se ajudar e, dessa maneira, criar uma rede de proteção e reação contra o fenômeno do bullying.Revista Tempos e Espaços em Educação2020-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1408710.20952/revtee.v13i32.14087Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-22Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-22Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-22Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-222358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14087/10756Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeopoldino, Elcio Rezek Santos, Luiz Anselmo Menezes Caminha, Iraquitan Oliveira 2022-02-13T19:01:58Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/14087Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T19:01:58Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação e Fenomenologia: a percepção de adolescentes acerca do bullying na escola
title Educação e Fenomenologia: a percepção de adolescentes acerca do bullying na escola
spellingShingle Educação e Fenomenologia: a percepção de adolescentes acerca do bullying na escola
Leopoldino, Elcio Rezek
Adolescente. Bullying. Educação. Fenomenologia.
title_short Educação e Fenomenologia: a percepção de adolescentes acerca do bullying na escola
title_full Educação e Fenomenologia: a percepção de adolescentes acerca do bullying na escola
title_fullStr Educação e Fenomenologia: a percepção de adolescentes acerca do bullying na escola
title_full_unstemmed Educação e Fenomenologia: a percepção de adolescentes acerca do bullying na escola
title_sort Educação e Fenomenologia: a percepção de adolescentes acerca do bullying na escola
author Leopoldino, Elcio Rezek
author_facet Leopoldino, Elcio Rezek
Santos, Luiz Anselmo Menezes
Caminha, Iraquitan Oliveira
author_role author
author2 Santos, Luiz Anselmo Menezes
Caminha, Iraquitan Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leopoldino, Elcio Rezek
Santos, Luiz Anselmo Menezes
Caminha, Iraquitan Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescente. Bullying. Educação. Fenomenologia.
topic Adolescente. Bullying. Educação. Fenomenologia.
description O presente artigo tem como propósito descrever as narrativas de adolescentes acerca da percepção do fenômeno bullying na escola, aproximando a perspectiva filosófica da fenomenologia de Merleau-Ponty com o campo educacional. A importância dessa investigação está em valorizar a percepção de cada investigado sobre o fenômeno bullying e suas implicações sobre o mundo vivido, considerando à sua existência, suas relações consigo mesmo, com o outro e com o meio. Concluiu-se com a pesquisa que os adolescentes percebem o bullying como um  problema muito ruim que gera dor e sofrimento. Os adolescentes se veem sós quando passam pela situação de bullying. Explicitaram a necessidade de formar grupos de amigos para que possam se ajudar e, dessa maneira, criar uma rede de proteção e reação contra o fenômeno do bullying.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14087
10.20952/revtee.v13i32.14087
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14087
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v13i32.14087
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14087/10756
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-22
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-22
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-22
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-22
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875183260991488