Reflexos da Dromocracia Cibercultural na Educação Contemporânea
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2268 |
Resumo: | Este texto faz algumas reflexões acerca da educação na contemporaneidade no contexto da dromocracia cibercultural, conforme apresentada por Eugênio Trivinho em seu livro“a dromocracia Cibercultural: lógica da vida humana na civilização mediática avançada” (2007). O objetivo é analisar como se dá a abrangência da velocidade cibertecnológica no campo educacional a partir da discussão levantada por Trivinho (2007) quando afirma ser a velocidade um fenômeno social, violento e paradigmático da cibercultura. segundo o autor, neste contexto de violência dromocrática, o indivíduo passa a ser classificado como “dromoapto” ou “dromoinapto”, isto é, os que são e os que não são capazes de se adaptarem à velocidade e às práticas da cultura digital, respectivamente. neste sentido, este artigo visa chamar a atenção para os reflexos dessa dromocracia cibercultural para a escola, para os professores e para o sistema educacional. |
id |
UFS-3_91dc2dce5260cb3c908d169f63aba99f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2268 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexos da Dromocracia Cibercultural na Educação ContemporâneaEste texto faz algumas reflexões acerca da educação na contemporaneidade no contexto da dromocracia cibercultural, conforme apresentada por Eugênio Trivinho em seu livro“a dromocracia Cibercultural: lógica da vida humana na civilização mediática avançada” (2007). O objetivo é analisar como se dá a abrangência da velocidade cibertecnológica no campo educacional a partir da discussão levantada por Trivinho (2007) quando afirma ser a velocidade um fenômeno social, violento e paradigmático da cibercultura. segundo o autor, neste contexto de violência dromocrática, o indivíduo passa a ser classificado como “dromoapto” ou “dromoinapto”, isto é, os que são e os que não são capazes de se adaptarem à velocidade e às práticas da cultura digital, respectivamente. neste sentido, este artigo visa chamar a atenção para os reflexos dessa dromocracia cibercultural para a escola, para os professores e para o sistema educacional.Revista Tempos e Espaços em Educação2022-03-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/226810.20952/revtee.v0i0.2268Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 4 Núm. 9 (2012): Julho-DezembroRevista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 4 No 9 (2012): Julho-DezembroRevista Tempos e Espaços em Educação; v. 4 n. 9 (2012): Julho-DezembroRevista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 4 No. 9 (2012): Julho-Dezembro2358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2268/1939Schneider, Henrique Noude Carvalho, Ártemis Barretode Melo, Daniele SantanaSantos, Elissandra SilvaPereira, Max Augusto Francoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-04T21:58:41Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2268Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-03-04T21:58:41Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexos da Dromocracia Cibercultural na Educação Contemporânea |
title |
Reflexos da Dromocracia Cibercultural na Educação Contemporânea |
spellingShingle |
Reflexos da Dromocracia Cibercultural na Educação Contemporânea Schneider, Henrique Nou |
title_short |
Reflexos da Dromocracia Cibercultural na Educação Contemporânea |
title_full |
Reflexos da Dromocracia Cibercultural na Educação Contemporânea |
title_fullStr |
Reflexos da Dromocracia Cibercultural na Educação Contemporânea |
title_full_unstemmed |
Reflexos da Dromocracia Cibercultural na Educação Contemporânea |
title_sort |
Reflexos da Dromocracia Cibercultural na Educação Contemporânea |
author |
Schneider, Henrique Nou |
author_facet |
Schneider, Henrique Nou de Carvalho, Ártemis Barreto de Melo, Daniele Santana Santos, Elissandra Silva Pereira, Max Augusto Franco |
author_role |
author |
author2 |
de Carvalho, Ártemis Barreto de Melo, Daniele Santana Santos, Elissandra Silva Pereira, Max Augusto Franco |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schneider, Henrique Nou de Carvalho, Ártemis Barreto de Melo, Daniele Santana Santos, Elissandra Silva Pereira, Max Augusto Franco |
description |
Este texto faz algumas reflexões acerca da educação na contemporaneidade no contexto da dromocracia cibercultural, conforme apresentada por Eugênio Trivinho em seu livro“a dromocracia Cibercultural: lógica da vida humana na civilização mediática avançada” (2007). O objetivo é analisar como se dá a abrangência da velocidade cibertecnológica no campo educacional a partir da discussão levantada por Trivinho (2007) quando afirma ser a velocidade um fenômeno social, violento e paradigmático da cibercultura. segundo o autor, neste contexto de violência dromocrática, o indivíduo passa a ser classificado como “dromoapto” ou “dromoinapto”, isto é, os que são e os que não são capazes de se adaptarem à velocidade e às práticas da cultura digital, respectivamente. neste sentido, este artigo visa chamar a atenção para os reflexos dessa dromocracia cibercultural para a escola, para os professores e para o sistema educacional. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2268 10.20952/revtee.v0i0.2268 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2268 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v0i0.2268 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2268/1939 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 4 Núm. 9 (2012): Julho-Dezembro Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 4 No 9 (2012): Julho-Dezembro Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 4 n. 9 (2012): Julho-Dezembro Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 4 No. 9 (2012): Julho-Dezembro 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875180594462720 |